O que significa hashtag e como usá-las

Como as hashtags podem ser úteis para o seu negócio e melhorar seu engajamento nas redes sociais

Popularizada pelo uso no Twitter, a cerquilha ou popular “jogo da velha” se tornou um símbolo mundialmente reconhecido na web e, nesse post, você saberá tudo sobre ela.
Geralmente acompanhada de uma palavra ou mensagem, as hashtags são formas de indexação que podem popularizar diversos assuntos nas redes sociais. Através delas, são reunidas discussões sobre determinados assuntos que incluam tal “chave”.
Mas qual o significado de “hashtag”?

De acordo com o dicionário de oxford, o principal e mais respeitado dicionário da lingua inglesa e que incorporou o termo em 2014, hashtag significa uma palavra (ou frase, como também são utilizadas, embora sem espaços) precedida por uma cerquilha, sendo utilizadas em redes sociais, comumente no Twitter, para fazer a identificação de tópicos específicos dentro das mensagens.
Expandindo um pouco mais o tema, podemos dizer que as hashtags são na verdade links que redicrecionam para um índice de discussões relativas aquele assunto. Portanto, quando alguém deseja que o seu post ou mensagem seja indexado a um tipo de assunto específico, pode fazer o uso de hashtags.
Por exemplo, quando alguém publica uma imagem de um carro novo e inclui a hashtag #carronovo, quem clicar nessa hashtag será redirecionado para um índice com outras publicações nesse sentido.
Essa prática é muito comum em todas as redes sociais, como o Facebook, Instagram, o já mencionado Twitter e até em vídeos no Youtube.
Erros mais comuns na hora de aplicar as hashtags

EBOOK GRÁTIS

Como qualquer ferramenta que possa auxiliar no bom desempenho de uma estratégia, as hashtags também tem uma “etiqueta” de uso apropriada.
Usadas da forma mais eficiente, as hashtags podem ajudar seus potenciais clientes a encontrarem a página da sua empresa de forma mais rápida, por exemplo.
Erro Número 1: Inserir muitas palavras em uma tag
É um erro escrever uma tag muito grande no seu post ou publicação, porque, além de dificultar aos seus leitores que identifiquem a mensagem inserida nela também pode prejudicar seu engajamento.
Por isso, entre cada palavra existem os espaços, dificilmente você entenderia a seguinte frase sem fazer um esforço para entendê-la: #ousodehashtagsdeveserfeitocomcuidado, agora compare com: o uso de hashtags deve ser feito com cuidado. O que parece mais fácil de ler?
Uma dica que você pode fazer nesse caso é, quando for utilizar mais de uma palavra, ponha maiúscula no início de cada uma, para facilitar a compreensão, como em #GaussMarketingDigital.
Erro Número 2: Separar muitas palavras com hashtag

Tendo uma abordagem oposta ao erro anterior, separar muitas palavras tende a prejudicar a leitura por criar muitas pausas e espaços no texto.
Por exemplo: #Não #Devo #Separar #as #palavras #de #uma #frase, você pode perceber como fica estranha a leitura certo?
Também não é interessante porue você estará criando hashtags de palavras como as, de e uma, que são preposições e artigos, não acrescentando nada ao seu texto.
Prefir inserir as hashtags no final do texto, após já ter comunicado a sua mensagem. Caso você queira inserir alguma palavra com hashtag no meio do texto também é possível, porém, quanto menor o uso, melhor.
Erro número 3: Usar hashtags genéricas ou não relacionadas à sua publicação

Como acabamos de dizer, quanto menor o uso, melhor. Por isso, evite o uso indiscriminado de hashtags no mesmo post. O exagero tende a jogar contra você.
Devido ao fato de que as hashtags são ferramentas de indexação, elas servem para facilitar a busca do usuário por determinado assunto, logo, não devem ser usadas hashtags genéricas como referência ao que aparece no seu texto ou na sua imagem.
Quando você exagera no uso das hashtags, você acaba por prejudicar o usuário, já que irá dificultar a leitura do seu conteúdo e até mesmo diminuir o seu engajamento, podendo ser verificado uma queda inclusive de seguidores.
O uso indiscriminado de hashtags tem outro efeito desanimador, você pode parecer um oportunista, tentando enganar os usuários usando diferentes hashtags para aparecer em todas as páginas de busca.
Por fim, ninguém gosta de ler uma publicação marcada por uma hashtag de determinado assunto e a publicação não ter nada a ver com o conteúdo esperado. Qualquer usuário se sentirá enganado e isso não será bom para a sua reputação.
Erro número 4: Erros de ortografia

Apesar de hashtags nas redes sociais possuirem uma conotação mais informal e descontraída, você nunca deve se descuidar da ortografia e escrever as tags da forma correta.
Além de denotar certo decompromisso e também desleixo, inserir uma tag errada pode provocar um efeito indesejado, sua publicação não será inserida na hashtag correta, resultando em indexação errada e os usuários não poderão encontrar o seu post.
Usando hashtags para a sua estratégia de marketing digital

Agora que já falamos sobre os erros mais comuns na hora de aplicar as hashtags em suas publicações, como você pode usar as hashtags para aumentar o desempenho dos seus negócios?
Escolher as hashtags corretas pode aumentar e muito o alcance das suas publicações. Isso porque, visto que os seus perfis são públicos, todos os interessados no mesmo assunto poderão visualizar os seus posts, não somente os seus seguidores.
Para começar a utilizar hashtags, você deve estar presente nas redes sociais que habilitam o uso dessa ferramenta. As mais recomendáveis são, como já dissemos antes, Twitter, Facebook e Instagram.
Adicionaremos a seguir algumas dicas que podem ser úteis na aplicação da sua estratégia:
Crie hashtags específicas para o seu negócio ou projeto

Essa é uma estratégia muito utilizada e muito útil para aumentar o alcance de um evento ou projeto e até mesmo da sua empresa.
Se você estiver relizando algum tipo de evento, mesmo online, como sorteios, concursos e etc, você também pode usar hashtags com o nome do evento para alavancar os seus resultados.
Adeque as hashtags de acordo com cada rede social

Apesar de poder utilizar as hashtags em quase todas as redes sociais é importante saber quando e como adequar a sua mensagem em cada rede social. Nem sempre você vai utilizar os mesmos termos no Facebook e Twitter, por exemplo.
Devido a particularidades de cada rede social, é uma boa ideia pesquisar as hashtags utilizadas antes de inseri-las na sua publicação. As diferenças podem ser mínimas, mas podem contribuir para melhorar o desempenho dos seus resultados.
Um exemplo claro é o Twitter. Como as publicações são limitadas a 140 caracteres, manter as hashtags mais curtas é a lei. No caso de outras redes sociais como o Facebook, sem essa limitação, o uso é mais normal.
O instagram, por outro lado, apesar de não ter as mesmas limitação que o Twitter, sendo nesse aspecto semelhante ao Facebook, por ser uma rede social focada em imagens possui hashtags usadas para indexar imagens baseadas em ideias. Algumas hashtags como #nofilter, que descrevem a própria foto são muito comuns.
Busque hashtags com alto número de publicações

Já dissemos que o uso de uma hashtag apenas para aparecer em uma página com alto volume de acessos mas sem relação com o assunto é totalmente desaconselhável.
Porém, podemos aconselhar que a sua publicação seja direcionada para assuntos comuns ou temas com alto volume de pesquisas.
Isso porque, tirando os momentos em que você quiser promover situações ou eventos específicos, estar disponível para uma audiência maior tende a atingir um número de interessados maior, alavancando o seu projeto.
Além disso, o processo de iniciar uma hashtag só sua pode não ser o melhor caminho para quem está começando.
Amplie o alcance dentro do seu segmento ao incluir hashtags genéricas

Não, não estamos falando de qualquer hashtag. Novamente, apenas inclua hashtags dentro do seu segmento, o que tende a aumentar o alcance das suas publicações.
No Instagram, um usuário pode seguir tanto outros perfis quanto hashtags, isso porque assim, esta pessoa estará seguindo o assunto e as publicações que lhe interessam.
Ao seguir uma hashtag, um usuário passa a ver várias publicações com essa marcação tanto nos stories quanto no feed. Isso permite que qualquer publicação que você fizer nessa rede social possa ser vista pelos seguidores dessa hashtag específica, não somente pelos seus seguidores.
Um conselho que parece óbvio mas é válido: Não abuse dessa possibilidade, prefira aumentar o seu desempenho mantendo-se firme na execução correta das dicas deste post.
Outra vantagens dessa estratégia inclui:
• A possibilidade de entrar na timeline de seguidores da hashtag e assim atingir pessoas que ainda não acompanham a sua empresa, conseguindo um alcance ainda mais longo.
Apesar do conselho de usar hashtags genéricas, tenha em mente que elas devem estar inseridas no seu segmento de atuação ou com o tipo de publicação e linguagem que irá oferecer.

Se precisar de ajuda com redes sociais ou qualquer outra questão relativa a sua empresa online, converse com um de Nossos Especialistas e podemos ajuda-lo a fazer sua empresa crescer e evoluir de maneira sustentável.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Facebook
Instagram