Tudo o que você precisa saber para ser um empreendedor digital

O que é um empreendedor digital? Muita gente tem tido interesse em seguir essa profissão nos últimos tempos, mas muitas dúvidas surgem.

O objetivo desse post é responder algumas dúvidas e ensinar você sobre como ser um empreendedor digital de sucesso.

Existem várias atividades que um empreendedor digital pode executar, sendo algumas delas muito mais lucrativas do que outras.

Como abrir um negócio se tornou o objetivo de muitas pessoas, especialmente nos tempos da pandemia, o empreendedorismo digital tem ganhado muita força.

Isso se deve a diversos fatores, como o fato de que um empreendedor digital não está limitado a uma localidade geográfica específica, como uma cidade, por exemplo.

Ao contrário, com o seu negócio, você pode atingir qualquer lugar do país e do mundo, desde que seja do seu interesse.

Além disso, pesa a favor a liberdade de poder trabalhar de qualquer lugar, precisando apenas de um computador com conexão à internet.

A flexibilidade de horários também é um fator importante, já que você pode trabalhar teoricamente a hora que quiser.

O fato de não ter qualquer tipo de barreira torna um negócio digital em uma oportunidade totalmente escalável.

O crescimento de negócios digitais vem registrando aumentos de dois dígitos por ano. Assim, você pode vender para um número cada vez maior de pessoas.

Tudo isso com um investimento que geralmente é muito baixo. Por exemplo, para criar um site, você só precisa de um domínio e a hospedagem, que algumas empresas oferecem por menos de R$ 20 por mês.

Porém, nem tudo é tão fácil assim. Ser um empreendedor digital envolve muitos compromissos com o seu negócio e você deve estar constantemente atento a isso.

Um estudo do mercado que você trabalha, concorrentes, método de trabalho e a busca por eficiência são tarefas que você deve desempenhar.

Estratégias eficientes de marketing para atrair clientes, as soluções que você oferecerá para se diferenciar no mercado, tudo isso é necessário para o seu sucesso.

Mas o que é ser um empreendedor digital?

Basicamente, um empreendedor digital é quem desenvolve um negócio totalmente digital, ou seja, que depende da internet para funcionar.

Existem muitos negócios digitais hoje e o número de diferentes ramos é enorme. Por isso, as oportunidades dessa área de empreendedorismo são também muito grandes.

Quando você desenvolve soluções, ou oferece produtos e serviços online, você se torna um empreendedor digital.

E-commerces, blogs, sites e canais de vídeo são as principais plataformas de negócios online atualmente.

Mesmo os Youtubers são na prática, empreendedores digitais, já que, alguns utilizam sua exposição para venderem produtos próprios ou de terceiros, ou divulgarem marcas por patrocínio.

Portanto, você pode ser até mesmo um empreendedor sem vender literalmente nada seu. Porém, se você pensa que não será necessário muito trabalho para ver isso acontecer, está enganado.

Um empreendedor digital deve saber como utilizar cada plataforma em que está ao seu favor, de forma a fortalecer o seu negócio.

Quais as vantagens em ser um empreendedor digital

Empreender é um assunto que costuma gerar uma grande quantidade de dúvidas, entre elas, quais seriam as vantagens de empreender pela internet.

Pondo a parte o que dissemos sobre o fato de não existirem barreiras de localidade, as vantagens de trabalhar de qualquer lugar com internet e a facilidade de escolher o seu horário de trabalho, ainda existem outras vantagens em empreender.

O fato de que muitas empresas estão migrando para a internet obriga consumidores a se acostumar com serviços virtuais.

Essa tendência poderá aumentar fortemente o crescimento da internet como um grande mercado mundial.

Além disso, há uma grande quantidade de pessoas que ainda estão começando a explorar a internet, tornando esses visitantes potenciais consumidores de negócios virtuais.

Ou seja, existe uma tendência clara de aumento do ambiente virtual e das empresas, tornando a nossa sociedade mais aberta aos negócios virtuais.

E, com uma atividade estritamente virtual, transações e negócios são feitos digitalmente e, portanto de forma mais rápida e simples.

A eliminação de muitos custos operacionais associados a empresas físicas também é muito reduzido. Elimina-se muitos gastos com pessoal, espaço físico, estoques e até a necessidade de encontros presenciais.

Não será necessária uma equipe de vendedores e atendentes para gerenciar a sua loja. Dependendo da demanda, seriam necessários alguns atendentes, mas tudo pode ser feito via chat ou videoconferência.

Você também não precisa manter um grande número de lojas, ou mesmo uma, já que todo o seu negócio vende pela internet seus produtos ou serviços.

No caso do marketing, você pode inclusive segmentar as suas campanhas para um público específico, aumentando a eficiência dos seus investimentos.

Se você atualmente trabalha em um emprego tradicional, com chefe, o empreendedorismo digital pode ser a solução. Sendo você mesmo o dono do seu negócio, você será o responsável pelas decisões da empresa, não precisando pedir autorização a ninguém para tomar as melhores decisões.

Como ser um empreendedor digital

Para ser um empreendedor, você precisa ter uma ideia de negócio, um modelo pelo qual o seu projeto irá seguir.

No caso de um empreendedor digital, é a mesma coisa, porém o seu negócio será baseado na internet.

Há várias formas de empreender pela internet, porém, vamos focar hoje em quatro formas de empreender, sendo que algumas são interdependentes. Vamos aos casos.

Desenvolva um produto próprio: Essa é uma maneira muito comum de criar um negócio. Basta que você tenha em mente um produto próprio que poderá atingir um mercado.

Ao contrário do que muita gente pensa, esse produto não precisa ser inovador ou muito diferente dos demais. Desde que você o posicione da melhor forma possível, você pode ter sucesso com qualquer produto.

O marketing digital faz muita diferença nessa hora, a Gauss Marketing Digital pode ajudar você a ter a melhor abordagem de marketing e vender com mais eficiência.

Os meios de venda que você pode criar para vender seu produto vão desde sites de e-commerce, as famosas lojas virtuais, blogs, sites, plataformas como o Mercado Livre e até a OLX.

Os produtos que você vende podem ser físicos, enviados por correio ou virtuais, como cursos, treinamentos e produções artísticas.

Uma coisa a ficar atento é o pós venda. Muitos clientes podem necessitar de suporte que você deve estar habilitado a dar. Caso contrário, um produto mal feito ou um atendimento ruim podem sujar a imagem da sua empresa.

A presença da sua empresa em redes sociais também deve ser muito bem administrada, já que são ferramentas que podem agregar muito ao seu negócio, se forem corretamente utilizadas.

Venda seus serviços: No caso de serviços, esses tendem a ser diferentes da venda de produtos, já que a prestação de serviços pode ser física, como acontecem com visitas técnicas, ou por meios digitais, no caso de softwares e suportes em geral.

Os meios de venda só não incluem uma loja virtual, a menos que você venda produtos também, o que torna a loja virtual uma adição interessante.

Caso seus serviços estejam estritamente associados aos produtos que você vende, você deve ter um bom suporte, com várias formas de contato.

Ter um site ou blog é vital para se comunicar com os seus clientes ou anunciar novidades. Utilizar redes sociais e perfis para anunciar seus serviços também é uma boa alternativa.

Venda produtos de terceiros: Os chamados afiliados, muito conhecidos na internet. Esse é um ramo muito explorado por ser muito grande e também ter grandes oportunidades.

No caso de um afiliado, você vende os produtos ou serviços fabricados ou executados por outras pessoas.

Geralmente, esses produtos são cursos, treinamentos, palestras e outros conteúdos informativos. Daí, o nome comum infoprodutos.

Esses produtos também podem ser físicos, já que existem diversas empresas que oferecem o serviço de referência, como a Americanas e o Magazine Luiza.

Você ganha uma comissão por produto vendido e essa comissão varia conforme o valor do produto e o rendimento pago pelo fabricante do produto ou da loja.

Algumas plataformas, como o Hotmart, Eduzz e Monetizze, oferecem o serviço de afiliados. Nelas você poderá escolher entre uma gama de produtos diferentes para você vender.

Existem milhares de produtos em segmentos e nichos diferentes à sua escolha. Fique atento, porém que o produto que você vender deve estar dentro da sua competência, já que você pode precisar de conhecimento para vende-lo.

Há varias formas de vender os produtos de terceiros e, além de ter um site ou blog onde você poderá inserir informações valiosas, ter uma lista de e-mails é uma ferramenta importante.

Isso porque uma lista de e-mails permite que você ofereça ao seu público uma série de conteúdos, incluindo conteúdos de vendas, aumentando as chances de vender para os seus visitantes.

Crie um canal de conteúdo: Como já falamos anteriormente, muitos empreendedores digitais atualmente trabalham apenas com a criação de conteúdo.

A partir de uma plataforma como um canal no Youtube, por exemplo, eles são capazes de atrair um grande número de espectadores e assim conseguir grandes somas em dinheiro.

Existem várias formas com as quais você pode conseguir dinheiro a partir de um canal no Youtube e, esse representa uma grande oportunidade para você.

Você pode usar um canal e promover um produto próprio, seja qual produto for, estando este destinado a um público compatível com o que visualiza seus conteúdos.

Você pode vender um produto de terceiros e, assim, conseguir dinheiro com as referências. Esse produto também deve ser compatível com o seu público.

Você pode ganhar dinheiro com patrocinadores. Se você tem um canal e possui um bom número de seguidores, você pode conseguir um bom dinheiro oferecendo o espaço do seu canal para anunciar uma empresa patrocinadora.

A Gauss Marketing Digital pode ajudar você a conseguir um patrocinador para o seu canal no Youtube, entre em contato para saber mais.

Outra forma de ganhar dinheiro com o seu canal é através dos anúncios do Youtube. Porém, esses anúncios só ficam disponíveis para canais com um bom número de inscritos.

Como começar o seu negócio

Para começar a empreender na internet, você precisa selecionar o segmento que você pretende trabalhar.

Dentro desse segmento, você deverá escolher um nicho para se focar. Nichos são mercados específicos dentro de um mercado maior e que podem estar pouco atendidos pelos produtos mais tradicionais do mercado.

Por exemplo, no segmento de emagrecimento, o ganho de massa muscular depois dos 60 anos pode ser um nicho pouco explorado.

Outra opção, no segmento de jardinagem, como criar uma horta no seu apartamento, esse é um nicho.

Você pode descobrir nichos diferentes em produtos oferecidos na internet. Para isso, basta se cadastrar em alguma plataforma de afiliados, lá você terá acesso a muitos produtos digitais que podem ajudar você a decidir o seu nicho.

A captação de clientes

Após escolher o seu nicho e o seu produto, você pode usar várias formas para captar clientes. Uma das mais comuns é criar um blog.

Com um blog você pode inserir conteúdos relevantes e cativar a sua audiência. Também é possível captar os endereços de e-mail de interessados para vender mais.

Na prática, essa é a parte mais árdua do processo, já que você terá bastante trabalho na criação e no fortalecimento do seu negócio.

Quando eu começo a ganhar dinheiro?

Na verdade, grande parte das pessoas pensa que ganhar dinheiro na internet é fácil. Também existem muitos produtos que são vendidos como soluções milagrosas prometendo dinheiro fácil.

Não existe dinheiro fácil, você precisará de muito tempo e muita dedicação para tornar o seu negócio bem sucedido.

Se você conseguir perseverar mesmo após um bom tempo sem resultados, você irá conseguir o sucesso que deseja.

Isso porque conquistar audiência é muito difícil. Especialmente se o seu objetivo é só ganhar dinheiro. Se for assim, nada do que você criar terá o poder de cativar o seu leitor, já que o seu objetivo não será esse.

Além disso, você só deve começar a oferecer seu produto ou serviço quando conquistar um bom número de leitores e visitantes.

Uma coisa que você nunca deve esquecer, valoriza a sua audiência. Essas são pessoas que você lutou para conquistar, que podem fazer o seu negócio se tornar muito grande.

Por isso, é importante que você saiba exatamente o que está vendendo para a sua audiência. Conseguir audiência é muito árduo, perder é muito fácil.

O critério que você usa para avaliar os produtos que vende nunca podem ser baseados em quanto você pode ganhar, mas nos benefícios que podem provocar nos seus seguidores.

Então, dá para ganhar dinheiro na internet?

Sim, ainda dá para ganhar muito dinheiro pela internet, especialmente porque ainda existem nichos não atendidos que podem ser explorados.

Porém, tenha em mente que não vai ser rápido, e menos ainda fácil. Na prática, a chance de você conseguir ganhar dinheiro nesse mercado depende do esforço, dedicação e perseverança que você tiver ao seu negócio.

Quanto antes você começar mais rápido os resultados virão. Aproveite o crescimento da internet e torne-se você também um empreendedor digital.

Se ainda tem d[uvidas de como ganhar dinheiro na internet, fale com um dos nossos consultores , sem compromisso, eles vão adorar ajuda-lo.

nossos consultores

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Facebook
Instagram