Gestão de marketing: O que é e sua importância para o seu negócio

A gestão de marketing é um assunto que deve ser tratado com seriedade e impacta os resultados não só da sua estratégia de marketing, mas também da sua empresa.

Se o seu intuito é melhorar o seu negócio, conseguir posicionar a sua marca na mente dos clientes e ser reconhecido no mercado, você deve ter uma visão holística do seu negócio.

Quando você está atento a tudo o que acontece na empresa, fica mais fácil de verificar o que precisa ser mudado e assim melhorar o desempenho e a execução das tarefas.

Independente do seu objetivo final, a gestão de marketing do seu negócio pode e vai ajudar a sua empresa a atingir resultados muito mais promissores.

Mas o que é a gestão de marketing?

A gestão de marketing consiste na análise de dados sobre os mercados em que uma marca ou um negócio estão inseridos.

Ao conseguir analisar corretamente o mercado, um gestor poderá buscar a melhor forma de cumprir com as necessidades analisadas e, assim construir uma imagem mais forte da marca ao mesmo tempo que aumenta o lucro do negócio.

Assim, você deverá analisar e entender o mercado em que você está e seus atores, sejam clientes, fornecedores, concorrentes ou qualquer outro participante.

O trabalho da gestão de marketing

A responsabilidade do gestor de marketing é conseguir mobilizar os recursos necessários dentro da empresa para analisar, de forma correta e completa o mercado e, dessa forma, oferecer soluções para aumentar o desempenho do negócio.

Portanto, é tarefa da gestão de marketing coordenar o esforço de pessoas e capital para que atenda as demandas do público-alvo.

Também está dentro das atribuições do gestor encontrar para a empresa o melhor posicionamento possível no mercado, de forma que ela construa uma imagem forte diante dos clientes, fornecedores e concorrentes.

Gestão de equipes

Como a gestão de marketing costuma exigir um elevado volume de dados, é necessário que haja pessoal para a correta análise e interpretação dos dados, de forma a colocar toda a estratégia em prática.

Nesse caso, a gestão de equipes é um dos trabalhos de um gestor de marketing. Gerir equipes com eficiência garante uma velocidade maior nas respostas ao mercado.

Gestão de recursos financeiros

Assim como a gestão de equipes, a gestão dos recursos financeiros é importante para que as atividades de investimento tenham o melhor retorno possível.

Em termos gerais, os custos de marketing podem ser divididos nos seguintes grupos:

  1. Custos com pessoal: Profissionais necessários para a criação e execução da estratégia de marketing.
  2. Ferramentas: Softwares que são necessárias para toda a criação do planejamento e o sucesso na sua execução.
  3. Divulgação: Contratação de espaços publicitários. Vários tipos de estratégia de divulgação podem ser desenvolvidos, desde a criação de panfletos aos anúncios em mídias digitais.

Planejamento, criação e execução da estratégia

Além dos tópicos anteriores, o gestor de marketing também deve ter a capacidade de criar e executar o plano de marketing da forma necessária.

Diagnóstico

O diagnóstico do marketing, feito pelo gestor, deve ser capaz de detectar a área de atuação da empresa, seu posicionamento, sua imagem diante dos clientes e do mercado em geral e assim ter um dimensionamento correto das necessidades da empresa.

Após a análise do diagnóstico, o gestor deverá planejar todo o marketing da empresa com base nos objetivos.

Objetivos

Depois do diagnóstico, o gestor deverá definir os objetivos de marketing da empresa.

Definir metas específicas, mensuráveis, realizáveis, claras e desafiadoras é muito importante para o desempenho da estratégia e para atingir os objetivos gerais.

Estudo do mercado

Sabendo todos os objetivos da gestão de marketing do negócio, você deve buscar entender o mercado e qual é a melhor forma de começar a executar seu planejamento.

Cada mercado tem particularidades que auxiliam ou dificultam a execução de determinadas estratégias. Portanto, fazer um estudo do mercado e saber qual a melhor forma de agir é importante para entender e avaliar os riscos e as oportunidades de cada abordagem.

Ferramentas

Dependendo do ramo de atuação, existem várias ferramentas que podem auxiliar você a administrar o tempo e conseguir executar mais e melhor.

Existem ferramentas de marketing, como conceitos e estratégias, ciclo PDCA, 8Ps do marketing e outras técnicas que ajudam a diagnosticar e executar diferentes ideias.

Alguns softwares e programas podem ser usados para aumentar a produtividade e reduzir o tempo gasto em tarefas que podem ser automatizadas.

Cronograma e prazos

Nunca se esqueça que a melhor forma de executar um planejamento é estabelecendo uma data máxima para a sua conclusão.

Por isso, a gestão de marketing deve definir os prazos para conclusão de cada etapa do planejamento para um resultado melhor.

O trabalho do gestor então será acompanhar o andamento dos trabalhos e o cumprimento de metas estabelecidas.

Indicadores

Por fim, você deve estabelecer indicadores de desempenho para medir o desempenho da sua estratégia e saber se ela está dando certo e sendo cumprida de forma satisfatória.

Esses indicadores medem o quanto a sua campanha de fato traz sucesso e, assim, você saberá qual é a efetividade das estratégias executadas e de que forma você pode aumentar os seus resultados.

Métricas e KPIs

Como acabamos de falar, você precisa de indicadores ou métricas de desempenho que ajudem você a entender a efetividade de uma estratégia de marketing.

Então temos os KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores chave de performance). Esse é um elemento muito importante no marketing.

Os KPIs ajudam você a medir o desempenho através dos indicadores corretos de acordo com cada estratégia de marketing.

Por exemplo, se você está em uma campanha para atrair leads, seu KPI será a geração de leads, se você está em uma campanha de vendas, seu KPI pode ser a taxa de conversão.

Lembrando que vários KPIs podem ser usados na mesma estratégia, de forma a conseguir um panorama mais completo sobre a estratégia.

Para definir os KPIs certos para cada caso, o gestor deve definir as métricas corretas para avaliação de cada estratégia.

Gestão de marketing na prática

Para colocar em prática a gestão de marketing no seu negócio, você precisará por alguns passos em prática.

  1. Coleta de informações: Nesse passo você deve verificar tudo o que for necessário para o início do planejamento, como verba, pessoal e ferramentas necessárias. Use os dados realmente relevantes para a tomada de decisões, de forma que o seu planejamento seja o mais próximo da realidade possível.
  2. Definição de público-alvo: Saber quem é o seu público ideal é muito importante para traçar as estratégias certas e passar a imagem desejada. Não ter um público alvo torna as suas mensagens genéricas e acabam prejudicando os esforços da empresa.
  3. Definição do mercado: Compreender o mercado em que a empresa atua, suas minúcias e particularidades é importante para se posicionar corretamente e com mais facilidade. Quando falamos em mercado, não queremos dizer apenas os clientes, mas todos os atores que participam do mercado, como fornecedores, concorrentes e reguladores.
  4. Aposte no conteúdo: Gerar conteúdo de qualidade sempre foi uma arma para gerar maior engajamento com clientes. Você consegue reter muito mais clientes fornecendo informações de qualidade.

Conclusão

A gestão de marketing é muito importante para que uma empresa consiga aumentar os seus resultados no mercado e alcançar os objetivos que pretende.

Como você deve ter percebido essa não é uma tarefa fácil e deve ser executada com muito planejamento.

Se você deseja conhecer e aplicar estratégias de marketing profissionais ao seu negócio não deixe de conferir as nossas soluções. Basta clicar no botão abaixo para falar com um de nossos consultores.

nossos consultores

Deixe um comentário