Vendendo pelo mercado livre

Você tem interesse me aprender a vender pelo Mercado Livre e anunciar seus produtos para ganhar dinheiro na internet.

Se você já vende, mas está insatisfeito com o desempenho do seu negócio, neste artigo você vai entender e aprender como melhorar as suas vendas e aumentar os seus lucros no Mercado Livre.

Se você ainda não tem um perfil no Mercado Livre, a partir desse artigo você poderá criar o seu perfil e começar a vender com sucesso na platforma.

Mas, além de aprender a vender, também iremos falar sobre como você pode anunciar no Mercado Livre e aumentar ainda mais os seus resultados.

Vendendo pelo Mercado Livre

Como a principal plataforma de compra e venda do seu tipo no país, o Mercado Livre é um canal de vendas muito importante para quem quer começar a fazer as suas primeiras vendas online.

Seu funcionamento se assemelha a um e-commerce, porém, várias empresas e pessoas físicas podem anunciar e vender produtos novos e usados no site.

Infelizmente, devido ao aumento da concorrência, não basta apenas fazer o seu cadastro e o dos produtos e esperar as vendas. Na verdade você precisará destacar o seu anúncio da concorrência.

Como uma vantagem adicional de vender no Mercado Livre, você pode trabalhar de casa e sem grandes complicações.

Posicione o seu produto corretamente

Quando falamos em anúncios, estamos falando sobre estratégias de vendas voltadas a pessoas e, por isso, precisamos procurar criar impacto nos potenciais clientes para aumentar a propensão à compra.

Por exemplo, quando uma empresa anuncia produtos de beleza, ela tende a utiliza modelos para dar a impressão de que o produto torna o usuário mais bonito e jovem. Essa é uma estratégia antiga, mas ainda muito utilizada e que dá resultados.

Assim, essa é uma boa estratégia de posicionamento que pode ser aplicada no Mercado Livre. Tente impactar o visitante e irá aumentar as suas vendas.

Logo, inserir fotos em contextos cotidianos pode ser uma forma de destacar o seu produto dos demais.

Algumas pessoas publicam fotos sem nenhuma qualidade ou cuidado. Se você conseguir atrair o cliente com essa primeira impressão, seu produto tende a ser o mais desejado.

Crie um bom título para o seu produto

Quando alguém pesquisa por algum produto no Mercado Livre, eletende a digitar as palavras mais comuns daquele produto.  “Videogame” “playstation” “ps5” e “xbox” são pesquisas comuns na área de consoles e games.

Assim, quando você criar um título, inclua alguma das palavras-chave mais pesquisadas e consiga, com poucas palavras chamar a atenção dos clientes.

Evite qualquer tipo de palavras desnecessárias no título. Chame a atenção com relevância ao escrever apenas o indispensável.

Informações adicionais devem ser colocadas apenas na descrição, de forma que seu anúncio seja mais facilmente encontrado.

Você também pode procurar os anúncios dos concorrentes e verificar aqueles que vendem melhor e assim saber quais títulos e técnicas eles aplicam. Assim você poderá se destacar também.

 

E-Book Grátis

 

Cuidados com as imagens do produto

As fotos que você usa no anúncio são muito importantes para o sucesso do seu negócio. A principal razão para isso é que um cliente pode escolher um produto com base na imagem que ele apresenta.

Por isso, suas fotos devem ter muita qualidade, com destaque especial aos pontos fortes do produto. O fundo deve ser de preferência neutro ou que dê contraste com o produto.

Fotos embaçadas, feitas sem qualquer capricho causam uma má impressão e podem afastar potenciais compradores. Também evite fotos de propriedade alheia para não violar direitos autorais.

Também tenha cuidado para que a foto exibida reflita o produto que o cliente irá receber. Um produto que não venha de acordo com as especificações pode ser muito prejudicial para o seu negócio.

O pulo do gato é faça as suas fotos, seja profissional ou o mais próximo disso, mostre ao cliente o que ele vai receber e assim você não terá problemas.

Descreva seu produto com detalhes

Se o seu título e a sua imagem capturaram a atenção do seu cliente, você deve convencê-lo de que a melhor escolha é a sua.

Para isso você deve ter uma descrição detalhada do produto. Nessa etapa, você deve focar a sua atenção em tornar o seu texto mais simples de ler e convencer.

Além das informações básicas do produto, que você pode usar tanto imagens quanto texto para descrever, você também pode acrescentar algumas sensações que o cliente pode vir a ter com o produto. Assim você pode capturar a atenção dele.

Descrever uma situação em que o seu produto seja indispensável pode fazer o cliente pensar nisso e se convencer a comprar.

Depois de terminado, leia e revise seu texto, pensando como o seu cliente, e faça as devias correções. O importante nesse passo é sanar as dúvidas com uma boa descrição e satisfazer a necessidade do cliente.

Atenção ao preço

Nessa etapa você deve escolher o preço que vai vender o produto. Para iss, uma boa ideia é ver os preços praticados pela concorrência.

Faça uma análise financeira e de custos e verifique a possibilidade de oferecer um preço mais baixo do que o de seus concorrentes. Considere a possibilidade de reduzir a sua margem, caso possível.

Com um preço mais baixo, você pode capturar mais clientes e, assim, ganhar por volume de vendas.

Você também pode fazer promoções no valor do frete ou parcelamento, oferecer combos e kits e, assim, ter mais um diferencial em relação aos seus competidores.

Pesquisa de mercado

Para começar qualquer projeto de negócio na internet, e nesse caso o Mercado Livre não é exceção, você deve conhecer o seu mercado.

Entenda as questões mais relevantes do ramo para que as suas chances de sucesso sejam maiores. Tenha uma persona, saiba seus desejos e suas dores, busque os melhores fornecedores, preços e faça uma análise de custos detalhada.

Por fim analise e estude a concorrência, calcule suas margens e capacidade de negociação. Veja o quanto pode oferecer a mais para se destacar.

Sabendo tudo isso, as suas chances de sucesso são muito maiores.

Atendimento profissional e humano

Como em qualquer e-commerce, não basta apenas anunciar e vender, você também deve atender bem os seus clientes, tanto no pré-venda, quanto no pós-venda.

Isso aumenta as chances do cliente indicar você a um amigo e também de voltar a comprar com você. Além disso, as avaliações positivas no site são relevantes na hora da escolha do vendedor mais confiável.

Então, não se esqueça de continuar a fornecer suporte após a compra e esteja à disposição do cliente para eventuais necessidades.

Você também pode, através do atedimento cordial e simpático, conhecer as necessidades dos clientes e conhecer as principais dúvidas, de forma que possa facilitar futuros contatos.

Mantenha a sua reputação

Uma informação muito importante para os compradores no Mercado Livre é a reputação que uma loja ou vendedor possui. Isso influencia muito nas vendas de produtos na plataforma.

Você deve ficar atento ao tempo de postagem do produto, ao seu volume de vendas e às reclamações de clientes para manter uma boa reputação no site. Por isso esteja sempre atento ao que pode fazer para melhorar.

Para que você tenha uma boa imagem diante dos clientes, o Mercado Livre exige que você ofereça suporte para trocas e cancelamento de vendas, responda rapidamente demandas dos clientes e se prontifique a resolver tudo o mais rápido possível.

Se você conseguir ser melhor do que a concorrência nisso, mantendo a humanidade, gentileza e atenção, sua reputação tende a crescer e, com isso, também as suas vendas.

Tenha uma oferta competitiva

Vender no Mercado Livre é importante para negócios que estão iniciando, e, para ter sucesso no site, você precisa ter uma oferta capaz de atrair cliente para ter sucesso.

Como existem muitos produtos e concorrentes nos mercados disponíveis no site, os clientes tendem a ignorar os assuntos menos interessantes, e esse pode ser o seu caso.

Quando falamos em oferta não queremos falar apenas de preço mas sim de ter um preço competitivo para um bom produto.

Se você conseguir aliar preço e qualidade do produto, você terá uma boa oferta e, assim, conseguirá atrair mais clientes.

Aumente o alcance de seus anúncios

Você pode investir em publicidade para impulsionar as suas vendas. Muitas lojas já usam a publicidade do Mercado Livre para aumentar as vendas com sucesso.

Com o Mercado Livre Publicidade você trabalha em 3 tipos de anúncios:

  • Text ads
  • Product Ads
  • Display

O text ads destaca links de texto nas páginas de busca do site, semelhante ao Google Adwords.

O product ads cobra por cliques e destaca links de texto, preço, título e imagem do produto anunciado no site.

Com o display, você expõe ofertas por meio de banners, aparecendo na página inicial e em páginas customizadas do Mercado Livre.

Você precisa saber se há margem de lucro para investir em publicidade no Mercado Livre, de modo que saiba se vale a pena usar a ferramenta.

Você também pode usar ferramentas de publicidade externas para levar tráfego ao seu anúncio, por exemplo, Facebook Ads e Google Ads.

Se quiser atingir um público que se encontra no Facebook, a ferramenta de publicidade da plataforma é uma boa opção. Você poderá criar vários anúncios de acordo com o objetivo da sua campanha.

Com o Google Ads você poderá atingir a todos os usuários que buscam sobre o seu produto na plataforma através da rede de pesquisa.

Você poderá anunciar também na rede de display, onde poderá usar banners ou vídeos para anunciar seu produto.

Conclusão

A performance das suas vendas no Mercado Livre depende dos fatores descritos acima. Quando você consegue otimizar todos os pontos descritos nesse post você consegue ter muito mais sucesso.

Se ainda assim, você não tem sucesso com as suas vendas, você deve buscar identificar e analisar os erros que está cometendo e observando o que a concorrência está fazendo, de forma que possa testar o que funciona melhor para você.

O Mercado Livre é uma plataforma muito boa para quem está começando ou para quem já tem um negócio e deseja atingir uma audiência já consolidada.

Assim, você poderá explorar o potencial de mercado que a plataforma oferece e assim conseguir muito maos resultados positivos.

E, se você ainda assim está com dificuldades de atingir sucesso com essa estratégia, você pode procurar alguma agência de marketing digital como a Gauss Marketing Digital para que consiga desenvolver soluções que ajudem o seu negócio.

Caso seja do seu interesse conhecer o que podemos oferecer para ajudar a escalar o seu negócio, clique no botão abaixo e fale com um de nossos consultores.

nossos consultores

Deixe um comentário