Hashtags no Youtube: o que você precisa saber para usar nos seus vídeos

Você já deve conhecer as hashtags de redes sociais como Twitter e Facebook. Mas você sabia que e possível utilizar hashtags no Youtube também.

Se você não sabia, nesse post você vai aprender como utilizar as hashtags para aumentar o desempenho dos seus vídeos no Youtube.

Como funcionam as Hashtags no Youtube?

Quase sempre referidas com o sinal do jogo da velha, #, as Hashtags no Youtube são tags adicionadas ao título do vídeo ou da descrição que denota um tópico pu categoria ao qual o vídeo está associado.

De acordo com o próprio Youtube, as hashtags podem aumentar a visibilidade de um vídeo na ferramenta de busca do site.

Isso acontece porque as hashtags são formas de se indexar conteúdo e aumentar a velocidade com a qual um usuário pode encontrar conteúdo que deseja em plataformas de redes sociais.

O fato de funcionar no Youtube, segundo maior buscador do mundo atrás do Google, ajuda muito a sintetizar o motivo pelo qual você deve utilizar as hashtags no Youtube e assim aumentar a visibilidade dos seus conteúdos.

As hashtags no Youtube funcionam como em qualquer outra plataforma de mídias sociais. Quando você clica em uma delas, você é redirecionado para uma página com outros posts que usam a mesma hashtag. No caso do Youtube, vídeos.

Você pode encontrar as hashtags no Youtube em dois lugares:

  • Acima do título de um vídeo
  • Dentro da descrição do vídeo

Você pode conseguir mais visualizações com as hashtags no Youtube?

A grande questão é: as hashtags ajudam a melhorar o SEO dos seus vídeos no Youtube?

A resposta é sim! As hashtags podem te ajudar a aumentar o número de visualizações de três maneiras:

  1. Em primeiro lugar, as hashtags podem levar pessoas para o seu vídeo por meio de outros vídeos que usem a mesma hashtag.

Por exemplo: Se você fez o upload de um vídeo sobre marketing e adicionou a hashtag #marketing a esse vídeo.

Então, quando as pessoas clicarem em outros vídeos com a hashtag #marketing, existe uma chance que elas irão levar essas pessoas direto para o seu vídeo. Especialmente se o seu vídeo tem um bom ranking para essa tag.

  1. Algumas pessoas de fato procuram no Youtube usando hashtags como keyword.

Logo, quando você otimiza o seu vídeo ao redor dessa hashtag, você pode melhorar a colocação nas pesquisas para essa tag.

  1. Por fim, assim como as tags normais do Youtube, as hashtags ajudam ao próprio Youtube entender melhor o conteúdo do seu vídeo.

Por exemplo, hashtags como #dieta, #paleo e #cetogenica podem ajudar o Youtube a qualificar o seu vídeo como conteúdo sobre saúde e fitness.

E, além dos benefícios de SEI, as hashtags são uma ótima forma para juntar vários dos seus vídeos sem precisar de uma playlist.

Sabendo disso tudo, as hashtags não vão resultar magicamente em mais visualizações. Na verdade, o Youtube alerta que elas não são uma garantia de sucesso.

Em outras palavras: Há potencial para conseguir mais visualizações através de hashtags no Youtube, mas, elas não são mais importantes do que outros fatores no algoritmo do Youtube, como a retenção da audiência.

As melhores práticas

Como adicionar Hashtags no Youtube para o seu vídeo

Existem duas formas diferentes de adicionar hashtags para o seu vídeo no youtube. A primeira delas é através da adição das hashtags diretamente na descrição do seu vídeo.

Quando você faz isso, essas hashtags serão linkadas a partir de dentro da sua descrição.

Também, as três primeiras hashtags que você utiliza na sua descrição irão ser mostradas acima do título do seu vídeo.

Você também pode adicionar hashtags ao próprio título. Quando você faz assim, elas irão aparecer no título.

E, como em qualquer hashtag, as que foram inseridas no título do seu vídeo também serão clicáveis e agirão como qualquer outra hashtag.

 

E-Book Grátis

 

Como encontrar as hashtags certas para usar nos seus vídeos no Youtube

Vamos dar algumas dicas de como você pode encontrar as hashtags no Youtube que sejam próprias para o seu video e auxiliem você a conseguir mais resultados.

Vídeos em alta: Veja quais vídeos estão em alta no Youtube para entender quais tipos de conteúdo estão sendo mais consumidos no momento.

O maior problema de seguir essa dica é que a maior parte dos vídeos nessa categoria não estão de maneira alguma relacionados com o conteúdo que o seu canal aborda.

É por isso que recomendamos que você procure vídeos em alta em tópicos que você aborda. Então, use algumas das suas hashtags em seus vídeos.

Por exemplo, se você cria um canal no Youtube que fala sobre SEO. Quando você pesquisa por SEO no Youtube, você pode ver que os resultados são uma mistura de vídeos velhos e novos.

Para verificar os vídeos mais novos, basta filtrar os resultados por data de upload para essa semana.

Assim, você verá apenas vídeos com menos de uma semana de envio. Nesse caso, você irá focar nos vídeos com um volume de visualizações acima da média.

E, quando encontrar algum desses vídeos que use hashtags, apenas adicione tais hashtags ao seu vídeo e eles passarão a estar relacionados.

Vídeos de concorrentes mais populares: Esta é similar à estratégia discutida anteriormente. Só que, ao invés de apenas olhar as tendências, você olha para um canal concorrente de grande popularidade e busca os vídeos com maior sucesso.

E, então use as mesmas hashtags no seu vídeo.

Sugestões do Youtube: Essa é uma ótima dica para encontrar tópicos populares e hashtags em alta.

Tudo o que você precisa fazer é colocar o “#” na caixa de pesquisa. As hashtags que serão mostradas são as mais populares no Youtube no momento.

Se você tiver interesse em refinar isso, você pode digitar “#a”, “#b”, “#c” e etc. Assim você conseguirpa ainda mais ideias.

Conheça as desvantagens de usar hashtags no Youtube

Um problema de usar hashtags no Youtube é que elas também podem levar pessoas embora dos seus vídeos.

Isso tende a prejudicar a retenção de audiência dos seus vídeos.

Por exemplo, se você adicionar três hashtags na descrição do seu vídeo, essas hashtags serão mostradas abaixo do seu vídeo.

Isso torna mais tentador para alguém clicar em uma dessas hashtags, o que as enviará para longe do seu vídeo.

O aumento nas visualizações que você ganha usando hashtags pode compensar essas perdas. Mas você deve sempre ter isso em mente.

Crie uma hashtag da sua marca

Uma das formas de impedir a perda de visualizações por causa do uso de hashtags é através da criação de uma hashtag de marca.

Dessa forma, quando alguém clica na hashtag que você criou elas irão ver apenas como resultados os vídeos que você fez, não vídeos de canais concorrentes.

Assim, mesmo que uma hashtag prejudique a retenção de audiência de um vídeo, não vai prejudicar o seu tempo de sessão.

Algumas dicas e estratégias avançadas

  • Use com cautela: Você não precisa usar hashtags no Youtube como um louco. Na verdade, se você usar mais de 15 hashtags em um único vídeo, o Youtube irá ignorar todas elas!

Isso porque você estará tentando abusar do sistema de hashtags para melhorar o seu vídeo e, por isso será punido pela plataforma.

  • Use apeas hashtags relevantes: Em outras palavras, todas as hashtags devem se relacionar com o conteúdo do seu vídeo.

De outro modo, você pode ser notificado por violar a política de metadados do Youtube. Então, apesar de ser tentador usar uma hashtag que está em alta, tenha em mente que as hashtags devem estar relacionadas com o conteúdo do seu vídeo.

    • Tente alguma ferramenta de hashtags: Apesar das dicas que demos no post serem capazes de prover um grande número de sugestões, você ainda pode usar ferramentas que apontam tendências e hashtags que podem ser usadas no seu conteúdo.

E se precisar de auxilio para qualquer questão de marketing digital, clique no botão abaixo e fale com um de nossos consultores.

nossos consultores

Deixe um comentário