Marketing digital para quem está começando: o básico

Se você está iniciando no marketing digital, você veio ao lugar certo. Nesse post falaremos sobre o básico que você precisa saber para começar no marketing digital.

A busca pelo conhecimento necessário já é o primeiro passo, que você já deu. Você também vai perceber que o marketing digital exige dedicação e estudo contínuo para que você se mantenha atualizado com as novidades.

Aqui você vai aprender o básico que você precisa para entender e aplicar o marketing digital. Porém, esse é um assunto muito extenso e possui muitas ramificações, logo, ainda há muito para estudar.

Vamos começar!

O que é o Marketing Digital

O marketing digital é o processo de atrair e manter clientes para negócios e marcas através de plataformas e ferramentas digitais.

Dentro do marketing, um profissional deve conhecer o mercado de atuação de uma empresa (daí marketing de Market – mercado) e criar soluções para atingir esse mercado de forma mais satisfatória.

A partir de uma análise criteriosa de clientes, concorrentes e fornecedores, assim como da própria empresa e de todos os atores de um dado mercado, ele pode identificar oportunidades e traçar caminhos para atingir os objetivos necessários.

O marketing digital busca levar todo esse processo para os meios digitais, ao atingir o público virtual. A vantagem do ambiente virtual é a maior facilidade de medir os resultados e monitorar o andamento das campanhas, já que existem ferramentas de medição muito precisas.

A facilidade de medição também auxilia na tomada mais rápida de decisões e modificações, além de ajudar a entender e atingir o mercado de forma mais rápida, profunda e impactante, sendo muito mais simples do que uma campanha em meios de marketing tradicional.

A importância do marketing digital

Não é difícil entender os motivos para você investir em marketing digital ou mesmo entender a importância deste no mundo atual.

Além do crescimento de usuários do ambiente virtual, a pandemia aumentou o número de negócios que se voltaram para a internet como forma de se manter.

Alguns dados podem ajudar você a compreender a dimensão da oportunidade oferecida pelo ambiente digital para os negócios e, consequentemente, do marketing digital para os negócios:

  • 75% dos brasileiros possuem acesso a internet, segundo o IBGE;
  • 90% destes acessam a internet todos os dias;
  • 92% utilizam serviços como Facebook, Whatsapp e Skype;
  • 39% já realizaram compras por meio de comércio eletrônico;

Portanto, já está no cotidiano do brasileiro o uso da internet. E com o crescimento das vendas por meios digitais, essa oportunidade é terreno fértil para a adoção de estratégias de marketing digital.

Independente do objetivo, o marketing digital pode ajudar um negócio.

Vantagens de aplicar o marketing digital

Existem muitas vantagens de aplicar o marketing digital em um negócio e, vamos listar algumas.

Investimento inicial mais baixo

Os anúncios, tanto no Google quanto em redes sociais, geralmente custam centavos por impressão, clique ou por visualização.

Portanto, o marketing digital tem um investimento inicial muito mais baixo em comparação com meios de divulgação tradicionais.

Isso sem falar na produção de conteúdo, que pode reduzir muito o custo de estratégias de SEO e marketing de conteúdo.

Mensurável

Uma dificuldade das estratégias de marketing tradicional é a dificuldade de medir os resultados efetivos de uma estratégia.

Um exemplo: quando uma empresa faz um anúncio na televisão, o máximo que ele pode conseguir é uma estimativa de lares que ele alcançou. Na prática é impossível saber quantas pessoas viram e se interessaram pelo produto é impossível.

Já no marketing digital, você consegue medir informações com precisão, aumentando a efetividade das suas ações.

Alcance grande e preciso

Novamente no exemplo do anúncio na TV, você não sabe se conseguirá atingir o público certo e da forma ideal.

No marketing digital é diferente: você pode filtrar o seu público pelas suas preferências e atingir um grande número de pessoas potencialmente interessadas pelo seu produto.

Resultados mais rápidos

A partir das vantagens anteriores, facilidade de medir, alcance maior e preciso e a facilidade de investir, o marketing digital tende a trazer resultados mais rapidamente.

Você então poderá avaliar o mercado e oferecer produtos e serviços que o seu cliente deseja.

Tipos de marketing digital

Existe mais de uma forma de marketing digital, assim como formas de você aplicar soluções diferentes para necessidades específicas de marketing.

Mecanismos de busca

Você conhece a importância dos buscadores para o tráfego na internet? Pois bem, você deve usar muito o Google para pesquisas, certo?

Grande parte das pesquisas feitas na internet é feitas pelo Google. E isso é uma importante oportunidade para o marketing.

Para uma página aparecer no topo das buscas, é necessário um trabalho de SEO, uma das áreas mais conhecidas do marketing digital.

A otimização para mecanismos de busca, usa ferramentas e técnicas para aumentar a frequência com a qual os sites aparecem nas pesquisas.

O tráfego gerado é chamado de orgânico e é muito importante para aumentar as conversões de uma página.

Mídias Sociais
Um dos campos de maior crescimento no marketing digital, o marketing para mídias sociais é focado em atrair atenção e gerar maior engajamento nas redes sociais.

Existem diversas plataformas que você pode usar para explorar os benefícios dessa estratégias, assim como ferramentas e possibilidades.

O principal desse formato de marketing é definir a sua persona e, através dela, criar campanhas voltadas para atrair esse público, adaptando conteúdos e linguagem para ter uma efetividade maior.

Tráfego pago

Como dissemos anteriormente, o marketing digital tem menor investimento para criação de campanhas, seja de conteúdos ou para tráfego pago.

As estratégias de tráfego pago permitem que você pague por anúncios em buscadores, sites, blogs e redes sociais e assim aumente as chances de conseguir resultados com sua estratégia de marketing digital.

Tráfego orgânico

Os resultados orgânicos a partir de marketing digital são os mais desejados por profissionais de marketing digital.

A grande vantagem é que o tráfego orgânico não possui custos associados, como o tráfego pago, pois surgem da interação gratuita dos usuários.

O SEO é o melhor exemplo dessa estratégia. Apesar de exigir muito empenho e trabalho, o resultado é duradouro e recompensador.

Onde aprender mais sobre marketing digital

Existem alguns locais que você pode acessar para aprender mais sobre marketing digital. Muitos dos cursos são gratuitos e você pode concluir em algumas horas:

  • HubSpot Academy: Um dos maiores portais de cursos de marketing digital, com dezenas de certificações gratuitas na área.
  • Rock University: Universidade da Rock Content, uma das maiores empresas de marketing de conteúdo do país.
  • RD University: A resultados digitais é outra empresa de marketing digital que oferece cursos básicos e avançados em marketing digital.
  • Gestor de Marketing: Esse site oferece mais de 20 opções de cursos para especialistas em marketing digital e vendas.
  • Escola do Marketing Digital: oferece o curso de Marketing e Vendas Online, com aulas para iniciantes e avançados.
  • Academia do Marketing: Oferece tanto cursos online quanto presenciais e uma das pioneiras em cursos de marketing digital.

Estratégias de marketing digital para iniciantes

Se você deseja aplicar o marketing digital, mas é iniciante, sugerimos alguns passos que você pode aplicar para começar:

Foco no público-alvo

Atingir o público é o foco de cada negócio, pois sem público, sem vendas. Logo, definir o seu público-alvo é muito importante para iniciar a sua estratégia de marketing.

Definição de metas e objetivos

Após definir o seu público-alvo, você deve escolher os objetivos e metas do seu projeto. Para melhores resultados, suas metas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis e com tempo definido.

Criação e divulgação de conteúdo

Agora você deve começar a criar conteúdo. Para a criação de conteúdo, saber quem é o seu público e ter metas definidas é muito importante.

Só aí que você irá aplicar as suas estratégias e divulgar a sua marca.

Monitoramento de métricas

Para que você tenha resultados melhores, é importante monitorar os KPIs ou indicadores chave de desempenho.

Métricas como taxas de conversão e engajamento e até o abandono de carrinho podem ser medidas. Esses dados ajudam a medir a efetividade das estratégias de marketing digital.

Conclusão

O marketing digital para iniciantes é simples e não é difícil de aplicar. Na maioria do tempo você precisa de dedicação e paciência, além de manter a medição de resultados para maior efetividade da sua estratégia.

Se você deseja aplicar estratégias de marketing digital no seu negócio, clique no botão abaixo para falar com um de nossos consultores e conhecer as nossas soluções.

nossos consultores

Deixe um comentário