Marketing no Instagram para iniciantes

O instagram é uma dos sites mais importantes para fazer marketing atualmente. Você pode utilizar a plataforma para aumentar o seu alcance e comercializar seus produtos na internet.

Nesse post vamos te mostrar como usar essa incrível plataforma de compartilhamento de imagens para melhorar seu negócio, mesmo se você é um iniciante.

Com as nossas dicas de marketing no instagram você irá aprender a fazer sucesso nessa rede social.

Marketing no Instagram?

Sim, para quem não sabe é possível fazer marketing pelo instagram. Por ser uma rede social que permite o compartilhamento de vídeos e fotos, o Instagram pode representar uma adição de marketing muito importante para o seu negócio.

Também é uma das redes sociais de maior crescimento no Brasil, por isso tem um apelo tão grande em uma estratégia de marketing. Especialmente com produtos de apelo visual.

Visando aumentar a qualidade das publicações e da experiência do usuário, a rede social recebe muitas atualizações e adição de novas funções.

Por exemplo, o famoso stories foi introduzido em 2016 e o IGTV começou a aparecer para os usuários em 2018.

Redes como o Instagram são muito interessantes para campanhas de marketing pela crescente popularidade, o crescimento da audiência e o constante apelo visual das publicações expostas nela.

Assim, não são necessários muitos argumentos para explicar o quão importante é utilizar essa rede para os seus negócios.

Por que você deve usar o Instagram?

Pelo grande número de usuários e muitas opções de marketing, um negócio pode ter um conta comercial com a sua marca no Instagram de forma fácil.

Além de poder receber e enviar para a sua base de usuários suas campanhas de marketing, tambem é possível apostar em conteúdos regulares para alcançar uma maior audiência e aumentar o engajamento e consciência da marca.

Os usuários que possuem contas comerciais, podem rastreare monitorar o desempenho de suas campanhas de marketing e assim ajustar conforme as necessidades.

Podemos elencar vários benefícios de usar o Instagram para anunciar o seu negócio, entre eles:

  • O número de usuários supera a marca de 1 bilhão de pessoas que curtem, compartilham e comentam em conteúdos a todo momento.
  • O número de usuários ativos diariamente é de 500 milhões, sendo assim, você tem muito mais chance de ter as suas publicações visualizadas.
  • O engajamento no Instagram é maior que o de outras redes sociais. A nota de engajamento pode alcançar 1,7%, que é muito superior à nota de Twitter e Facebook de, respectivamente, 0,05% e 0,16%.
  • A porcentgem de usuários que seguem contas vinculadas a negócios é de 80%. Isso significa que 800 milhões de pessoas seguem negócios no Instagram, o potencial para o seu negócio é enorme!

E não são só números que tornam o Instagram perfeito para as suas campanhas de marketing.

Uma imagem vale mais do que mil palavras

Segundo um estudo científico, o cérebro humando pode converter uma imagem em informação 600 mil vezes mais rápido do que texto. Isso significa que usar imagens em suas campanhas tende a ter um efeito maior do que palavras.

Isso não é difícil de imaginar, pense numa receita de bolo, por exemplo, ver imagens dos ingredientes sendo misturados e do bolo feito não é melhor do que ler a receita? Pense em quão melhor ainda é ver um vídeo do preparo? O que parece melhor?

E mais, o Instagram Business te permite monitorar e melhorar a sua estratégia de marketing criando conteúdos ainda melhores para a sua marca.

Você pode fazer vários tipos de publicidade com o Instagram, como usar ads em vídeos, fotos e nos stories. E mais, eles podem ser configurados e usados baseados na preferência de sua audiência.

Você também pode usar o Instagram junto ao Facebook já que as duas plataformas são integradas, assim você pode compartilhar os mesmos posts e campanhas em ambas as redes.

As possibilidades do Instagram

A julgar pelos muitos pontos positivos, você já deve estar convencido da qualidade do Instagram como uma plataforma de publicidade.

Mas, você também deve pensar em como as possibilidades são ilimitadas do que você pode fazer no Instagram. Logo, mostre todas as suas armas publicitárias e explore vários meios diferentes de atingir a sua audiência.

 

EBOOK GRÁTIS

Fazendo marketing no Instagram

Vamos a algumas dicas de como criar excelentes conteúdos para as suas campanhas de marketing no Instagram.

1. Instagram Insights

A oferta de dados analiticos demográficos e engajamento dos conteúdos é um ponto forte do Instagram. A análise desses dados é útil para que você decida baseado em dados corretos visando ampliar a performance de sua campanha de marketing.

Para conseguir a função, você deve converter a sua conta para profissional. Você ainda poderá voltar para a conta pessoal, sem prejuízos ou perdas dos dados analizados, já que estes são armazenados.

Você pode acessar o Instagram Insights através da página do seu perfil, post individual, ou até pelos stories.

2. O poder do Instagram Stories

Muitos dos usuários do Instagram, para não desorganizar o feed, preferem usar o stories para comparilhar conteúdo, que será apagado em 24 horas.

Entre as funcionalidades da ferramenta, estão os filtros, gifs e texto, que tornam mais atrativas as histórias compartilhadas.

Logo, muitos influenciadores e negócios na rede social usam os stories para promover seus produtos por meio de marketing no Instagram.

Você pode criar histórias atraentes ao combinar a edição com o marketing. Usando o stories você pode fazer os seguintes tipos de conteúdo:

  • Votos: Envolva a sua audiência ao seu negócio. Saiba a opinião deles com a ferramenta de votos.
  • Jogos: Crie um modelo para jogos que chamam a atenção. Algum tipo como “verdadeiro ou falso” ou “esse ou aquele”, etc. Isso deve engajar a audiência com suas publicações e ajudar a construir relações de proximidade com o público.
  • Sugestões: Converse com a sua audiência sobre sugestões de posts para seus produtos e, assim aumentar a interação

Chamando a atenção nos stories

Você também pode usar algumas dicas para chamar atenção nos Stories e aumentar a sua audiência e conscientização da sua marca com o seu público:

  • Use imagens: Seja criterioso na escolha de suas fotos. Dificilmente a primeira foto será a melhor, portanto, escolha as fotos mais bonitas e de maior qualidade.
  • Edite as fotos: Ferramentas como Pixlr e Lightroom podem editar suas fotos do Instagram Stories.
  • CTA: O seu público deve er atraído com algum tipo de ação como “saiba mais” ou “arraste para cima”.

Você também pode usar o arquivo dos stories expirados e transformá-los em destaque. Assim eles ficarão guardados no perfil do Instagram.

Com essa função, você pode criar vários posts de histórias e categorizar de acordo com os assuntos específicos.

3. Captura

Por ter um limite de 2200 caracteres e espaço para até 30 hashtags, saber o que escrever e como escrever é essencial para engajar mais usuários e aumentar a sua captura.

Vamos falar de algumas dicas de fazer capturas com engajamento:

  • Desenhe opções para a sua ideia do que pretende entregar aos seus usuários e assim, você poderá escolher alguma dentre elas.
  • Use CTA: usar uma boa frase para engajar os seus usuários e incentivá-los a visitar o seu perfil e mesmo a página de produtos.
  • Atualize o seu público sobre as novidades que estiverem acontecendo com a sua marca.
  • Saiba usar o tom certo: Cada rede social tem o seu tom apropriado, portanto, adapte o linguajar utilizado. Como o Instagram é mais criativo e causal, adotar uma linguagem leve e simples pode tornar o seu conteúdo mais emocional e conectar seu público de forma mais poderosa.

4. Hashtags

Essa função te permite transformar informação em metadados. Essa categorização de posts torna aos usuários mais fácil encontrar conteúdos de seu próprio interesse.

Por serem muito importantes para o marketing em redes sociais, especialmente no Instagram, as hashtags são uma ferramenta imprescindível para o seu negócio. Vamos a classificação delas:

  • Nicho: Informação nichada em relação aos tópicos gerais. Um exemplo é: #marketingderedessociais.
  • Comunidade: Inclui informações de comunidade ou local de origem e/ou destino. Por exemplo: #fotoemfernandodenoronha.
  • Tópicos gerais: Informa à audiência o assunto do seu conteúdo. Exemplo, #marketing.
  • Combinando hashtags de várias dessas classes, você pode conseguir aumentar ainda mais o seu conteúdo.

5. Instagram Live

A ferramenta de compartilhamento de vídeos em tempo real, o Instagram Live, facilita o processo de marketing. Ele pode ser dividido em duas funções:

  1. Sessões Q&A: Essa seção de perguntas e respostas permite que você engaje ocm a sua audiência e receba respostas no seu feed de mensagens.
  2. Lives: Você pode interagir ao vivo com seu público e compartilhar atividades em tempo real.

Essa é uma ótima ideia para conseguir atenção de seguidores. Existem 3 razões para isso, são elas:

  1. Notificações diretas aos seus seguidores: A notificação que aparece na barra de notificações assim que você entra ao vivo.
  2. Transmissão por 24h: Você pode manter a transmissão como parte do Stories, mantendo o engajamento depois da sessão ao vivo.
  3. Prioridade no feed de Stories: Sua conta em primeiro lugar na lista dos usuários sobre novos Stories disponíveis. Isso pode capturar a atenção de seus seguidores de forma mais fácil.

6. IGTV

Um vídeo promocional de 1 minuto pode não ser suficiente para explicar sua campanha de marketing no Instagram. Assim como os vídeos de 15 segundos que podem ser ineficientes, apesar de populares.

Aqui o IGTV aparece com força. Essa é uma função que te permite fazer um vídeo vertical acessível pelo próprio Instagram, assim que for armazenado na ferramenta.

Você pode usar o IGTV como ferramenta de campanha de marketing digital assim:

  1. Baixe o IGTV através da AppStore ou PlayStore
  2. Crie seu canal
  3. Faça upload do seu vídeo
  4. Edite a capa, com um título ou descrição chamativa
  5. Poste e compartilhe o vídeo no instagram

Você também pode fazer upload de conteúdos para o IGTV pelo computador, basta acessá-lo pelo Instagram.

Criando e configurando a conta profissional no Instagram

Existem vantagens de ter uma conta profissional em relação à uma conta pessoal. E, abaixo, criamos um tutorial de como fazê-la:

1. Criar uma conta no Instagram

Integre sua conta usando um e-mail profissional. Isso torna mais fácil de gerenciar a sua conta. Certifique-se de que os dados informados são os do seu negócio.

2. Alterar para Perfil Comercial

Para usar sua conta pessoal como profissional, altere entre elas de forma tranquila através dos seguintes passos:

  1. Clique no menu Configurações
  2. Vá em Adicionar uma conta profissional
  3. Selecione Converter conta existente
  4. Escolha a categoria para a sua conta
  5. Preencha as informações e conecte-se com sua página no Facebook

3. Otimize o seu perfil

A fim de usar as muitas ferramentas de marketing do Instagram, faça o seu perfil representar você e seu negócio. Vamos falar sobre isso:

  1. Defina como sua foto de perfil o logo da sua empresa.
  2. Insira na sua bio o ramo do seu negócio, endereço e informações de contato.
  3. Coloque o link do seu site e não esqueça de hashtags no perfil.

4. As configurações de gerenciamento

Quando quiser melhorar o perfil da sua marca, explore e ajuste as configurações de acordo com necessidades e gostos. Algumas opções que você pode configurar são:

  • Pagamentos: Configuração de envio e recebimento de pagamentos relacionados com qualquer postagem promocional.
  • Notificações: Trabalha com o envio e recebimento de notificações. Você simplesmente pode desligar as notificações se não quiser receber uma enxurrada delas.
  • Ads: Rastreie e monitore atividades publicitárias do seu perfil no Instagram. Você pode ficar sabendo das campanhas publicitárias dos seus competidores, assim como analisá-las.

Instagram Ads

Com o Instagram você pode atingir um público mais amplo e engajado e  com o Instagram Ads você pode oferecer serviços extras que o ajudam a conquistar isso.

Tais serviços são:

  1. Stories Ads: Adicione um vídeo de um minuto ou correntes de Stories, com três de uma só vez.
  2. Coleção Ads: Mostra uma colagem de vídeos, fotos e redireciona para o seu site.
  3. Video Ads: Cria um vídeo de um minuto para atrair a sua audiência.
  4. Carrossel Ads: Muitas fotografias e até mesmo vídeos podem ser mostradas em uma postagem de publicidade em formato carrossel.
  5. Foto Ads: Mostra uma foto para promoção do seu produto.

Vale a pena investir no Instagram?

Concluindo, como o Instagram oferece um enorme número de funções úteis para as suas campanhas de marketing e possui uma expressiva e crescente base de usuários com mior engajamento que o de outras redes, vale a pena testar e usar a plataforma como mais uma estratégia para o seu negócio.

E, para isso, basta simplesmente criar um perfil profissional, otimizar o seu perfil, de forma ue ele fique mais atraente para a sua audiência e explorar a critividade na criação de conteúdos para engajar mais usuários.

Além disso, você ainda pode usar o Instagram Ads para elevar a conscientização sobre a sua marca e conseguir mais seguidores e engajamento.

Se você quiser usar o Instagram Ads ou deseja mais informações sobre como criar campanhas de marketing de alta conversão, clique no botão abaixo e fale com um de nossos consultores.

nossos consultores

Deixe um comentário