Vendas no Instagram: Como aumentar os seus resultados

Se você vende produtos pela internet, ou ainda não vende, mas deseja vender, saiba que existem muitas formas diferentes de fazer, inclusive utilizando as redes sociais, como o instagram.
Nesse post você vai descobrir como vender pelo instagram e, se você já vende através dessa poderosa rede social, siga as dicas desse post para aumentar os seus resultados e vender mais.
Você também pode vender pelo instagram!

Se você nunca parou para pensar nas redes sociais, especialmente o Instagram como um local potencial para fazer as suas vendas, então deveria.
Não somente o Instagram, mas o Facebook e o Whatsapp também são excelentes formas de vender e que estão rendendo muito para quem sabe como usar.
Isso porque usando qualquer dessas redes você será capaz de atrair, engajar e converter muitos clientes, aumentando as suas vendas com ações de marketing.
O Instagram, porém, ainda está sendo subexplorado, o que permite a você ser mais bem sucedido entrando mais cedo. Visando mudar esse cenário, a plataforma lançou diversas novas ferramentas para auxiliar aqueles que desejam vender online.
Isso não só pode potencializar as suas vendas, caso você já venda pela internet e ainda pode representar uma oportunidade imperdível para você.

Segundo uma pesquisa da Locowise, 75% dos usuários do Instagram já relizaram algum tipo de ação a partir de um anúncio ou publicação.
Além disso, segundo a mesma pesquisa, metade dos usuários da rede social seguem algum tipo de negócio e 60% deles aprenderam sobre algum produto na plataforma.
Olhando todos esses dados, fica fácil entender que, vender pelo instagram é uma boa alternativa para o seu negócio.
Vamos a algumas dicas de como começar e para quem já está dentro, aumentar as suas vendas na rede social.

EBOOK GRÁTIS

Como começar a vender pelo Instagram

1. Crie e seu perfil comercial
A primeira coisa que você deve fazer para começar a vender no Instagram é criar o seu perfil comercial. Isso porque o perfil comercial tem acesso as melhores ferramentas para empresa.
Outro motivo para que você prefira um perfil comercial é que, você não deve usar o seu perfil pessoal para vender os produtos da sua empresa, além de não ser tão prático, por misturr aspectos pessoais com os da empresa também transmite falta de profissionalismo.
A conta comercial oferece recursos como a análise de dados, impulsionamento, metricas e a possibilidade de inserir links nos stories.

2. A descrição do seu negócio (Biografia)
A sua Biografia no Instagram é a descrição para os seus clientes daquilo que você faz e como pode
ajudá-los. Por isso ela não só é muito importante mas você deve dar atenção especial para descrever o seu negócio da melhor maneira possivel.

Além de transmitir autoridade no seu ramo, a sua descrição deve ser percebida pelo seu cliente como uma apresentação do seu negócio, de modo a fazê-los decidir de forma mais rápida se seguem ou não a sua página.
Sugerimos não deixar de incluir também aspectos como o seu grande diferencial competitivo, o que te separa da concorrência, o seu segmento e links de contato, seja Whatsapp ou seu site.

Sua foto de perfil
Sua foto de perfil deve OBRIGATORIAMENTE fazer referência à sua empresa. Caso seja um negócio de fato, inclua seu logotipo, caso você seja um profissional liberal, ou trabalhe por si, inclua a sua foto mais profissional, para manter o status de autoridade no seu ramo de atuação

Dica: não se esqueça do link da sua loja
A Bio do Instagram te permite adicionar um link clicável. Portanto, é muito importante e recomendado que você adicione o link para o site do seu negócio ou para o seu e-commerce.
Também recomendamos que nas suas postagens você inclua uma CTA (Call to Action ou Chamada para Ação) que convoque as pessoas para clicarem em sua BIO. É muito comum para usuários d plataforma esse tipo de chamada. Geralmente ela é incluída como ‘Link na BIO’.

3. Crie a sua loja com o Instagram Shopping
Como falamos anteriormente, o Instagram, na tentativa de permitir a realização de mais negócios dentro da plataforma e incentivar a criação de mais perfis e vendas, tem oferecido novas ferramentas para empreendedores que desejam vender pela rede.
Uma dessas ferramentas e, talvez a mais interessante, é o Instagram Shopping, onde você tem a possibilidade de cadastrar os seus produtos e vender diretamente pelo Instagram.
Isso não só facilita para você, mas também para o seu cliente, já que terá um percurso menor para realizar a venda sem burocracias e dificuldades.
Para fazer isso, você precisa apenas de cadastrar os seus produtos no Marketplace do Facebook e fazer a marcação correta nos seus posts.

4. O que vender pelo Instagram

Se você está aqui aprendendo a como vender pelo Instagram mas não tem nenhum produto para vender ou nem mesmo sabe o que vender, entenda que você não é o único.
Na verdade, essa é uma das dúvidas mais comuns na hora de empreender. Porém se você não tem ideia nenhum do que fazer, primeiro tem que começar com uma base, o que você sabe vender?
Sabendo o que você sabe vender, você tem um ou mais segmentos que pode seguir. Assim poderá definir quais serão os produtos que você pode vender melhor.
Na verdade, não há ninguém melhor do que você mesmo para dizer o que você sabe fazer e faz de melhor. Por isso, você deve se concentrar naquilo que te atrai, principalmente porque, vender algo que você não gosta é muito mais difícil.
É claro que existem vários nichos que são campeões de vendas e você pode escolhar algum deles. Iremos colocar alguns exemplos destes ramos aqui:
• Produtos de casa e decoração
• Eletrodomésticos
• Alimentos
• Cosméticos e perfumaria
• Produtos eletrônicos e celulares
• Moda e vestuário
• Livros e apostilas
• Produtos relacionados à Saúde em geral
Você pode selecionar algum desses nichos e procurar um que te atrai mais e começar a vender ou mesmo procurar algum nicho próprio fora dessa lista.

5. Saiba como oferecer os produtos para o seu público

A chave para atrair mais audiência é a produção regular de conteúdo. A produção de conteúdo vai manter os seus clientes ligados com a sua marca.Uma boa ideia é usar alguns videos curtos respondendo dúvidas dos seus seguidores nos stories. Você também poderá se utilizar desse recurso para uma conexão mais forte com as necessidades do seu público

Use também fotos e imagens com mensagens que agreguem valor ao seu público, convidando os seus seguidores a realizarem alguma ação específica. Use o CTA como uma ferramenta que fará a diferença no processo de vendas.
Por ser uma rede social focada em elementos visuais, procure publicar imagens belas, reconfortantes e chamativas. Não se esqueça de procurar manter a interação com o seu público.

Também evite ser sério demais, o Instagram é uma rede social mais despojada, portanto, verifique a sua linguagem. Não seja, porém, informal demais, ou pode ser contraprodutivo.

6. Use o Stories para reforçar as suas vendas

O Stories se tornou uma verdadeira febre. Tendo mais de 300 milhões de usuários e aumentando rapidamente esse recurso vem sendo utilizado por cada vez mais empresas como estratégia para aumentar as vendas.Segundo uma pesquisa do portal O GLOBO, de 3 a 15% das vendas acontecem após a divulgação via instagram.
Atenção a essas duas dicas para melhorar o seu desempenho:
Evite fazer stories demais
Abusar dos stories pode ser um tiro no pé. Isso porque além de dificultar ao seu cliente ver o stories que você deseja, principalmente quando você publica muita coisa, a barra de rolagem pode travar, fazendo seus clientes simplesmente pularem os seus stories.
Portanto, as publicações mais relevantes devem vir primeiro e evite videos muito longos.
Sorteios
Você já deve ter ouvido falar ou visto algum sorteio promovido por alguma empresa ou marca, certo?

Bem, o objetivo desses sorteios é gerar engajamento, aumentando o alcance da marca e atraindo mais potenciais consumidores.
Portanto, realizar sorteios pode ser uma boa forma de melhorar o alcance do seu negócio e de sua marca.

7. Use Mensagens por Direct
O direct não serve apenas para conversar com os seus clientes, mas também permite o envio de links. Assim, você pode adicionalmente criar e enviar links de pagamento para eventuais clientes relativos aos produtos desejados.
Com essa dica você reduz o tempo que o seu cliente leva para comprar o que pode aumentar o nível das suas conversões.

8. Hashtags
As hashtags talvez sejam o símbolo mais conhecido nas redes sociais. Por serem uma ferramenta primordial para o seu alcance nas redes sociais, também se torna uma ferramenta imprescindível para quem deseja vender no Instagram.
Sempre utilize nas hashtags palavras que sejam relacionadas ao seu segmento, de forma a atrair interessados. Pesquise as hashtags mais utilizadas no seu ramo e insira nas suas publicações. Isso gerará engajamento e fará novos usuários chegarem ao seu perfil.

Se o seu perfil já segue as dicas que falamos aqui, com o link do produto, fotos de qualidade e um feed interessante, o seu cliente tende a ser fisgado mais facilmente. A coerência nesse caso também é importante. Por exemplo, você não pode vender cachorros e ter apenas fotos de gatos em seu perfil.

Se o seu perfil já segue as dicas que falamos aqui, com o link do produto, fotos de qualidade e um feed interessante, o seu cliente tende a ser fisgado mais facilmente. A coerência nesse caso também é importante. Por exemplo, você não pode vender cachorros e ter apenas fotos de gatos em seu perfil.

Com o engajamento com o seu público crescendo, você perceberá um aumento gradual nos comentários e curtidas em suas publicações.
Apesar do Instagram aceitar até 30 hashtags por postagem, recomendamos colocar no máximo 5 na legenda do post. E não se esqueça: Hashtags usadas de forma indevida são bloqueadas.

9. Ofertas e descontos para seguidores

De acordo com um estudo da Iconosquare, 41% dos usuários que são seguidores de negócios no Instagram estão interessados em promoções, brindes e descontos.

Mais um dados revelado pelo estudo é o de que até 70% dos usuários já participaram de algum tipo de concurso realizado no site por alguma empresa.

Embora saber a primeira informação seja desanimador, é preciso compreender. Sendo uma rede social com uma grande capacidade de geração e atração de leads, o Instagram pode atrair muitos clientes de diferentes tipos. Portanto, dedique os seus conteúdos a atingir o resultado que deseja.

A criação de publicações com descontos e promoções para seguidores, assim como a oferta de brindes e bônus para compras realizadas através da rede social ou pelo link na rede social é uma forma de engajar os seus seguidores e clientes mantendo a sua relevância.

10. Use influenciadores para vender mais pelo Instagram

A capacidade que algumas pessoas tem de influenciar e formar a opinião do público já é fato conhecido. Pensando nisso, empresas de todos os ramos lançam mão de parcerias com celebridades visando associar a marca com elas. Isso transmite autoridade e ajuda a fortalecer a marca.

Apesar dessa estratégia ser utilizada desde os primórdios do marketing, atualmente o chamado marketing de influência se tornou ferramenta imprescindível

Como com o passar do tempo o público tem perdido a confiança em alguns meios de publicidade tradicional, com grandes estrelas da TV, esse marketing de influência tem apostado em formadores de opinião focados em nichos de mercado. Aqui entram os Youtubers e Instagramers.
Logo, é uma boa alternativa buscar influenciadores do seu segmento e que possam promover a sua marca e o seu negócio. Uma parceria para estimular as suas vendas. Muitas vezes um simples post falando bem do seu produto pode alavancar sobremaneira as suas vendas.

11. Anuncie no Instagram

Uma das ferramentas mais importantes para alavancar o seu negócio no Instagram não iria deixar de ser mencionada em nossas dicas. Especialmente se você deseja divulgar algum produto no Instagram.

A partir do Instagram Ads você pode anunciar seus posts patrocinados como fotos ou carrosel de imagens e vídeos. Isso é muito importante se o seu objetivo for educar seus seguidores sobre os produtos e serviços que você oferece.

E, assim como campanhas do Google Ads e Facebook Ads, anúncios na rede social são impulsionados e ganham visibilidade mais rapidamente.
Essa ferramenta sem dúvida também é um componente poderoso em qualquer estratégia para aumentar as suas vendas no Instagram.

E, caso você deseje saber mais sobre como podemos ajudá-lo a aumentar as suas vendas no Instagram ou qualquer outra rede social, você pode entrar em contato com um de nossos consultores,sem compromisso, e saber como podemos te ajudar a ganhar mais dinheiro, ou se quiser se aprofundar no assunto baixe nosso Ebook grátis Instagram sem mistérios.

Deixe um comentário