Google Meu Negócio – Como divulgar a sua empresa

Você conhece o Google Meu negócio? Sabe o quanto essa ferramenta pode ajudar o seu negócio a ter uma grande presença online? Nesse artigo você vai entender tudo.

Muitos negócios não estão localizados nas melhores partes de uma cidade. Por isso, ter uma presença online é uma necessidade.

E o Google Meu negócio é uma ferramenta que ajuda muito você a conseguir isso. Ela ajuda você a garantir que você concorra com negócios mais bem localizados.

E não é necessário investir muito dinheiro ou fazer grandes campanhas de marketing para conseguir isso, basta que você use algumas estratégias de identificação localizada.

Divulgando sua empresa no Google Meu Negócio e Google Maps

Divulgar seu negócio no Google é fundamental para qualquer estratégia online. Pelas centenas de milhões de buscas diárias feitas no buscador, você tem grandes chances de ser notado por potenciais clientes.

Porém, o Google ainda oferece duas ferramentas, além do buscador, que podem turbinar o desempenho do seu negócio.

Essas ferramentas ajudam a divulgar seu estabelecimento, produto ou serviço e inclusive a aumentar as conversões de clientes.

Essas ferramentas são o Google Meu Negócio e o Google Maps.

Google Meu Negócio

Essa ferramenta é indicada para empresas que desejam gerenciar a sua presença online. Sua principal vantagem é ajudar os clientes a encontrarem e receberem informações sobre o seu estabelecimento.

Essas informações podem ajudar o cliente a visitar o estabelecimento ou mesmo decidir a compra. De acordo com o próprio Google, há 70% mais chances de clientes visitarem estabelecimentos cadastrados no Google Meu Negócio.

E, ter um perfil completo na ferramenta ajuda a passar mais credibilidade aos consumidores, aumentando a chance de receber visitas e vendas.

Como funciona o Google Meu Negócio

Para começar você deve fazer o cadastro na ferramenta através do site. Quanto mais completas as informações forem, melhor para o seu negócio.

O Google irá verificar o seu negócio através de telefone, carta ou e-mail. Você pode incluir a área de abrangência do seu serviço no cadastro, o que facilita para empresas que fazem delivery.

Após as etapas anteriores, que podem levar alguns dias até serem finalizadas, o Google irá listar o seu negócio.

Funcionalidades do Google Meu Negócio

Existem várias funcionalidades inclusas no Google Meu Negócio que ajudarão você a conquistar novos clientes aumentar a sua visibilidade e construir a reputação da sua marca.

Avaliações

Um recurso muito importante da ferramenta é a possibilidade de interagir com os seus clientes através das avaliações.

Receber bons feedbacks ajudam muito na decisão de outros clientes. Os usuários tendem a considerar as recomendações online tão importantes quanto uma recomendação de um conhecido.

Portanto, seu foco deve ser sempre agir e oferecer um produto ou serviço de qualidade para que o consumidor satisfeito o avalie bem.

E, mais importante do que apenas as avaliações dos clientes, a sua interação também é importante, já que demonstra que a sua empresa se importa com a opinião do cliente.

Além disso, quando há alguma reclamação, a sua resposta denota a sua preocupação em resolver eventuais problemas.

Portanto, incentive seus clientes a avaliarem o seu negócio e esteja atento ao nível de serviço prestado.

Perguntas Frequentes

Como dissemos acima, a interação com os clientes é um recurso muito importante do Google Meu Negócio.

E, para aumentar as interações, além das avaliações, também é possível que você responda a perguntas dos clientes.

A importância disso é que, além de se mostrar solícito a responder eventuais dúvidas, você também pode ajudar vários clientes que não perguntaram, mas estão com a mesma dúvida.

Assim, sanando as dúvidas de forma completa e clara, você irá criar e manter um engajamento com os clientes.

Uma dica Importante: Você pode usar palavras-chave nas suas respostas, porém, use com cuidado, tenha em mente que o relacionamento com o cliente é o principal.

Informações adicionais

Mais do que somente a descrição básica dos seus produtos ou serviços ou mesmo do seu estabelecimento, você também pode preencher outras seções que ajudam a aumentar a confiança do cliente no seu negócio, como:

  • Categorias: Indica o segmento do seu negócio.
  • Atributos: Relacionado com o item anterior, se o seu negócio é um hotal você poderá incluir detalhes das acomodações e serviços, um restaurante, poderá adicionar o cardápio e etc.
  • Produtos ou serviços: Inclua os produtos ou serviços que você oferece de forma específica.
  • Perguntas e respostas: Adicione dúvidas frequentes e as responda ou responda dúvidas de clientes sobre o seu negócio ou o que você oferece.

Converse com seus clientes

Através do botão “mensagem”, os clientes poderão entrar em contato com você e cada vez que isso ocorrer, você será notificado.

Assim você poderá conversar diretamente com um potencial cliente e assim, aumentar as chances de conversão.

Você também pode configurar uma mensagem automática de boas vindas, caso não esteja disponível. Nesse caso, você deve retornar o mais rápido possível.

Google Maps

Você provavelmente conhece o Google Maps, talvez já até o tenha utilizado antes. Caso já tenha notado, existem vários negócios cadastrados na ferramenta e que podem ser encontrados ao visualizar certas áreas.

Essas empresas conseguiram integrar o uso do Google Meu Negócio ao Google Maps e assim conseguir uma maior exposição através da combinação das duas ferramentas.

E a grande vantagem do Google Maps é auxiliar o cliente a saber onde você está e as informações sobre o seu negócio.

Com o Google Maps, você poderá atingir os clientes que estiverem procurando pelos seus serviços e eles saberão sua localidade.

Funcionalidades e vantagens do Google Maps

Ter um cadastro no Google Meu Negócio e estar no Google Maps trarão amplas vantagens para o seu negócio, entre elas:

  • Seu negócio será mais facilmente encontrado: O principal objetivo do Google Maps é que os clientes encontrem o seu negócio, assim você receberá mais visitas e venderá mais.
  • Informações disponíveis para os clientes: A plataforma fornece informações relevantes sobre o seu negócio para os clientes. Além da localização, dados de contato também estão disponíveis, o que ajuda na comunicação.
  • Aumento de tráfego para o seu site: Caso você tenha um site, essa é outra informação que ficará disponível a no Google Maps sobre o seu negócio e, assim, você poderá receber mais visitas.
  • Imagens do seu negócio: Os clientes poderão ver imagens do seu negócio, o que pode influenciar em sua decisão de compra. Segundo estatísticas do próprio Google, negócios com foto recebem 30% a mais de interações do que os que não possuem foto.
  • Credibilidade: Além das informações disponíveis, as avaliações e as interações também são importantes e ajudam muito a impulsionar um negócio. A classificação em estrelas que o seu negócio possui influenciam o comportamento de outros consumidores.

Colocando a sua empresa no Google Maps

A partir do cadastro no Google Meu Negócio e com o endereço da sua empresa cadastrado, ela poderá aparecer no Google Maps.

Você também poderá selecionar a localidade correta em que o seu negócio está situado.

Uma ideia interessante é aproveitar e adicionar fotos do seu negócio. A imagem do seu logotipo é “obrigatória” e você também pode adicionar fotos do seu negócio ou produtos que você oferece, para aumentar a sua atratividade.

Fique atento a regras e termos sobre as fotos a serem adicionadas.

Qual a importância do Google Maps?

O Google Maps é especialmente importante para negócios locais, que atendem clientes em dadas localidades e possuam loja física.

Também é importante por ser o primeiro contato de muitos clientes com o seu negócio. Por desconhecerem o seu negócio, muitos clientes podem pesquisar as avaliações ou outras informações disponíveis antes de visitar o estabelecimento.

Se, porém, o seu negócio não é físico, não será necessário o cadastro no Google Maps, já que você não se encaixa nas situações anteriores.

Conclusão

Depois de concluidas as etapas de cadastro, o seu negócio já estará cadastrado no Google e poderá ser visitado por usuários e potenciais clientes.

Para tornar o seu negócio mais conhecido você precisará aplicar técnicas mais avançadas de SEO e marketing digital.

Se desejar conhecer as soluções que a Gauss marketing Digital oferece para a sua empresa, clique no botão abaixo para falar com um de nossos consultores.

 

&sp;
nossos consultores

Deixe um comentário