Gravando vídeos caseiros de forma profissional

Se você está interessado em fazer vídeos caseiros visando criar um canal no Youtube, mas deseja que esses vídeos sejam de alta qualidade, profissionais. Pois bem, esse artigo é para você.

Mesmo que você queira criar algum tipo de produto ou dar aulas online, você vai querer gravar vídeos caseiros, porém, o mais profissionais possíveis.

A verdade é que muita gente acha que para fazer vídeos de qualidade profissional é necessário ter equipamentos profissionais e habilidades avançadas com edição.

Nada mais longe da verdade. Muitos youtubers e influencers começaram seus canais criando vídeos caseiros com equipamentos amadores e edição simples.

Isso garante que você pode começar sem precisar de muito investimento financeiro.

Como os atuais smartphones possuem boas câmeras e capazes de gravar com alguma qualidade, você pode ter bons vídeos mesmo sem equipamento profissional.

A maioria dos canais do Youtube são de fato feitos com vídeos caseiros. Logo, você pode começar com os equipamentos que possui.

Nesse artigo, vamos falar sobre a criação de vídeos caseiros de forma profissional. Isso sem muito investimento.

O que são vídeos caseiros?

Os vídeos caseiros são aqueles produzidos de forma simples, sem grandes investimentos com produção e edição, equipamentos e profissionais caros e dedicados ou mesmo sem a contratação de estúdios de gravação.

A maioria desses vídeos é feitos em casa, de forma muito simples. Muitos de nós já gravamos algum vídeo usando a câmera do celular e esse é um vídeo caseiro.

É fato que hoje, as câmeras dos aparelhos de celular têm englobado cada vez mais tecnologia e capacidade de fazer filmagens em alta definição.

Isso permite que o formato de vídeos caseiros tenham uma proximidade muito grande com a qualidade dos vídeos profissionais.

A partir de um tripé e um smartphone, existem muitas pessoas gravando aulas e assim passando informações e conhecimento para milhões de pessoas ao redor do mundo.

Obviamente, você precisará se dedicar a criar as condições para que o seu vídeo tenha uma aparência profissional e organizada.

As situações que são normalmente produzidas por profissionais deverão ser criadas e editadas por você, por isso esteja atento em tudo o que for impactar o seu vídeo, como iluminação, som, entorno da gravação e roteiro.

Vantagem da criação de vídeos caseiros

Não é novidade o crescimento dos vídeos como a forma mais comum de consumir conteúdo na internet.

Dessa forma, os vídeos tem ganho maior relevância nas buscas em relação aos textos.

Logo, mais do que querer fazer vídeos caseiros, você deve saber como fazer esses vídeos de forma a conseguir cumprir as estratégias que você deseja com a criação desses vídeos.

Ultimamente, o investimento na criação de vídeos e conteúdos em vídeo tem aumentado dramaticamente.

Muitas empresas têm utilizado vídeos na promoção de produtos e serviços além de criar valor para aqueles que o assistem.

Outras vantagens associadas a criação de vídeos são:

  • Construção de autoridade.
  • Reconhecimento de marca.
  • Aumento no engajamento com os consumidores.

Você também poderá alcançar muito mais pessoas, já que esses vídeos poderão ser vistos em qualquer lugar no mundo e por qualquer pessoa a qualquer momento.

E você também pode aumentar o seu alcance a partir do compartilhamento do seu vídeo, que ajuda a aumentar o seu sucesso.

Promoção de um negócio

É fato que a criação, ainda que de vídeos caseiros, ajudam a promover produtos e serviços de um negócio devido a sua facilidade em ser consumido.

O aumento no engajamento, na visibilidade da marca e na percepção de autoridade trazem enormes benefícios para um negócio como um todo.

O uso de mídias como vídeos para a criação de conteúdo aumenta o alcance de uma estratégia de negócios, já que este conteúdo poderá ser visualizado facilmente em qualquer lugar do mundo. Vale citar a facilidade de compartilhamento de dados nesse nível.

Os conteúdos em vídeo englobam também a vantagem de ser bem posicionados nas pesquisas do Google.

Baixo investimento

Engana-se quem acha que para produzir vídeos de alta qualidade, mesmo vídeos caseiros, é necessário um alto investimento.

Equipamentos que atualmente seriam considerados amadores, como as câmeras de celulares, evoluíram a ponto de apresentarem uma qualidade excelente. Por isso, a necessidade de equipamentos profissionais é reduzida.

Comprar bons equipamentos pode aumentar ainda mais a qualidade das suas publicações e conteúdos, mas você pode deixar para fazer isso quando o seu negócio já estiver consolidado.

Muitos criadores de conteúdos utilizam câmeras de smartphones, luz natural e cenário simples para ambientar seus vídeos. Softwares de edição básica são utilizados.

Engajamento da audiência

Ao engajar-se com a sua audiência, seu conteúdo gera mais tráfego e assim poderá conquistar mais clientes.

Porém, para conseguir engajar com a sua audiência, ser consistente em suas publicações é muito necessário.

Isso pode ser facilmente resolvido com um calendário de publicações.

Quando seu conteúdo consegue agradar o seu público este sempre buscará ver as novas publicações que você faz. Por isso você não deve demorar a criar novos conteúdos, já que isso deixa as pessoas mais distantes de você.

Aumento de tráfego

A criação de vídeos caseiros pode ajudar você a gerar mais tráfego para o seu site ou blog e ainda ajudar a aumentar a sua presença em redes sociais.

Por isso, uma dica importante é incluir vídeos em suas publicações em sites e blogs, de forma que você consiga um melhor ranqueamento no Google.

Sabemos que uma estratégia de apenas textos pode alcançar uma grande audiência, mas combinar essa estratégia com conteúdos em vídeo pode turbinar os seus resultados.

E, a depender da qualidade das suas publicações, seus vídeos caseiros podem aumentar o número de leads e vendas do seu negócio.

Autoridade

Uma característica comum nos criadores de conteúdo que mais fazem sucesso é a autoridade.

Conseguir autoridade em um mercado é essencial para ter mais sucesso, já que isso fideliza a sua audiência e com isso, você aumenta a sua capacidade de gerar renda através do seu projeto.

Para aumentar a sua autoridade, a qualidade do conteúdo que você publica é essencial. Com vídeos caseiros você pode passar ao mesmo tempo uma mensagem com conteúdo profissional de uma forma mais simples e emocional.

Conquistando autoridade em seu nicho você pode aumentar as conversões do seu negócio.

Gravando seus vídeos caseiros como um profissional

Sabendo os benefícios para você e o seu negócio de gravar vídeos. Vamos falar de como você pode usar essa estratégia de marketing para catapultar o seu sucesso.

As dicas que iremos incluir aqui são feitas para fazer do seu vídeo caseiro o mais profissional possível. E isso com pouco investimento, como foi referido no início do artigo.

O baixo valor do investimento inicial se explica em parte pela popularização dos equipamentos e consequente redução dos preços e também pela evolução da tecnologia que entrega câmeras cada vez melhores nos dispositivos móveis.

Vamos a cada passo para criar o seu vídeo caseiro.

Passo a Passo para criar um vídeo caseiro

Para começar a sua saga de criação de vídeos caseiros, você deve planejar detalhadamente como será o seu vídeo.

Defina cada aspecto do vídeo, como ele será feito, a pauta, público-alvo, o conteúdo que será passado e também os objetivos que deseja atingir com seus conteúdos.

Você pode criar vídeos visando vender algum produto ou serviço, aumentar o tráfego de pessoas para o seu site, blog ou página nas redes sociais, divulgar a sua marca, aumentar engajamento ou criar autoridade.

Com esse objetivo em mãos, você deve criar conteúdos pensando em como irá atingir esses objetivos através desse conteúdo.

Nesse caso, criar um roteiro ou pauta e decidir como esse conteúdo será passado aos espectadores. Uma forma muito comum e que costuma dar certo é falar em tom de conversa amigável. Isso cria empatia e conecta você à sua audiência.

Duas características necessárias para que o seu conteúdo seja cada vez mais visto: relevância e autenticidade. Isso ajuda que aqueles verdadeiramente interessados no seu assunto visualizem o seu conteúdo.

Seja específico também no seu conteúdo, isso ajuda a segmentar a sua audiência de forma mais fácil. Falar de vários assuntos diferentes pode dificultar a conexão com a audiência, tornando o processo de crescimento mais difícil.

1. Pesquisas de palavras-chave

Através da pesquisa de palavras-chave você verá as sentenças e termos mais comuns buscados pelo seu público-alvo.

Assim, você pode criar as pautas de conteúdo para serem publicadas de modo a atender a essa audiência.

Isso também pode auxiliar no SEO dos seus vídeos e do seu site, já que, se feito de forma correta, a sua página ou vídeo ficará melhor colocado no Google.

2. Planejamento do vídeo

Mesmo que seja um vídeo caseiro, você desejo fazer da forma mais profissional possível, certo?

Por isso, a primeira coisa que você deve buscar fazer é planejar como será esse vídeo. Como dissemos anteriormente, esse planejamento envolve muitas etapas.

Uma delas é a definição de objetivos. Equipamentos necessários e ambientação também são importantes. A pauta que a essa altura pode estar definida é outro passo do planejamento.

3. Público-alvo

Ainda que o seu vídeo caseiro tenha a qualidade de um vídeo profissional, se você não conseguir atingir adequadamente o seu público-alvo, você não terá sucesso.

Portanto, conhecer o seu público e o conteúdo que normalmente buscam e precisam é imprescindível para ter maior sucesso com seus vídeos caseiros.

Defina também onde se encontra o público que você quer atingir. O correto é publicar conteúdo onde seu público está.

Ter uma persona também é importante. Portanto, saiba qual é o gênero, idade, localização, mídias sociais preferidas, hábitos de consumo e qualquer dado que possa ajudar você a definir melhor o seu público ideal. Dessa forma será mais fácil atingi-lo.

4. Conteúdo

Planejar o conteúdo do vídeo é vital para o seu sucesso. Por isso antes de gravar seus vídeos caseiros, não se esqueça de definir o conteúdo que será abordado.

Ao planejar o seu conteúdo, você deve definir o assunto que será abordado e ver por meio de ferramentas, se há bom volume de buscas.

Ter um roteiro antes de cada vídeo que for gravar ajuda na criação do vídeo e na compilação de conteúdo.

5. Roteiro de conteúdo

Ter um roteiro é vital para ter conteúdo de qualidade sendo enviado à sua audiência. Essa é uma parte que você não pode ignorar.

Evite o grande erro de criar vídeos por improvisação, sem planejamento. Com um roteiro você saberá tudo o que precisa e como precisa falar, de forma que não se perca durante o vídeo.

Uma pauta ajuda você a não esquecer o que precisa dizer, passar conteúdo completo e manter a sua audiência engajada.

A pauta também torna o seu vídeo mais profissional, já que quando você não tem uma pauta definida, você pode parecer sem credibilidade e isso dificultar o estabelecimento da sua autoridade.

Para não parecer pouco natural, uma dica é treinar e praticar. Conforme o tempo passa, você tende a ficar cada vez melhor e conseguir vídeos caseiros profissionais de forma natural.

6. Cenário

Um cenário bem feito é tão importante quanto o roteiro do seu vídeo. Seu cenário ajuda a manter os espectadores conectados com o vídeo.

Um cenário bagunçado ou desorganizado pode distrair sua audiência, dificultar a comunicação da mensagem e até mesmo aumentar o abandono dos seus vídeos.

Mas, não é necessário muito dinheiro para criar um bom cenário. Ter um lugar silencioso, com boa iluminação e sem distrações é o suficiente.

Seu cenário pode ser próximo a uma janela, assim você usa a iluminação natural, com poucos objetos de fundo para evitar distrações e organizado, para não transparecer desleixo.

7. Equipamentos

Agora vamos falar dos equipamentos que aumentam a qualidade dos seus vídeos e podem fazer você parecer muito mais profissional.

Câmera

Na criação de vídeos caseiros, um equipamento crucial é a câmera e, apesar de que a câmera de smartphone seja considerada amadora, ela é um equipamento que pode ter qualidade semelhante à profissional.

Contudo, isso não significa que você não possa comprar uma câmera de alta qualidade para os seus vídeos. Alguns modelos semiprofissionais disponíveis são bem acessíveis.

Fique atento à resolução da câmera, pois isso garante a qualidade das imagens. Um vídeo com uma imagem de qualidade ajuda a transmitir profissionalismo e confiança para o seu público.

Microfone

Não utilize o microfone embutido nas câmeras, já que ela não possui a capacidade de filtrar ruídos e sons do ambiente. Assim seu vídeo pode acabar muito ruidoso e dificultar a experiência do usuário.

Um microfone externo permite a edição, redução de ruídos, aumento ou diminuição do volume e aumenta a qualidade do seu vídeo.

Adquira um microfone unidimensional, como os microfones de lapela, de mão e headset. Assim, somente o som da sua voz será captado ajudando na edição e deixando seu vídeo mais profissional.

Iluminação

A iluminação tem um papel muito importante na qualidade dos seus vídeos. Um vídeo gravado em ambiente escuro, com muitas sombras, iluminação irregular, etc. passa a imagem de vídeo amador, de desleixo.

Não é a impressão que você deseja, certo? Seus espectadores precisam ver cuidado e profissionalismo.

Um vídeo com iluminação boa, câmera bem posicionada e bom som, sem ruídos e distrações é capaz de prender em manter a audiência engajada com seu conteúdo.

Não se esqueça de verificar se os seus equipamentos estão funcionando e prontos para uso antes de iniciar a gravação para evitar transtornos.

Dicas de gravação

Por fim, vamos falar da parte que interessa: gravar os vídeos caseiros. Se você já cuidou de todos os aspectos anteriores, já deve estar pronto para criar vídeos de qualidade.

Seja você mesmo, transmita confiança no que diz e seriedade. As seguintes dicas irão ajudar a melhorar a qualidade do seu vídeo e da sua apresentação:

  • Limpeza da lente: A lente da câmera acumula poeira e isso compromete a qualidade da imagem. Portanto, sempre limpe as lentes antes de gravar seus vídeos caseiros;
  • Áudio: Cuide bem do áudio para não haver interferências e ruídos, assim como no volume, já que um áudio ruim pode comprometer um vídeo inteiro.
  • Posição da câmera: Fique atento para se posicionar de modo central na câmera, focando a atenção em você ou em algo que queira apresentar, de modo que a audiência não seja distraída por outros elementos.
  • Luz natural: Como já dissemos a iluminação é vital para a qualidade da imagem do seu vídeo, portanto dê atenção especial a esse quesito. Se for um vídeo diurno, prefira iluminação natural, vídeos noturnos demandam iluminação mais profissional, para melhor contraste.
  • Vídeos curtos: As pessoas estão cada vez mais demandando que as informações sejam entregues de forma sucinta, portanto, prefira vídeos curtos e objetivos. Vídeos muito longos podem dificultar que você tenha o resultado esperado e prejudicar seu desempenho.
  • Linguagem clara: Fale devagar e com calma, de forma que a sua voz seja clara e torne a mensagem mais compreensível para o seu público. Usar diferentes técnicas de engajamento, como brincadeiras e piadas pode ajudar a manter o público interessado dependendo do nicho.

Conclusão

Criar vídeos caseiros de forma profissional não é tarefa fácil, mas não demanda, como vimos, grande investimento ou conhecimentos.

Por isso, um grande número de pessoas tem feito sucesso com seus conteúdos em plataformas como o Youtube e assim conseguem fama e capacidade de influenciar o público.

Se esse é o seu objetivo, você pode começar desde já a fazer os seus vídeos e publicar.

Mas não esqueça que a perseverança é a chave para o sucesso digital.

A Gauss Marketing Digital trabalha com a criação de conteúdos e fortalecimento de marca no cenário digital. Se você tem interesse em serviços de marketing digital, clique no botão abaixo e conheça as nossas soluções.

nossos consultores

Deixe um comentário