Social Media Optimization: A importância de fazer

Social Media Optimization (SMO) é uma exigência dos dias atuais e, se você ainda não faz, está na hora de começar a otimizar as suas mídias sociais.

Com a crescente popularização do uso das redes sociais, e da forma como estas estão sendo utilizadas para negócios, destacar-se da multidão tem se tornado cada vez mais difícil.

Para que você consiga construir a imagem de uma marca ao mesmo tempo que consegue atingir om público alvo impactando nas suas vendas, é necessária uma estratégia de otimização do seu conteúdo nas redes sociais.

O seu alcance tende a ser maior com uma estratégia desse tipo e, assim, você conseguirá levar a mensagem ideal para o público desejado.

Toda empresa deseja ser encontrada pelo seu público. Por isso, um dos principais esforços de marketing na internet consiste em SEO (Otimização para motores de busca).

Com essa técnica as pessoas conseguem encontrar o seu site na internet, apenas pesquisando em um buscador.

Nas redes sociais é a mesma coisa, você usa técnicas de otimização para que o público encontre a sua empresa.

Nesse artigo falaremos sobre o que você pode fazer para otimizar as suas redes sociais e encontrar o público que deseja.

Otimização para Mídias Sociais: O que é?

O objetivo principal do SMO (Social Media Optimization) é tornar os seus perfis mais relevantes dentro de uma rede social.

Existem várias técnicas que um profissional pode aplicar para melhorar o alcance dos seus perfis, mas o principal consiste em aumentar o engajamento do público com o seu conteúdo.

No geral o trabalho é árduo e, assim como o SEO, os resultados não acontecem de forma instantânea.

Logo, paciência e consistência são fundamentais para o sucesso do seu projeto.

Porque SMO é tão importante?

Com a migração do público para as redes sociais, as empresas passaram a perceber que esse é um terreno fértil para ações de marketing.

Por isso, muitas empresas estão presentes nas mídias sociais e usando estratégias de conteúdo para engajar com o público.

Com o aumento da competição, se destacar da concorrência se tornou cada vez mais desafiador o que obrigou as empresas a procurarem novas formas de atrair o público.

Esse crescimento do público e das empresas tornou vital entender como as plataformas funcionam, assim como o conteúdo mais importante para a sua audiência.

Dessa forma é possível criar conteúdos que de fato cheguem a esse público e cumpra o seu papel, de aumentar o alcance e a audiência da sua marca.

O grande objetivo da sua estratégia deve ser atingir o público alvo da melhor maneira possível, gerando engajamento e resultados.

Principais vantagens de usar SMO em perfis de negócios

Agora que você já entendeu o que é o SMO e a importância de otimizar as suas mídias sociais, vamos falar de algumas vantagens em aplicar esse conjunto de técnicas nos seus perfis visando aumentar o seu alcance.

Atingir o público que você deseja é o principal objetivo do SMO e de qualquer estratégia aplicada no marketing digital.

Quando você atinge esse objetivo, seus resultados se tornam muito melhores e você conseguirá muito mais exposição.

Vamos às vantagens de aplicar SMO em suas redes sociais.

Criação de conteúdo alinhado

Essa é uma vantagem que acaba por gerar grande resultado e reduz a possibilidade de erros de comunicação, o alinhamento de conteúdos produzidos.

Quando você passa a otimizar as suas redes, você deve estabelecer parâmetros e padrões, de forma que o conteúdo tenha sempre a mesma linha de comunicação com o público.

Assim, mesmo que haja uma mudança em quem gerencia as redes, a sua linguagem e comunicação seguirão as mesmas diretrizes.

Menor necessidade de investimentos em marketing nas redes sociais

A sua necessidade de investimentos será reduzida, pois, mesmo que você tenha alguns custos iniciais maiores, você terá várias vantagens que irão reduzir os seus custos no geral.

Para começar, se há um aumento nas receitas, seus custos em proporção com os ganhos passam a ser menores.

Se você investe em anúncios nas redes sociais, esse investimento pode ser reduzido com o maior alcance que as suas publicações orgânicas conseguem.

Outra situação é quando você mobiliza pessoas de outras áreas para gerenciarem as redes sociais do negócio, o que pode reduzir a sua lucratividade.

Ter profissionais dedicados a esse serviço permite que os seus funcionários se dediquem a atividades em que são mais lucrativos, aumentando a eficiência do seu negócio.

Além de tudo isso, existem vários softwares que ajudam a gerenciar e automatizar processos de marketing, reduzindo a necessidade de pessoal e custos.

Maior interação e engajamento com o público

Uma das maiores vantagens das redes sociais é a capacidade de segmentar seus esforços em relação ao público alvo específico.

Por isso, a produção de conteúdos e anúncios segmentados ao público alvo desejado são muito mais fáceis de conseguir através das redes sociais.

Com essa segmentação você realmente consegue atingir quem tem interesse nos seus produtos ou serviços e gera maior interação e engajamento.

Aplicando SMO na prática

Se você já entendeu tudo o que precisa sobre SMO e agora decidiu que pretende aplicar nas suas redes sociais, chegou a hora de aprender a aplicar os conceitos de SMO na prática.

Nas dicas a seguir você aprenderá como otimizar as suas redes sociais e conseguir os melhores resultados com as suas publicação.

  1. Tenha consistência nas suas publicações: Mantenha-se constante na publicação de conteúdo, ou seja, não é porque você não viu resultado nos primeiros dias que você vai abandonar a estratégia.
  2. Invista em conteúdos de qualidade: A sua estratégia de publicações não deve ser carregada de propagandas. Informar e entreter é o melhor caminho para conquistar o público e engajar com a audiência.
  3. Existe um horário de ouro para postar: Dependendo do horário em que a sua publicação é feita, os resultados costumam variar. Por isso, para um resultado melhor, recomenda-se descobrir o melhor dia e horário para as suas publicações, assim você garante melhor desempenho.
  4. A frequência certa também é importante: Outro ponto importante é a frequência com a qual você publica. Existe um público mais ativo em certas faixas de horário e outros que estão ativos durante todo o dia. Encontrar a faixa ideal do seu público faz muita diferença para a frequência das publicações também.
  5. Incentive o engajamento do público: Grandes influenciadores digitais pedem que o seu público curta e compartilhe as publicações. Esse incentivo aumenta o engajamento e o alcance do conteúdo, melhorando os seus resultados. Apostar em conteúdos cujo compartilhamento seja mais natural é uma boa ideia. Notícias promoções e posts interativos são boas ideias.
  6. Crie conteúdo de engajamento: O engajamento do seu público é a forma com a qual você pode medir a percepção de qualidade do seu público em relação ao seu conteúdo. Por isso, saber o que o seu público se interessa e criar conteúdos nessa linha é importante.
  7. Reutilize conteúdos: Infelizmente, nenhuma de suas publicações chegará a todas as pessoas que você deseja. Portanto, alguns conteúdos com maior engajamento podem ser reutilizados, de forma que tenham um alcance maior e atinja um público que você não alcançou anteriormente.
  8. Hashtags: Já falamos sobre as hashtags no blog e o poder que elas tem de ajudar a aumentar o alcance das suas publicações. Portanto, busque as melhores hashtags que tenham a ver com o seu conteúdo para aumentar o seu alcance.
  9. Use mais de uma rede social: Sabemos que as principais redes sociais são Facebook e Instagram. Porém, estar em outras redes pode ser uma boa maneira de diversificar a sua presença, atingir mais públicos e, caso alguma rede perca popularidade, você não dependerá exclusivamente dela.
  10. Tenha um site: Como dissemos anteriormente, plataformas de redes sociais podem perder popularidade e cair em desuso. Por isso, ter alternativas é muito importante. Fazer os seus clientes terem consciência da sua marca é importante, direcionar tráfego para o seu site também. Assim você terá um canal próprio e não ficará dependente das plataformas de terceiros.
  11. Busque uma maior interação com o público: Quando o seu público fala com você, responda, interaja. Isso é importante para que eles sintam que você se importa e também consegue amplificar a sua imagem na mente do consumidor. Grandes marcas já fazem isso e você também deve fazer.

Conclusão

Como vimos, o crescimento de perfis nas redes sociais criou uma oportunidade de ouro para as empresas.

Porém, com o crescimento da concorrência nas plataformas, destacar-se dos outros se tornou cada vez mais difícil.

Por isso, otimizar as suas redes sociais (SMO) é uma alternativa muito interessante para aumentar o resultado das suas campanhas na internet.

Com essa técnica você poderá entrar em contato com o público e atingir as pessoas certas. Logo, não perca tempo, comece a otimizar as suas redes sociais já.

E, se você deseja conhecer as soluções que a Gauss Marketing Digital tem para o seu negócio, clique no botão abaixo para falar com um de nossos consultores.

nossos consultores

Deixe um comentário