Persona: Você sabe o que é e qual a sua importância?

O que é a persona? Se você desconhece esse conceito de marketing, deve saber que a persona é uma ferramenta importantíssima para entender e atuar no mercado de forma mais eficiente e assertiva.

Com uma persona bem definida, você identifica o seu público ideal, de forma que assim poderá ajustar todos os seus esforços para atingir esse público, trazendo mais resultados ao seu negócio.

Portanto, se você deseja lançar o seu produto no mercado e quer entender quais são as preferências e os comportamentos dos seus consumidores, definir uma persona é essencial.

Vamos te ajudar nesse artigo a construir as personas para a sua empresa, de forma que você consiga usar essa ferramenta e aumentar a eficiência dos seus esforços atingindo mais clientes.

Definição de persona

O que é a persona? A persona é a representação idealizada de um cliente de uma empresa, ou seja, a representação de um cliente ideal.

Traçar a persona de um negócio é uma estratégia de marketing que ajuda a conseguir, através dessa definição, direcionar os esforços de uma empresa com o objetivo de atingir os clientes mais próximos ao ideal, conseguindo assim, maiores resultados.

Com uma persona, você poderá entender os comportamentos e ações que melhor refletem o público-alvo da empresa.

Assim, poderá ajustar para a sua persona, o tom e a linguagem mais adequados para atingir o público-alvo da empresa.

Assim, você compreende que o conceito de persona ajuda muito a traçar as melhores ações para o sucesso das suas estratégias de marketing.

 

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

Apesar de parecidas e as vezes serem utilizadas com a mesma definição, Persona e Público-alvo são dois conceitos diferentes.

No marketing, é muito comum a realização de pesquisas ou a coleta de dados sobre os clientes, de forma que a empresa conheça melhor o público mais interessado nos seus produtos.

Isto é especialmente importante para que uma empresa entenda qual é o segmento mais indicado para anunciar os seus produtos, adaptando assim, toda a sua estratégia para atingir esse público que mais consome seu produto.

A persona, porém, compreende todos os aspectos mais importantes de um cliente. Na prática, a persona seria um “comprador perfeito” dos seus produtos.

A composição de uma persona deriva da coleta de dados sobre os clientes e, seriam uma versão mais refinada do se público-alvo compreendendo um personagem que, embora fictício, representa o cliente ideal.

Características de uma persona

A sua persona deve compreender as características mais comuns entre os seus clientes, ao mesmo tempo em que possui as características mais próximas do ideal de quem buscaria adquirir seu produto ou serviço.

Entre os dados mais importantes na composição da sua persona estão:

  • Idade
  • Localização
  • Renda
  • Informações Demográficas
  • Interesses
  • Preocupações
  • Sonhos
  • Motivo para a compra
  • Dores
  • Hábitos e peculiaridades
  • Gostos e Interesses

Público-Alvo

Entendido o conceito de persona, vamos ao público-alvo. O público-alvo representa todo o segmento do público que a sua empresa busca atingir.

Esse segmento da sociedade, geralmente possui um conjunto de características comuns, como mesma educação, classe social, gênero, localização, idade e até mesmo profissão.

Assim, como uma breve representação do público da sua empresa, você define o público-alvo.

Portanto, embora, também reúna dados sobre o seu público, o conceito de público-alvo não é tão profundo e detalhado, servindo muito bem como estratégia de segmentação.

Como criar a sua persona

Se você ainda não tem uma persona criada, mas deseja criar a sua, vamos ajudar você com um passo a passo para criar a sua persona.

Assim você poderá ter muito mais resultados nas suas estratégias de marketing.

Coleta de dados dos clientes

Com pesquisas direcionadas para o seu público, você poderá obter dados valiosos para descobrir informações que ajudem a definir a sua persona.

Mas, além de pesquisas, você também pode analisar o perfil dos seus clientes, de forma a entender como eles pensam e quais as suas necessidades.

Estude seus potenciais clientes, os gostos e preferências. Descubra todas as informações sobre os seus clientes que forem relevantes para o seu negócio.

Os lugares mais simples de fazer essa triagem são as redes sociais.

Compilação de dados

Com os dados que você coletou, você deve formular um perfil que compreenda os principais traços dos clientes que a sua empresa possui.

Com esses dados, você será capaz de definir o que os seus clientes tem em comum e formular maneiras que você pode usar para melhorar a sua oferta de modo que se torne mais atraente.

Ao criar um perfil de cliente, contendo todas as informações possíveis, comece a pensar no que o cliente mais se preocupa e o que é mais importante para ele.

Descrição da Persona

Nessa etapa, você poderá descrever quem é a persona que se encaixa na sua empresa.

Entre os dados mais relevantes que você deverá utilizar para descrever essa persona estão: nome, idade, profissão, gênero, localidade, condição financeira e social, gostos, costumes e desejos.

Com base na sua descrição, procure descobrir o que essa persona deseja, quais são as maneiras mais eficientes de atingi-la da forma mais adequada.

Como usar a persona para vender mais

Como você entendeu a importância da persona e como ela pode ser criada, vamos à aplicação prática da metodologia no seu negócio.

Para vender mais, você precisará fazer ações direcionadas à essa persona, de modo que consiga aumentar a eficiência dos seus esforços e atingir o mercado correto. Vamos a algumas ideias:

Criação de conteúdo de qualidade e relevante

Você já deve ter ouvido falar sobre o marketing de conteúdo, certo? Pois bem, usar conteúdo para atrair clientes é uma maneira muito interessante de conseguir atingir mais pessoas e de uma forma menos direta, tornando essa abordagem mais confortável.

Atualmente na internet, a maioria das empresas busca criar conteúdos atrativos e relevantes de forma que consigam cativar o consumidor e aumentar as chances deste consumir seus produtos.

Por isso, criar conteúdos que atraiam a sua persona é importante para aumentar a efetividade dos seus esforços, para isso, adapte os seus conteúdos ao tom e linguagens adequados a ela.

Foque nas dores do cliente

Você poderá usar as dores do cliente que você detectou durante o processo de definição da persona.

Por dores nós queremos dizer necessidades latentes, onde o cliente deseja ter a sua vida melhorada.

Crie uma necessidade

Alguns produtos não exploram as dores do cliente, mas sim, as criam. Mostrar ao seu cliente o motivo de ele precisar do seu produto ou serviço criando uma necessidade real é o que muitas empresas fazem para vender produtos que a maioria dos clientes não precisam.

Isso é muito mais aplicado quando se trata de produtos premium, versões de luxo ou limitadas. Ao tornar um produto “para poucos” este se torna muito mais desejado.

Escolha os canais de comunicação corretos

Selecionar os melhores canais de comunicação ajuda você a se conectar e atingir o cliente da maneira mais rápida, exatamente no local em que ele está.

Assim, fica mais fácil de passar a sua mensagem a ele.

Conclusão

Criar a sua persona é essencial para o bom desempenho da sua estratégia de marketing. Por isso, você deve valorizar os dados coletados sobre os seus clientes e prospects, de forma a criar a sua persona da forma mais precisa possível.

Com ela em mãos, poderá desenvolver estratégias eficientes de marketing que atingirão seus objetivos de forma muito mais fácil.

Se você se interessa por marketing digital e deseja conhecer as soluções oferecidas pela Gauss Marketing Digital, clique no botão abaixo e fale com um de nosso consultores.

nossos consultores

Deixe um comentário