Marketing digital para e-commerce

Imagine por um momento que é 1994 e você recebeu a tarefa de promover um par de tênis especificamente produzidos para corredores.

Esse novo modelo de tênis é simplesmente incrível. Ele vai ajudar os corredores a aumentar a sua performance, velocidade e o conforto nos pés.

Você, um vendedor talentoso, com o conhecimento do marketing decide promover esses tênis com alguns anúncios na TV, no rádio, em outdoors e até mesmo nos jornais.

Você pensou até mesmo em contratar alguma celebridade para falar bem do seu produto. Essas táticas ajudam o seu produto a ter mais exposição e vender mais.

O único problema que surge é: Você está anunciando para tdo mundo e isso vai te custar muito dinheiro.

Você então decide anunciar em uma revista para corredores e até mesmo patrocinar eventos de corrida, porque é aonde a sua audiência se encontra.

Essas táticas aumentam sua segmentação ao ajudar você a levar o seu produto aos seus consumidores ideais, aqueles que realmente se interessarão por ele – corredores.

Agora vamos voltar para os nossos dias atuais

Como você é um especialista em marketing digital, você decide investir em canais de marketing digital para divulgar seu novo produto.

  • Você cria anúncios no Google Adwords para atingir pessoas pesquisando por tênis de corrida.
  • Você envia e-mails a quem está inscrito em suas newsletters anunciando seu novo tênis.
  • Você os promove nas mídias sociais: Facebook e Instagram.
  • Você cria posts no seu blog sobre dicas de como os corredores podem melhorar o seu desempenho com tênis mais confortáveis.
  • Você utiliza afiliados na indústria para ajudar você a aumentar a conscientização e aumentar o tráfego para o seu site.
  • Você compra anúncios em banner em várias redes de display e anúncios.
  • Você otimiza a página do seu produto, de modo que o Google te envie tráfego orgânico gratuito.
  • Você faz remarketing com anúncios para todos aqueles que visitaram seu site mostrando seu novo tênis.

Na era atual, especialistas em marketing digital tem inúmeras opções quando se trata de anunciar seus produtos.

O importante é compreender como cada canal digital funciona e como ele poderá ajudar você a conseguir atingir os seus objetivos de marketing.

Introdução

Hoje em dia, você ouve bastante sobre marketing digital, certo?

Principalmente porque tem muita coisa acontecendo nesse mercado nesse instante. As coisas estão mudando bem rápido.

As distrações vêm de todos os ângulos, a tecnologia está em constante evolução e o comportamento dos consumidores mudam a cada minuto.

O que é muito popular e está na moda hoje pode não estar no próximo mês.

Tudo isso cria um enorme desafio para negócios de e-commerce e os responsáveis pelo marketing digital destes. Como semanter atualizado?

Neste artigo, queremos explicar o que significa marketing digital e ajudar você a se familiarizar com os diferentes canais de marketing digital que existem e que você deveria estar focando em sua estratégia online.

Primeiro, o que significa marketing?

Deixe me perguntar: Porque alguém compraria um relógio Rolex?

Talvez seja isso que alguém queira após ver um anúncio da Rolex enquanto assiste uma partida de tênis Youtube.

Se essa pessoa trabalhar em algum setor onde a imagem seja muito importante para o sucesso, ter um relógio como esses pode tornar tudo muito melhor.

Um relógio Rolex é importante para alguém assim pois passa a sensação de luxo e ajuda a atrair os clientes certos, assim como a atenção certa.

O marketing surge como a satisfação das necessidades e desejos de um público-alvo. Ele é como pesquisamos, promovemos e contamos histórias que comunicam valor com o intuito final de influenciar positivamente as vendas ao vender nossos produtos a esse público.

Então, o que é marketing digital?

O marketing digital é uma subdivisão do marketing e é usado para promover uma marca ou produto usando uma ou mais ferrmentas digitais. O objetivo também é influenciar os consumidores a tomar uma atitude.

O poder do marketing digital é fenomenal. Você pode alcançar milhões de usuários em questão de horas e com apenas alguns cliques. De fato, nunca antes na história um poder tão grande esteva tão amplamente disponível.

Tenha em mente que a internet concentra todas essas ferramentas digitais, mas temos muitas outras tecnologias offline que também podem ser usadas em conjunto com o marketing digital para amplificar seu alcance.

Você sabe o que é mais excitante sobre o marketing digital?

Todos os anos, novas tecnologias vão sendo introduzidas. Algumas delas falham, enquanto outras são bem sucedidas e então se tornam parte das estratégias de marketing digital.

 

E-Book Grátis

 

Porque o marketing digital é tão importante para o e-commerce?

Vamos relembrar o dia em que Steve Jobs anunciou o primeiro iPhone? Eu acredito piamente que aí o marketing Digital se tornou muito mais desafiador – e divertido!

Usuários não mais consomem conteúdo apenas quando estão parados. Eles agora consomem conteúdo em movimento ou enquanto fazem várias coisas ao mesmo tempo.

No final das contas, estamos deixando de ver muita coisa quando estamos olhando para os nossos smartphones. Estamos nos distraindo com múltiplas notificações e nem mesmo as baterias tem conseguido suportar a carga de trabalho.

Tudo isso tem criado um grande desafio para empresas de e-commerce de todos os tamanhos pelo mundo.

Como você consegue a atenção de um prospect que está distraído com outra coisa?

  • Não assistimos mais a TV da mesma forma que antes. Estamos substituindo a TV a cabo pela Netflix ou pelo Youtube.
  • Não temos ouvido rádio da mesma forma que antes. Estamos ouvindo mais podcasts e Spotify.
  • Não temos lido mais jornais como antes. Agora estamos usando os e-mails, apps e blogs/sites.
  • Não temo mais tanta atenção aos outdoors nas ruas como antes. Agora a nossa atenção está voltada para uma pequena tela na nossa mão.

Aqui entra o marketing digital

A única maneira de alcançar esses prospects hoje em dia é estar disponível para oferecer seus produtos nos mesmos canais digitais que os seus clientes.

Os 9 canais digitais principais para e-commerce

Uma coisa em comum entre todas as lojas de e-commerce bem sucedidas é que elas sabem como incorporar todos esses canais dentro de sua estratégias de marketing.

Elas não estão apenas focando em um e ignorando os outros. Usar corretamente todos eles é o quefaz essas empresas serem bem sucedidas.

Tenha em mente que novos canais serão introduzidos no futuro, mas, como um profissional do marketing digital, você deve ter certeza de estar no topo dos seguintes:

1. Search Engine Optimization (SEO)

De acordo com uma pesquisa americana, 35% dos consumidores começam a sua jornada de compra com uma pesquisa no Google. Ter certeza de que o seu e-commerce está otimizado para os mecanismos de busca é a chave. Tanto SEO onsite quanto offsite devem ser utilizados e constantemente atualizados conforme as alterações nos algoritmos de busca.

2. Search Engine Marketing (SEM)

Se você está procurando por resultados de curto prazo e imediatos e não pode esperar pelo ranqueamento do motor de busca (o que demora de 3 a 6 meses para dar resultado de fato) SEM ou pesquisa paga é o canal perfeito.

Fazendo parte do que conhecemos como tráfego pago, canais como o Google Adwords são uma ótima forma de conseguir boas colocações nas pesquisas do Google e deve ser o canal mais indicado para você.

3. E-mail marketing

O e-mail ainda está vivo. Nós apenas o estamos usando de forma diferente. Ainda é um dos mais importantes e eficientes canais de marketing digital para negócios.

O e-mail ainda tem relevância na experience de venda do cliente. Usuários podem enviar perguntas sobre os produtos ou informações gerais da sua companhia por e-mail. Você pode enviar os boletos por e-mail. Através dele, também pode enviar lembretede abandono de carrinho e muito mais.

Alguns e-mails com promoções podem ajudar a aumentar as vendas e campanhas de e-mail marketing podem ajudar você a comunicar as novidades e manter o relacionamento com o público.

4. Marketing de conteúdo

Como um negócio online, você não pode focar apenas em vendas. Você precisa dar valor sem pedir para aos seus clientes para comprar. Essas são premissas do marketing de conteúdo.

Uma das melhores maneiras de nutrir e atingir clientes é ao criar conteúdo de valor que ajude eles a resolverem problemas comuns. Seja um simples guia de compras ou um post de blog explicando como cozinhar alguma coisa, criar esse tipo de conteúdo ajudará você a construir conscientização, nutrir seus prospects e fidelizar clientes existentes.

5. Marketing em Mídias Sociais (SMM – Social Media Marketing)

Redes de mídias sociais estão aqui para ficar e estão consumindo a maior parte da atenção dos usuários. Postar regularmente no Facebook ou Instagram é apenas parte da solução. Profissionais de marketing digital devem incluir marketing de mídias sociais como parte de sua estratégia já que as redes sociais estão tornando mais difícil atingir audiências sem pagar.

6. Anúncios em Display

Anuncios em banner não são mais tão efetivos quanto já foram mas, se feitos corretamente, podem ainda ter um impacto positivo na sua estratégia.

Usuários de internet estão desenvolvendo hábitos de ignorar banners em sites, a menos que o seu banner tenha a mensagem certa.

7. Remarketing

Remarketing pode ser considerado invasivo mas, se feito da forma correta, pode realmente ajudar os  e-commerces a converter os visitantes em clientes.

Novas tecnologias tem permitido que empresas possam atingir dinamicamente os visitantes de seus sites com produtos ou conteúdos específicos que podem lhes interessar.

8. Mobile Marketing

Vamos reconhecer, os navegadores de internet não são mais os únicos softwares usados para acessar a web. Agora temos usado apps mais do que nunca. Apenas pare para ver quantos apps você está usando quando socializa com amigos.

Ter uma estratégia mobile é importante, mais do que nunca. Usuários se comportam diferentemente nos smartphones e profissionais do marketing digital precisam estar la´na hora certa e com a mensagem certa.

9. Marketing de Afiliados

Como você faz para que os sites falem sobre você? Trabalhe com afiliados ao dar-lhes um incentivo para vender e trazer clientes à sua loja.

Construir uma rede de afiliado engajado certamente irá melhorar suas campanhas de marketing ao ajudar a espalhar a sua mensagem online.

Conclusão

O marketing tradicional não está morto mas não tem mais o mesmo impacto que antes. Prospects estão agora colados com seus smartphones e etão sendo constantemente distraídos. A atenção deles é cada vez mais limitada.

Como um profissional de marketing digital, seu objetivo é encontrar formas de conseguir essa atenção limitada ao comunicar histórias que atraiam essa audiência. Você precisa persuadí-los a tomar a ação correta no tempo correto, ou seja, comprar o seu produto antes que acabe.

Tenha em mente que novos canais de marketing digital vão surgir no futuro. Mas antes que você entre nesses novos canais, tenha certeza que você tem aqueles que mencionamos nesse post bem desenvolvidos.

Se você deseja que o seu e-commerce seja bem sucedido na nossa competitiva era digital, tenha certeza de usar os seguintes canais:

  1. Search Engine Optimization (SEO)
  2. Search Engine Marketing (SEM)
  3. E-mail Marketing
  4. Marketing de conteúdo
  5. Marketing de mídias sociais
  6. Anúncios em Display
  7. Remarketing
  8. Mobile marketing
  9. Marketing de afiliados

 

E, se você tiver alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre os serviços acima, clique no botão abaixo e entre em contato com um de nossos consultores que poderemos aconselhar as melhores ações para fazer o seu e-commerce crescer.

nossos consultores

Deixe um comentário