Mobile Commerce: O que é e a sua importância

A sua empresa precisa investir em mobile commerce. Nesse artigo você vai saber os motivos e a importância que o mobile commerce tem para o desenvolvimento do sue negócio.

Ter uma presença em mobile commerce significa estar presente em dispositivos mobile, especialmente através de aplicativos.

Esse formato ganhou muito espaço com a pandemia e o uso cada vez mais comum de smartphones.

E a importância do mobile commerce vem aumentando. Otimizar o conteúdo para essas plataformas e buscar atingir os clientes de uma forma mais personalizada é importante.

Para aumentar o seu mercado e deixar a concorrência para trás, é necessário que você aproveite as oportunidades que estão diante de você.

Aqui nesse artigo falaremos sobre os conceitos e a importância de aplicar o mobile commerce no seu negócio. Vamos lá.

O que é mobile commerce?

O mobile commerce consiste em uma forma de negócio digital, pelo qual se comercializam produtos ou serviços através de dispositivos móveis.

Isso pode ser feito por meio de aplicativos próprios, ou sites de outras empresas. Na prática a única diferença é que esse tipo de transação é realizada através um dispositivo móvel.

Desde o início dos celulares digitais, começou a ser possível a compra de jogos, ringtones, wallpapers e outros produtos.

Hoje em dia, com o aumento dos smartphones, a oportunidade para aumentar as vendas ao investir em modelos de comercialização via dispositivos móveis é muito maior. Por isso você não deve ignorar o mobile commerce.

Tamanho do mercado

Houve um grande salto no valor das transações realizadas por meio de smartphones. Em 2019, o valor foi de 5 bilhões de dólares, atingindo em 2020, cerca de 50 bilhões de dólares, um crescimento 10 vezes maior.

O aumento dos downloads de apps durante a pandemia acelerou esse movimento.

Também foi registrado que 72% da população brasileira fez compras durante a pandemia, desses, 40% realizaram mais de dez compras no período.

Portanto, não são necessários maiores argumentos para justificar que o tamanho e o potencial do mobile commerce são enormes.

A importância de investir em mobile commerce

Existem vários motivos pelos quais os consumidores estão cada vez mais propensos a comprar produtos através de plataformas móveis.

Entre esses motivos estão: conveniência, preço, personalização, acesso a mais mercados, entre outros.

Integração

Esse é um dos motivos mais fortes para você começar a investir no mobile commerce. Se os seus consumidores podem ter acesso a sua loja, atendimento e produtos em um único lugar, por que iriam a outro lugar?

Conveniência

A vantagem de poder acessar inúmeras lojas e soluções a qualquer momento, em qualquer hora ou lugar é muito importante no mobile commerce e um de seus diferenciais.

Além de ser cômodo é também mais rápido e menos estressante, ao evitar as filas de atendimento nas lojas. Outras vantagens também são interessantes para o consumidor, como cashback, frete e cupons.

Preço

Os preços dos produtos vendidos pela internet tendem a ser mais baratos do que o de lojas físicas. Um dos motivos principais é a estrutura.

Quando falamos de estoque, pessoal, custos com loja e outros, temos uma estrutura muito mais custosa para se operar, o que se reflete nos preços.

Por outro lado, nas lojas virtuais, o estoque necessário é menor e os custos gerais também, o que ajuda a diminuir os preços e se reflete na escolha do consumidor.

Personalização

Atualmente, boa parte dos aplicativos permite que os usuários encontrem muito mais facilmente o que procuram e recebam comunicações personalizadas de acordo com os seus interesses.

Acesso a mais mercados

Smartphones são ferramentas que aumentam a nossa capacidade de acessar mercados globais.

Boa parte dos brasileiros fazem compras internacionais a partir do celular.

O que é importante em uma plataforma de mobile commerce?

Desenvolver uma plataforma customizada não é tarefa fácil e exige um planejamento. Entre os vários fatores que você pode considerar, listamos a seguir os que acreditamos serem os mais importantes.

Carregamento

A plataforma que você deve oferecer aos seus clientes precisa ser de carregamento rápido, leve e ágil.

Você também deve evitar ao máximo erros de carregamento ou links quebrados, que atrapalham a experiência do usuário.

Ser responsiva também é uma obrigação da sua plataforma. Isso é especialmente importante quando falamos sobre mecanismos de busca que costumam punir sites com problemas nessa área.

Integração

Independente de quão completa seja a sua plataforma, dificilmente ela terá todos os recursos necessário para o atendimento dos seus clientes.

Por isso, pode ser necessário integrar a sua plataforma a outras, de modo que você possa aumentar a sua produtividade e automatizar grande parte das operações, poupando tempo e recursos.

Assim você poderá ser muito mais competitivo e eficiente, oferecendo as melhores soluções aos seus clientes.

Segurança

Você deve cuidar para que os seus clientes tenham total segurança ao comprar com você. Tanto a segurança das informações financeiras quanto aos dados de cadastro.

Assim o seu site não será tão suscetíveis a ameaças virtuais. Ter um certificado SSL e seguir parâmetros de segurança são importantes práticas.

Dicas para fazer sucesso no mobile commerce

As seguintes dicas são para iniciantes que desejam começar no mobile commerce. Com elas, você poderá começar a ter sucesso.

  1. Métodos de pagamento: Ofereça formas de pagamento que sejam simples e fáceis de completar, assim você reduzirá os índices de abandono de carrinho. Lembre-se, nesse mercado praticidade e rapidez são tudo.
  2. Geolocalização: Poucos sites e apps usam essa funcionalidade que ajuda na oferta de soluções personalizadas e melhoram a experiência do usuário.
  3. Venda pelas redes sociais: As redes sociais são grandes influenciadoras de hábitos de compra. Portanto, você pode usar as redes sociais para atrair clientes para os seus produtos.
  4. Campanhas patrocinadas: A maioria das redes sociais permite que você faça campanhas de marketing. Seja qual for o seu objetivo, divulgar a sua loja, aplicativo ou ajudar na fidelização dos clientes, essa é uma ferramenta muito interessante para você.
  5. Use ferramentas complementares: Como dissemos anteriormente, você precisa integrar a sua plataforma com ferramentas que auxiliem no seu trabalho. Nesse caso, algumas ferramentas são especialmente importantes, como o Mobify, que transforma a sua loja em um mobile commerce.

Aplicativos mais utilizados em mobile commerce

Os seguintes aplicativos são os mais utilizados quando seu trata de mobile commerce:

  • Aplicativos de Transporte: Uber e 99
  • Aplicativos de alimentação: Uber Eats e Ifood
  • Airbnb, aplicativos dedicados de lojas como submarino, shoptime ou americanas.

Conclusão

Sabemos que a tendência de compras via dispositivos móveis veio para ficar. Por isso, é importantíssimo que você invista nessas plataformas para aumentar os seus resultados e conseguir se destacar.

E, se você utilizar as dicas acima, com certeza conseguirá tornar a administração do seu mobile commerce mais eficiente e lucrativa.

Por fim, se você tem e-commerce ou pretende criar um e deseja conhecer um pouco mais sobre o assunto baixe nosso Ebook Gratuito e conheça mais sobre esse que é o setor digital que mais cresce.

E-Book Grátis


Deixe um comentário