Coprodução: o que você precisa saber

Você sabe o que é coprodução? E o que faz um coprodutor? Nesse artigo você saberá os benefícios da profissão e também se essa é a escolha certa para você.

Você também aprenderá o quanto essa é uma profissão lucrativa e como você pode ganhar dinheiro na internet trabalhando em casa com coprodução.

O que é coprodução?

Um coprodutor é aquele que participa da criação de um produto. Geralmente, quando uma produção envolve várias partes, cada qual com uma tarefa, esses são chamados coprodutores.

Na prática, você procura especialistas em determinada área para que façam juntos algum tipo de produto virtual.

Nesse caso, um coprodutor tem a tarefa de fazer o marketing para que consiga vender o produto criado, o outro, cria o produto.

A questão financeira do produto deve ser acordada, assim como as comissões pagas aos afiliados que venderem o produto, caso você use uma plataforma de afiliados.

Vantagens da coprodução

A vantagem mais visível de coproduzir algo é que você pode unir a sua capacidade em uma área com as capacidades de outra pessoa em outra área.

Por exemplo, se você é um nutricionista, quer criar um produto na área e precisa de alguém para trabalhar com marketing, este será um coprodutor junto a você.

Assim, a coprodução acaba sendo um caminho muito interessante para qualquer negócio.

Obviamente que, como é uma parceria, tudo deve ser registrado em contrato, inclusive a distribuição dos lucros das vendas.

Foco no produto

Ter alguém para ajudar você a lançar um produto, principalmente em áreas que você não domina é importante para que você foque exatamente naquilo que você é melhor.

Isso ajuda a criar um produto mais completo e de valor, trazendo com isso mais sucesso e vendas.

Requisitos para a coprodução

A responsabilidade de estar na direção da criação de um produto é bastante grande. Por isso, se você não é o especialista no produto, mas sim no marketing, você precisa demonstrar que sabe fazer exatamente o que o seu parceiro precisa.

Mas, se você não tem o conhecimento na área de marketing para ser um coprodutor eficiente, sugerimos que você estude, leia artigos de blogs, como esse, e se instrua como pode fazer o marketing eficiente de um produto.

Depois, você pode aplicar o que aprendeu se tornando um afiliado. Assim você venderá produtos de terceiros e conseguirá se capacitar para se tornar um coprodutor eficiente.

Coprodução na prática

Seja sendo convidado por alguém a coproduzir um produto ou tomando a iniciativa e convidando alguém, você precisará combinar o seu conhecimento com o de outro coprodutor para que consiga criar o produto desejado.

Depois disso, você precisará combinar os detalhes, como prazos e a questão financeira envolvendo o produto.

Depois de criado, você deve hospedar o produto em alguma plataforma de afiliados, como o Hotmart, por exemplo.

Essas plataformas gerenciam todos os aspectos necessários para a venda, desde o processamento do pagamento, a hospedagem do material e a distribuição das comissões.

Você também poderá gerenciar todos os aspectos necessários do seu produto por meio do painel de controle da plataforma.

Como ter sucesso em coprodução

Vamos agora falar sobre algumas dicas que podem ajudar a alavancar seu sucesso como coprodutor.

1. Defina sua função

Existem funções que você pode atuar como coprodutor e, para cada uma, você deve ter um conhecimento específico para executá-las.

Você pode ser o criador do produto, aquele que tem o conhecimento do assunto ou gerenciar toda a parte de marketing, incluindo os afiliados e o tráfego.

2. Escolha seu nicho

Ainda que você possa atuar em várias áreas e tenha conhecimento técnico para isso, o recomendável é que foque, pelo menos de início, em um nicho específico.

O motivo principal para isso é que você poderá firmar uma parceria mais facilmente caso esteja focado em um único trabalho.

Tendo um nicho certo você pode ter mais sucesso no seu projeto.

3. Teste a sua capacidade

Conseguir um bom parceiro é um desafio, mas provar a sua capacidade na condução do projeto, especialmente no marketing, esse será o seu verdadeiro desafio.

Quando propor a sua parceria, reúna sua qualificação e mostre ao seu parceiro o que você é capaz de realizar, de modo que ele tenha mais segurança em fechar com você.

4. Exponha as vantagens da coprodução

Muitas pessoas preferem cuidar de tudo sozinhas, mesmo quando não tem o conhecimento adequado para tal.

Por isso, você deve expor todas as vantagens de ter um parceiro e conseguir convencê-lo de que essa é a melhor maneira de criar um bom produto.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é coprodução e os seus benefícios e vantagens, está na hora de decidir o caminho que vai escolher.

Obviamente não será fácil produzir algo em parceria, porém, pode ser melhor do que tentar fazer tudo sozinho, já que todas as áreas necessárias podem dificultar seu caminho para o sucesso.

A experiência de coprodução pode levar você a criar vários produtos, aumentando as suas fontes de renda e trazendo a tão sonhada liberdade financeira

Deixe um comentário