SEO On Page e SEO Off Page: Diferenças e ranqueamento

SEO On Page e SEO Off Page são formatos de SEO que são indispensáveis para que você melhore o seu posicionamento nas páginas dos mecanismos de busca.

Essas técnicas ajudam qualquer site a trazer mais tráfego para o seu site a partir do seu melhor posicionamento.

A grande vantagem de aplicar técnicas de SEO, tanto On Page, quanto Off Page, ajuda a manter o seu site em boa posição nas pesquisas. Assim você reduz custos com tráfego pago.

Vamos falar sobre essas duas formas de SEO, suas diferenças e aplicações, para que você compreenda a importância dessas técnicas para o sucesso do seu site.

A importância do SEO On Page e SEO Off Page

Aplicar técnicas de SEO em um site ajuda muito qualquer site a crescer e a diminuir os custos com anúncios.

O principal motivo é que páginas otimizadas, quando indexadas na primeira página do buscador passam a receber muito mais tráfego orgânico, ou seja, gratuito e, mantidas as condições de otimização, esse tráfego tende a ser “perpétuo”.

Portanto, você estará otimizando uma página, que alguns meses depois começará a receber tráfego por anos de forma ininterrupta.

Com anúncios, o mesmo não acontece, já que você precisa sempre manter a sua campanha ativa para que você siga recebendo tráfego.

SEO On Page

O SEO On Page diz respeito a todos os fatores que afetam o ranqueamento de forma interna.

Essa técnica consiste em todas as medidas aplicadas internamente em um site de forma a melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Para trabalhar o SEO On Page em um site, você precisa atuar em dois lados:

  • Lado 1: Inserção de palavras-chave que ajudem a direcionar interessados para o seu site nas pesquisas orgânicas.
  • Lado 2: Promover otimizações para melhorar a usabilidade e navegabilidade, de forma a melhorar a experiência do usuário.

Os seguintes elementos são os principais que você deve buscar trabalhar:

Tag de título

Esse é o primeiro atributo que os robôs do Google leem ao visitar a sua página, portanto, ela é muito importante.

A grande questão aqui é incluir no seu título uma palavra-chave relevante e que descreva o site com precisão.

URL

A URL, para quem não sabe o que é, consiste no endereço de um site na internet. Junto com o título, é um dos atributos mais importantes para os mecanismos de busca, já que esses atributos são os primeiros a serem rastreados.

Logo, a sugestão é que a sua URL contenha as keywords  ou palavras-chave com informações sobre o seu conteúdo.

Meta Descrição

Esse atributo não interfere no seu posicionamento nas páginas de busca, mas também é um fator de SEO On Page muito importante.

Nesse campo está inserida a descrição da sua página e do seu conteúdo, que é a sua chance de atrair potenciais visitantes para a sua página.

Portanto, crie uma descrição boa e que aguce a curiosidade do seu visitante, de forma que aumente as chances dele clicar no seu link.

Mapa do site

Um mapa do seu site vai ajudar os robôs a identificar as suas páginas, o que vai facilitar muito a indexação delas e, consequentemente, o ranqueamento.

Ele deve ser elaborado em formato .xml e deve constar a estrutura do site e outros dados, como:

  • Última modificação nas páginas
  • URL das páginas
  • Prioridade da página em relação às outras
  • Frequência com a qual a página muda

Palavras-chave

Esse é um atributo primordial em qualquer estratégia de marketing digital, especialmente no SEO.

As palavras-chave são as responsáveis por atrair o tráfego para o seu site, além de descrever o assunto da sua página.

Imagens

Muito embora os robôs do Google não consigam visualizar imagens, elas são muito importantes, pois as imagens acabam tendo um grande peso na classificação de uma página.

Aqui vale uma dica: a qualidade da imagem importa, assim como a velocidade com a qual ela carrega. Portanto, quando for inserir imagens em uma página, otimize-as para páginas web.

O diferencial de uma imagem e que ajuda os buscadores a identificarem esta são as tags e seus atributos.

Inserir um texto alternativo ajuda a comunicar aos robôs o assunto do qual trata a imagem.

Heading (Títulos e subtítulos)

Você já deve ter visto que existem tamanhos diferentes para títulos e subtítulos nas páginas, certo?

Pois bem, o principal motivo disso é organizar uma hierarquia de assuntos. As Tags <H1>, <H2>, <H3> e etc. comandam o processo de visualização dos assuntos dentro de uma página.

O título, sempre mais importante, recebe o <H1>, com os subtítulos recebendo o <H2> e assim por diante, de forma que os robôs identifiquem toda a estrutura da página durante a sua varredura.

Texto

O texto de uma página é responsável por informar ao visitante aquilo que estava buscando em seu site. Portanto, é de extrema importância que o seu texto esteja de acordo com as palavras-chave indicadas na página.

Textos mais longos e contendo palavras-chave de forma natural e relevante, são melhor posicionados.

Você também deve atentar para a qualidade da escaneabilidade do texto, mantendo os parágrafos curtos, sem palavras difíceis, jargões ou termos técnicos (exceto em um site para especialistas em um segmento).

SEO Off Page

Sendo o SEO On Page responsável por tudo aquilo que se encontra dentro da página, o SEO Off Page tem como alvo o que está fora da página.

Embora pareça estranho, vamos explicar em detalhes em que consiste o SEO Off Page a partir de seus elementos:

Texto âncora

O texto âncora é todo texto que pode ser visto e lido em um hiperlink, que são as ligações ou links que você pode ver em vários textos dentro de um site.

Relevância

A relevância do seu site também é medida pelos links que apontam para você, não tanto pela quantidade, mas mais pela quantidade.

Nesse caso, a autoridade de um site também é passada para o seu, de modo que você se torne relevante para os mecanismos de busca.

Credibilidade

Os sites que contém links até você devem ser confiáveis, de modo que os robôs de busca compreendam que o seu site é verdadeiramente importante.

Portanto, domínios confiáveis, selos SSL e tempo no ar são fatores importantes na classificação de um site.

Contexto

Quando falamos de link, você deve ter visto que a credibilidade de um site é muito importante.

Porém, mais do que isso, o assunto de que trata um site também é importante, já que isso dita se um link é mesmo orgânico ou uma estratégia black hat.

Menções

Quando menções ao seu site são feitas em outros sites, elas podem ajudar no ranqueamento da sua página.

Conclusão

Você viu aqui um resumo dos aspectos mais importantes do SEO On Page e Off Page. Pela extensão do assunto, você precisa estudar muito mais para entender a fundo o que cada um representa e significa para um site.

Porém, espero que esse artigo tenha ajudado você a compreender o básico sobre essa estratégia e como ela pode ajudar um site a crescer.

E, se você quiser conhecer soluções de SEO para o seu site ou negócio, basta clicar no botão abaixo para falar com um de nossos consultores e ter a Gauss Marketing Digital cuidando do seu negócio.

nossos consultores

Deixe um comentário