Os gatilhos mentais mais persuasivos para vendas

Você deseja aprender a vender mais com os mais poderosos gatilhos mentais de persuasão e vendas?

Se você acha que é muito difícil ou que não existem formas de aumentar as suas vendas através de simples gatilhos, está enganado.

Na verdade, muitas vezes que você mesmo acabou comprando algum tipo de produto sem pensar ou mesmo desejou algum produto da moda, saiba que esse é o papel dos gatilhos mentais.

Se você começar a usar gatilhos mentais, os resultados do seu negócio irão com certeza decolar!

Essa pode ser a grande chave da virada nos seus negócios.

Gatilhos mentais permitem que você convença o público a adquirir seus produtos e serviços de forma fácil e sem precisar enganar ninguém com promessas falsas e mirabolantes.

Portanto, saber como aplicar as técnicas que falaremos nesse post será muito importante para a velocidade do seu sucesso.

Mas, antes, vamos entender no que consistem os gatilhos mentais.

O que são os gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são estratégias utilizadas de forma que estimulem a tomada de decisão por parte do cérebro. As decisões tomadas a partir dos gatilhos mentais tendem a ser direcionadas pelos estímulos disparados por esse gatilho.

Por isso, os gatilhos mentais podem ser considerados armas de persuasão. Essa persuasão não consiste em manipular, enganar, hipnotizar ou qualquer tipo de ação em que a pessoa perderia seu controle.

Não, os gatilhos são ferramentas que ajudam você a aumentar o valor percebido do seu produto à vista dos seus clientes. Sabendo usá-los os resultados serão maravilhosos. E é exatamente o que você vai aprender nesse artigo.

Por que inserir gatilhos mentais é tão importante?

Você já deve estar com muita vontade de ver e aplicar os gatilhos no seu negócio, certo? Pois vamos falar sobre a importância e como aplicar essa ferramenta em seus conteúdos.

Para começar, se coloque no lugar do seu cliente. Pense em como você compraria um produto se estivesse no lugar dele, do que precisa? O que busca? Como vai decidir qual produto comprar?

Assim você consegue visualizar como pode atingir o seu cliente com o conteúdo que ele precisa e assim saberá quais gatilhos mentais funcionarão melhor.

Gatilhos mentais podem ser inseridos em diversos conteúdos diferentes de forma a convencer o cliente de que o que você oferece é a melhor opção.

Alguns locais em que você pode inserir os gatilhos mentais são:

  • Meta descrição dos artigos
  • Posts nas redes sociais
  • Artigos do seu blog ou site
  • Anúncios
  • Vídeos do Youtube
  • Textos fixos do blog ou do site

Ter gatilhos mentais que consigam convencer o público é o primeiro passo para conseguir “fisgar” a atenção deles.

Como funcionam os gatilhos mentais

Como dissemos anteriormente, os gatilhos mentais muitas vezes são responsáveis pelas nossas decisões automáticas. Quando compramos sem pensar, ou seja por impulso, muitas vezes é por conta do estímulo causado por gatilhos mentais usados por empresas sobre nós.

Assim, você deve imaginar o quão importante são esses gatilhos para o marketing e vendas.

Sabemos que, ao invés de pensarmos e pesarmos cada aspecto de uma aquisição, preferimos a boa sensação de estar comprando imediatamente e assim tomamos a decisão por impulso.

Os gatilhos mentais tiram vantagem do fato de que decidimos automaticamente a maior parte das coisas no dia-a-dia e, assim, somos levados a fazer a mesma coisa com nossas compras.

Eles também podem evocar boas sensações e medos e assim levar o consumidor a tomar uma decisão.

Gatilhos mentais

1. Gatilho de Escassez

Esse é um gatilho muito usado em conjunto a outros gatilhos. Esse se apoia na quantidade de produtos disponíveis e quantas pessoas já compraram.

Esse tipo de validação (várias pessoas compraram então deve ser bom) é uma das reações comuns do cérebro. Como nesse gatilho existem poucas unidades disponíveis, existe a necessidade de tomar a decisão com urgência.

Além disso, como um produto limitado parece exclusivo, cria-se um desejo de compra.

Um ponto que você deve ter em mente é: se você anuncia que as vendas de um produto acabarão em 2 dias por exemplo e, uma semana depois, o produto ainda está à venda, você estará enganando seus clientes.

Logo, você deve ter cuidado com as promessas que faz ou fará seus clientes se sentirem enganados e prejudicar o desempenho do seu negócio.

2. Gatilho de autoridade

Como seres sociáveis, nossos cérebros estão acostumados a seguir o caminho de outras pessoas e, dessa forma, um líder em determinado assunto tem as suas opiniões e ensinamentos muito mais valorizados.

Com a popularização da internet, tornou-se possível desenvolver de forma mais fácil e rápida a autoridade sobre determinado assunto.

Por exemplo, existem muitos influencers fazendo enorme sucesso em plataformas como o Youtube.

O gatilho da autoridade sempre foi muito utilizado pelas empresas. Por exemplo, marcas de creme dental usam dentistas para recomendá-las em seus comerciais.

Com um negócio online, desenvolver autoridade sobre um assunto se tornou extremamente fácil. Usando esse gatilho você consegue turbinar seus resultados.

Infelizmente, a autoridade não é construída da noite para o dia, mas sim com o tempo, de forma consistente.

Porém com uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida, você conseguirá alcançar as pessoas que de fato se interessam pelo que você oferece. Assim, conseguirá aos poucos construir a sua autoridade e usar esse gatilho a seu favor.

3. Gatilho de Urgência

Sabemos que a urgência impele alguém a tomar uma atitude. Como é uma decisão que deve ser tomada rapidamente, nosso cérebro não tem tempo para pesar corretamente todos os prós e contras.

Isso permite que um lead seja levado mais facilmente a fechar uma compra, pelo medo de perder a chance.

É muito comum utilizar-se de descontos ou bônus em uma promoção de vendas visando conseguir levar as pessoas a comprarem um produto mais rapidamente.

4. Gatilho da reciprocidade

Um gatilho mental muito usado e extremamente poderoso, ela geralmente está contido em estratégias de marketing de conteúdo.

Como qualquer gatilho, o grande segredo é saber usar corretamente.

Esse gatilho funciona assim, quando alguém te dá um presente, você se sente impelido a fazer o mesmo por aquela pessoa, certo? Isso é reciprocidade.

Quando você dá algum presente a alguém e essa pessoa se esquece do seu aniversário ou nem mesmo parece ligar, como você se sente?

Esse desejo de retribuição é que fundamenta o gatilho mental da reciprocidade.

Para usar de forma correta esse gatilho, você precisa entregar valor ao seu lead. Uma das formas mais comuns de fazer isso é através de peças de conteúdo, como guias e cursos.

O que acontece quando você presenteia alguém com um desses materiais de alta qualidade? Simples, ele tende a perceber o valor e procurar retribuir comprando de você.

Por isso, sempre tenha atenção à qualidade do produto ou você pode comprometer toda a estratégia.

5. Motivo

Muitas vezes nós buscamos saber a razão ou motivo de várias coisas. Essa é a nossa natureza curiosa que nos conduz a grandes descobertas.

Por ser algo natural, usar um gatilho mental que faça essa característica natural trabalhar ao nosso favor é interessante.

Na verdade, segundo um estudo norte-americano, as pessoas tendem a fazer favores mesmo sem uma motivação lógica. Basta um motivo.

A parte que importa para nós é essa: você precisa ter um motivo para apresentar qualquer coisa ao seu cliente. Um motivo claro e simples torna toda a relação mais fácil.

6. Prova Social

Um gatilho que está presente na maioria das grandes lojas e em muitos produtos que são oferecidos na internet. Inclusive em comerciais e anúncios no Youtube.

A prova social é um gatilho que tem como objetivo cultivar as influências interpessoais que temos. Por exemplo. Quando várias pessoas que você conhece já foram a uma lanchonete específica e falam bem dela, você estará mais propenso a lembrar dela da próxima vez que sentir fome.

Assim, uma empresa com clientes satisfeitos consegue muito mais clientes e influência com o boca-a-boca do que se dependesse apenas do próprio marketing.

Por sermos seres que vivem em sociedade, estamos acostumados a nortear as nossas decisões de acordo com a maioria. Por isso esse gatilho mental é extremamente poderoso.

Para conseguir aplica-lo ao seu negócio, você pode mostrar casos de sucesso de clientes que você tem ou já teve e como eles alcançaram sucesso com os seus produtos ou serviços.

Por isso, os comentários sobre um produto são tão importantes para a tomada de decisões de outros clientes, que podem decidir por um modelo ou outro graças a comentários de clientes que já adquiriram.

7. Gatilho da novidade

Estudos mostram que o nosso cérebro libera hormônio do prazer quando está diante de algo novo, como um novo modelo de smartphone, por exemplo.

Assim, a sensação de ter algo novo é sempre buscada pelo cérebro para sentir o prazer proporcionado pela liberação desse hormônio.

Isso explica o motivo de algumas pessoas trocarem de carro todo ano, ou de smartphone ou qualquer outro comportamento semelhante. Essas são pessoas viciadas em dopamina, o hormônio do prazer.

Logo, use o poder da novidade para alavancar os seus negócios.

8. Gatilho da antecipação

Esse gatilho é muito usado com o gatilho da novidade. Ele funciona de forma simples.

Por exemplo, você já ouviu falar em pré-venda de algum produto? Pois é, talvez você mesmo tenha comprado algo em uma pré-venda.

Você sabe o motivo? Talvez sim, talvez não. Mas a verdade é que a sensação de ter algo antes de todos ou da maioria é tentadora.

Assim, empresas usam a pré-venda para conseguir vender as primeiras unidades de um produto a um público seleto, que muitas vezes paga mais caro pela exclusividade.

Portanto, se você tem algum tipo de produto digital que deseja lançar, você pode usar o gatilho da antecipação para conseguir vender mais.

Você pode anunciar o produto antes do lançamento, gerando emoções de prazer naqueles que forem alvos dos seus anúncios. Essas emoções serão associadas ao seu produto e podem aumentar as chances de você efetuar uma venda.

9. Curiosidade

Talvez você seja uma pessoa curiosa ou se espante com a curiosidade das pessoas. Mas saiba que todos nós queremos saber o que todos sabem.

Por isso, estamos sempre buscando preencher as lacunas de conhecimento que temos.

Usando a curiosidade para atrair os seus clientes pode ser feito ao atingir as necessidades do seu cliente com algum tipo de material chamativo.

Você pode enviar um e-mail com o seguinte assunto: “X de formas de resolver o problema Y”. Assim, estando dentro das necessidades do seu cliente, ele pode buscar o seu conhecimento apenas para preencher as lacunas de conhecimento dele.

Despertando curiosidade

Existem várias formas de despertar curiosidade no público a quem você deseja vender. Você pode, por exemplo, mostrar a essas pessoas o resultado de quem já adquiriu o produto (acionando outro gatilho, o da prova social).

Outra forma de fazer isso é a partir de “segredos que ninguém revela” ou “técnica secreta para conseguir X”.

Obviamente, você precisa ter em mente que essas estratégias devem ser usadas com cuidado, já que se o seu conteúdo não vale a pena, pode ficar marcado como negativo na mente do lead.

Outra forma muito comum é simplesmente “mandando” alguém não fazer alguma coisa. Por exemplo, “NÃO CLIQUE AQUI”.

Talvez você já tenha visto na televisão pegadinhas onde estava escrito “não olhe” e as pessoas olhavam, ou não aperte e as pessoas apertavam.

Somos seres curiosos e utilizar essa curiosidade pode ser muito proveitoso para aumentar os resultados dos seus negócios.

10. Surpresa

Esse gatilho nos remete a todas as surpresas positivas que tivemos na vida. Você pode ter ganho o presente que queria em um aniversário ou a promoção que tanto esperava.

Essa sensação será provocada por esse gatilho tão importante.

Você pode presentear o seu cliente com um brinde, um bônus ou qualquer outra surpresa que puder fazer por ele.

Assim, como ele não esperava por isso, ficará ainda mais satisfeito com a compra e voltará a fazer negócios com você ou recomendará aos amigos.

Conclusão

Os gatilhos mentais que falamos aqui não são todos, mas os mais utilizados. Aqui eles foram explicados de forma que você possa entender e aplicar sem grandes problemas.

Agora, basta você colocar os gatilhos mentais explicados aqui em prática e começar a colher os frutos dessas ferramentas no seu negócio.

A Gauss Marketing digital oferece a você serviços capazes de ajudar você a melhorar o desempenho dos seus negócios. Se deseja conhecer as nossas soluções, clique no botão abaixo e fale com um de nossos consultores.

nossos consultores

Deixe um comentário