Dicas para crescer seu canal no Youtube

Se você tem um canal no Youtube e quer saber algumas dicas para fazer o seu canal crescer, esse post foi criado para te ajudar.

Não adianta nada você gravar vídeos bons e de qualidade para uma audiência inexistente. Por isso criamos esse post para ajudar você a aprender como divulgar e crescer o seu canal no Youtube.

Crescendo o canal no Youtube

Para ter sucesso como Youtuber, você deve fazer o seu canal crescer e construir uma audiência capaz de manter o nível do seu conteúdo.

No início, quando um canal novo não possui inscritos, sua relevância para o Youtube é nula por não ter nenhuma visualização, por isso, você pode ter muita dificuldade para engrenar no início.

Mas, com as dicas que trataremos nesse artigo, você poderá começar a construir a sua audiência e aumentar os inscritos e visualizações.

Essas dicas foram usadas por grande parte dos canais que hoje fazem grande sucesso na internet.

1. Divulgue o canal nas redes sociais

Começando do zero, sem qualquer público, é aconselhável que você divulgue o seu canal e conteúdo nas redes sociais.

Assim você pode começar a receber algumas visualizações e começar a parecer mais relevante para o Youtube.

Essa divulgação pode ocorrer em grupos que falem do seu nicho, uma página do seu negócio com seus vídeos e compartilhamento com conhecidos que possam se interessar pelo tema.

Você também pode criar links em várias redes sociais e inserir seu link nas publicações que fizer, aumentando a sua exposição e ajudando a espalhar o seu canal no Youtube.

Mas, para você conseguir reter a audiência gerada por essa dica, é necessário que invista na criação de conteúdo de qualidade, de forma que mantenha a sua audiência interessada e aumente a sua relevância para a plataforma.

Esse é o “segredo” de muitos vídeos que possuem grande número de visualizações, o conteúdo. Assim aumentam as interações, visualizações e comentários que acabam por aumentar a sua relevância e assim o seu canal no Youtube cresce.

Logo, você deve concentrar seus esforços em atender a audiência e produzir conteúdo para satisfazer a quem procura o que você oferece.

Portanto, seu primeiro objetivo é certificar-se de que o seu conteúdo é bom e capaz de atender a sua audiência, assim você poderá começar a divulgar nas redes sociais e experimentar o crescimento do seu canal.

2. Títulos chamativos

As duas primeiras coisas que olhamos para definir se um vídeo é ou não relevante para nós são a thumb e o título do vídeo. Vamos falar do título.

A maior parte dos canais busca atrair visualizações por meio de títulos chamativos, assim, prometem alguma coisa que atiça a curiosidade de seus inscritos, de forma que eles cliquem para ler.

Além das famosas palavras-chave, o seu título deve conter um gatilho mental e ao mesmo tempo ser informativo e atraente, diferenciando seu conteúdo da concorrência.

Por fim, busque ser direto e cumpra as promessas que fizer no título, pois isso reflete na sua reputação e imagem, podendo prejudicar seu desempenho no longo prazo.

 

E-Book Grátis

 

3. Thumb ou capa do vídeo

Como dissemos anteriormente, esse é um dos principais elementos a chamar a atenção dos possíveis espectadores do seu vídeo.

Por isso, você precisa despertar a curiosidade e a atenção de quem ver o seu vídeo, assim aumenta a propensão a cliques. Cores fortes e fonte grande também podem ajudar a aumentar as visualizações.

Como elas também aparecem nos resultados, as capas dos vídeos são muitas vezes o principal chamariz para que visitantes cliquem em seus vídeos, portanto você deve dedicar atenção especial a ela.

4. Duração do seu vídeo

Vídeos muito longos tendem a afastar os mais apressados e, assim é um público a menos que você pode atender.

Por isso, busque criar conteúdos mais concisos, curtos, de forma que aqueles que visualizarem sigam até o final do vídeo.

5. Edição do vídeo

Seu vídeo precisa ter uma boa qualidade tanto de imagem quanto de edição, de forma que aqueles que visualizarem possam se concentrar na qualidade do conteúdo e não em defeitos aparentes.

Isso aumenta a possibilidade de seu conteúdo ser compartilhado e também ajuda a aumentar a sua imagem perante sua audiência.

6. Call To Action (Chamada para a Ação)

As chamadas para ação (curtir, compartilhar, se inscrever e comentar) são importantes para o crescimento do seu canal e reconhecimento do seu trabalho.

Como muitas pessoas deixam o vídeo antes do final, você pode solicitar essas ações no início do vídeo.

Você também pode prometer algo para o final do vídeo, assim quem visualizar terá um motivo para continuar a assistir.

7. Tráfego

A maior fonte de táfego para vídeos no Youtube não é a busca, mas as sugestões de vídeos que aparecem para o usuário durante a visualização de outro vídeo.

Portanto, busque aparecer nos vídeos sugeridos pelo Youtube tanto quanto nas buscas e não se esqueça do tráfego externo.

Algumas sugestões são aplicáveis para facilitar que o seu conteúdo apareça nas sugestões do Youtube, entre elas que o seu vídeo tenha um título semelhante a outros do mesmo segmento e com grande visualização.

Aplicando, porém, as dicas que estão sendo descritas nesse artigo, você certamente terá algum dos seus vídeos sendo sugerido para quem esteja vendo vídeos sobre o tema.

Para aparecer nas buscas, você deve atingir uma necessidade de mercado, de forma que as pessoas busquem pelo tema que você fala.

Você pode criar títulos com palavras-chave e também incluí-las na descrição. Insira palavras-chave nas tags e crie conteúdos com assuntos mais buscados.

Para receber tráfego externo, você pode construir uma lista de e-mails e também pode investir em tráfego pago.

8. Conteúdos de grande visualização

Com o objetivo de aumentar visualizações e turbinar o seu canal no Youtube, uma dica é criar conteúdos de grande visualização.

Esses conteúdos consistem em conteúdos mais buscados e visualizados pelas pessoas desse nicho, de forma que o seu conteúdo também consiga atingir e receber parte das visualizações.

Uma dica interessante é visualizar os conteúdos com maior apelo da concorrência e criar conteúdos baseados nestes. Assim quem se interessa pelo assunto pode acabar visualizando seu conteúdo.

9. Aumente o engajamento

Consiga engajar a sua audiência com perguntas e respostas. Interaja com a audiência e solicite que deixem as suas dúvidas para futuros vídeos. Isso tende a fidelizar e manter a audiência.

Responda aos comentários, de forma que crie a sensação de atenção com o inscrito e aumentar a proximidade, ajudando a aumentar seu canal.

10. Aumente as suas visualizações com um vídeo viral

Como fazer as pessoas notarem o seu trabalho? Se você conseguir um grande número de acessos nas primeiras 48 horas de um vídeo postado, ele pode aparecer para outras pessoas como sugestão nos vídeos relacionados.

Mas, para ter essas visualizações em até 48 horas você precisa ter um bom número de inscritos no canal, de forma que esses visualizem o seu conteúdo mais rápido.

A ideia é notificar seus inscritos através dos meios possíveis, de forma que eles vejam seu novo vídeo nas primeiras 48 horas e, assim aumenta as chances de um vídeo seu viralizar.

11. Construa a sua lista de e-mails

Sim, e-mails ainda são relevantes para uma estratégia de marketing eficiente. Por isso, construir uma lista é de grande importante para impulsionar o sucesso do seu projeto.

Com uma lista você poderá notificar em primeira mão os seus inscritos sobre novos conteúdos publicados. Assim você consegue aumentar o sucesso do seu canal no Youtube.

Para isso, você deve criar uma landing page e capturar o e-mail dos seus inscritos. Isso pode ser conseguido em troca de algum material relevante que possa ser entregue a ele.

A Gauss Marketing Digital oferece o serviço de criação de landing pages. Se deseja saber mais, clique no botão no fim do artigo.

12. SEO

O SEO, Search Engine Optimization ou Otimização para motores de busca é um aliado muito relevante para ajudar no crescimento de um canal no Youtube também.

Com uma estratégia de SEO, você poderá posicionar seu conteúdo nas primeiras posições na pesquisa, aumentando as chances de visualização.

Uma forma simples de começar é usando palavras-chave tanto no título quanto na descrição. Embora não conte para efeitos de SEO, a capa do seu vídeo deve sempre ter relação com o título, de forma que chame atenção e aumente as chances de clique.

Como palavra-chave, você deve usar o termo mais comum nas buscas.

Você também deve ter conteúdo em linha com o seu público, de forma que possa manter a audiênia conseguida com a sua estratégia de SEO.

Duas ferramentas que podem ajudar a definir as suas palavras-chave são o Ubersuggest e o Google Keyword Planner.

13. Tráfego pago para os seus vídeos

Se você tem capacidade para investir no seu crescimento, uma ideia é publicar o seu vídeo em suas redes sociais e impulsionar a sua publicação através de publicidade paga.

Assim você poderá aumentar a visualização do seu conteúdo e, consequentemente a sua relevância e sucesso.

Você também pode usar o Google Ads para testar o tráfego e definir se vale a pena investir ou não.

14. Apresente o seu perfil

Se o seu intuito é crescer o seu canal no Youtube, você precisa se apresentar de forma transparente à sua audiência e, para isso, é importante completar o seu perfil com suas mais importantes informações.

Você também deve adaptar a sua linguagem à da sua audiência e focar o seu conteúdo nas necessidades desta.

Isso ajuda a atingir o público certo e aumenta o engajamento. Uma dica importante também é inserir links relevantes, como site, perfis de redes sociais, blog etc. Assim sua audiência pode manter ainda mais contato com você.

15. Frequência de publicações

Você deve manter uma certa consistência na publicação de novos conteúdos. Se você não faz conteúdos novos regularmente pode desonectar a sua imagem com a sua audiência e, assim, perder tudo o que conquistou.

Portanto, para fazer o seu canal no Youtube crescer, é necessário dedicação e persistência na publicação de conteúdo para manter a sua relevância e a sua audiência nutrida.

Você não perde audiência, pelo contrário, aumenta, e também consegue mais sucesso a partir dessa regularidade.

16. Parcerias

Você pode fazer parcerias com outros canais para conseguir fazer o seu canal no Youtube crescer mais rápido.

Para isso, você deve procurar criadores de conteúdo de nichos semelhantes ao seu e propor algum tipo de parceria de forma que possa atrair audiência para o seu canal.

Para manter essa audiência, é claro que a qualidade do conteúdo é essencial. Uma forma boa de parceria é a criação conjunta de algum conteúdo.

17. Playlists

Uma forma de engajar a audiência com os seus conteúdos é através das playlists. Assim você pode organizar conteúdos e séries de conteúdo por tema e conseguir mais views.

O visitante poderá ver todos os seus conteúdos de uma vez ou escolher os vídeo que deseja ver, de forma que se mantenha em seu canal por mais tempo.

Você pode aproveitar e melhorar o SEO do seu canal inserindo bons títulos nas playlists, facilitando que os usuários encontrem nas buscas.

18. Reúna as suas redes sociais

Uma boa ideia para aumentar as suas visualizações é reunir as suas redes sociais de modo que divulguem o seu canal em conjunto.

Cada novo conteúdo deve ser publicado de forma a atrair o máximo de pessoas possível. Assim você pode atingir pessoas que somente tenham perfil em uma rede social.

Com essa união, você pode atingir um público mais amplo e de forma segmentada, ajudando a atrair quem se interessa pelo assunto.

Você também pode incluir no fim do link do vídeo “?sub_confirmation=1” sem as aspas para que, os visitantes sejam impelidos a inscreverem-se em seu canal assim que clicam no link.

Assim você pode ganhar muito mais inscritos e conseguir mais visualizações.

19. Monitoramento e melhoria constante

Você não pode se esquecer de monitorar constantemente o desempenho das suas estratégias e melhorar aquilo que não está dando certo.

Quando você consegue acompanhar a sua performance, você pode melhorar de forma mais rápida o que é necessário e assim, buscar atingir a sua audiência com as estratégias de maior retorno.

Com o Youtube analytics você pode fazer esse monitoramento e, ajudar a crescer o seu canal no Youtube.

Com essa ferramenta, você saberá os conteúdos que mais engajam, os mais assistidos, a média de tempo de visualização e quantos usuários assistem os vídeos até o final.

Conclusão

Usando as dicas apresentadas, você já poderá aumentar a audiência aos seus vídeos e fazer o seu canal no Youtube crescer mais.

Assim, você poderá aplicar estratégias de marketing digital e ganhar ainda mais dinheiro com o seu canal.

Aplicando as dicas que citamos no artigo e mantendo a qualidade do seu sonteúdo, você não demorará  ter sucesso na internet.

Se você quer continuar a aprender mais sobre marketing digital, continue a ler os artigos que publicamos aqui no blog.

Se você deseja conhecer as soluções que a Gauss Marketing Digital tem para o seu negócio tudo o que você precisa fazer é clicar no botão abaixo.

nossos consultores

Deixe um comentário