Comunicação Integrada de Marketing: o que é e como fazer

Você sabe o que é a comunicação integrada de marketing? Sabe da importância de ter uma comunicação integrada na sua empresa?

Você deve saber que o marketing é o principal responsável por trazer novos clientes para a sua empresa. Porém, criar campanhas de marketing por vezes acaba sendo o trabalho de vários profissionais.

Portanto, para que as ações de marketing de um time inteiro sejam alinhadas, é necessário que a comunicação seja integrada, de forma que haja um fluxo livre de comunicação e maior eficiência na tomada de decisões.

Nesse artigo, você vai entender tudo o que precisa para implantar na sua empresa a metodologia que permite uma comunicação mais ágil e sem barreiras, independente do tamanho do seu negócio.

O que é a Comunicação Integrada de Marketing (CIM)?

A comunicação integrada de marketing é uma metodologia usada para permitir que todas as peças de comunicação da empresa compartilhem o mesmo tom de voz.

Isso permite um alinhamento na comunicação entre a empresa e o seu público-alvo. Assim, ao padronizar a linguagem, você conseguirá integrar as mensagens em diferentes canais de interação.

Para exemplificar, considere uma empresa que está desenvolvendo uma campanha de marketing. Naturalmente, essa campanha será desenvolvida utilizando o serviço de diversos profissionais diferentes, as vezes até mesmo de agências diferentes.

Esses profissionais não trabalharão em conjunto, na verdade irão desenvolver etapas do trabalho de forma autônoma, para economizar tempo.

Para que haja uma sintonia nas peças publicitárias criadas e uma integração na aplicação prática das ideias, é necessária uma comunicação integrada de marketing.

Assim, independente do canal de interação com o cliente, seja o e-mail marketing, redes sociais, site, blog anúncios ou qualquer outro conteúdo, todas as suas campanhas terão a mesma linguagem com o público.

Essa unificação da comunicação auxilia você a manter uma comunicação apropriada com a persona do seu negócio, ajudando você a atingir seus resultados da melhor forma possível.

Aspectos principais de uma boa comunicação integrada de marketing

Entre os aspectos mais importantes para que a sua empresa tenha uma comunicação integrada de marketing eficiente, os seguintes são os mais básicos e essenciais.

Consistência

Você precisa demonstrar que a sua empresa é comprometida com seu público-alvo através da sua linguagem.

Por exemplo, você não pode atrair jovens com uma linguagem mais descontraída e se comunicar então apenas de modo formal.

Você deve saber como se dirigir aos diferentes públicos do seu negócio de forma apropriada para uma comunicação mais eficiente.

Por isso, ser consistente com a linguagem que você se comunica com o seu público é importante.

Coerência

Ser coerente na sua comunicação significa que todos os seus discursos precisam estar alinhados, muito além da linguagem utilizada, mas também pela forma como é conduzida cada interação com os clientes.

Sincronização de informações e um treinamento correto de funcionários são características essenciais da comunicação integrada de marketing.

Continuidade

Atualmente, nas estratégias de marketing digital, os potenciais clientes de uma empresa acabam tendo exposição a diferentes canais de interação com a marca, seja pelas redes sociais, chat online, e-mail, ou, no pós venda, com o suporte.

Saber manter o seu cliente durante a jornada de compra é muito importante para o desempenho de uma estratégia de marketing eficiente.

Portanto, manter o padrão de comunicação e continuar o relacionamento a partir de qualquer canal utilizado é muito importante.

Complementaridade

Complementando o tópico anterior, assim como cada relacionamento que você tem com um cliente é a continuação de um processo visando a condução pela jornada de compra, todas as suas peças de comunicação também são complementares.

Uma peça de conteúdo complementa um anúncio, por exemplo, sendo que a linguagem deve ser a mesma e a forma de se comunicar também.

Comunicação Integrada de Marketing

Assim você pode fornecer ao seu cliente o mesmo nível de interação que ele espera pelas comunicações anteriores.

Vantagens da Comunicação Integrada de Marketing

Ao adotar uma comunicação integrada, a sua empresa tende a ganhar não somente com relação a maior eficiência das suas campanhas, mas consegue estabelecer a sua imagem de forma mais profissional e segura.

Veja a seguir algumas vantagens de implantar a Comunicação Integrada de marketing (CIM) na sua empresa:

Fortalecimento da identidade da sua marca

Com o advento da internet e a aproximação entre empresas e consumidores, muito maior com as redes sociais, tornar-se destaque é muito mais difícil e necessário.

Para que você consiga se aproximar dos seus consumidores de forma mais impactante, o primeiro aspecto a considerar é a comunicação.

Ajustar a sua comunicação ao cliente é necessário para que você consiga conquista-lo através do seu discurso.

Assim, a sua linguagem aumenta os laços da sua marca com os compradores, fazem com que estes reconheçam você muito mais facilmente.

Comunicação eficiente

Ao integrar a sua comunicação de marketing, você a torna muito mais eficiente. A principal razão é que os seus clientes passarão a se identificar com ela de forma mais fácil, tornando assim seus esforços em resultado.

Escalabilidade

O grande objetivo das ações de marketing é sempre atingir o máximo de clientes possível e conduzi-los através do funil de vendas, convertendo o maior número deles em clientes.

Assim, uma das premissas de uma comunicação eficiente é a continua escalabilidade de seus resultados, gerando cada vez mais resultado para a empresa.

Como montar um plano de Comunicação Integrada de Marketing

Para traçar o seu plano de comunicação integrada de marketing, você precisa detalhar todas as atividades que deverão ser realizadas e concluídas em um determinado período de tempo, além de distribuir metas e objetivos das equipes.

A seguir, as etapas do plano:

Defina a sua persona

Saber quem é o seu público é o primeiro passo para uma comunicação eficiente. Portanto você deve conhecer o seu mercado e focar nos seus clientes mais comuns para definir todos os aspectos da comunicação, como a linguagem e o tom de voz.

Outros aspectos importantes incluem:

  • Suas dificuldades e dores
  • Canais de comunicação preferidos
  • Hobbies e costumes
  • Interesses
  • Local onde vive e trabalha

Através desses dados, você pode estabelecer a comunicação mais adequada para cada consumidor.

Crie a sua linha editorial

Um dos documentos mais importantes na implantação da CIM na sua empresa.

Uma linha editorial descreve em detalhes cada aspecto da comunicação com os consumidores. Adaptação da sua linguagem de acordo com o público, o tom de voz a ser utilizado e a inclusão ou não de jargões ou gírias do segmento.

Canais de comunicação

Você pode se comunicar com o seu público através de qualquer canal, porém, o correto é que você se concentre naqueles que são mais apropriados ao seu público, de forma que a sua comunicação e as suas ações tendem a produzir maiores resultados.

Nesse caso, você pode investir em canal de comunicação online, como chat, e-mail, redes sociais e anúncios ou off-line, como panfletos, anúncios em jornais, tv ou rádio.

Metas

Seu plano de comunicação integrada de marketing deve ter um prazo máximo de conclusão, porque hábitos dos seus clientes tendem a mudar com o tempo e manter esse plano por muito tempo pode acabar tornando desatualizadas as informações contidas nele.

Mas, além disso, você deve ter metas e objetivos de conclusão do seu plano e deve saber como medi-las para avaliar melhor o andamento das ações planejadas.

Essa medição deve ser regular e incluir os KPIs ou Indicadores-Chave de Desempenho, que irão determinar o estágio de desenvolvimento das ações planejadas no CIM.

Após o fim do plano, você deve elaborar um novo e reiniciar toda a trajetória.

Ferramentas de Comunicação Integrada de Marketing

Para que o seu plano seja feito corretamente, algumas ferramentas são bastante úteis. Com as seguintes ferramentas você poderá facilitar o planejamento e a implantação da metodologia de CIM.

A seguir, as ferramentas:

  • Mural
  • Jornal Interno
  • Revista Interna
  • Intranet
  • Comunicados
  • E-mail Corporativo

Essas são as mais importantes para o ambiente interno da empresa, a seguir as ferramentas mais importantes para o âmbito externo:

  • Publicidade
  • Propaganda
  • Relações públicas
  • Assessoria de Imprensa
  • Promoção de vendas
  • Organização de eventos

Para maior desempenho, você deve sempre selecionar as ferramentas que mais são utilizadas pelos usuários que você busca atingir.

Barreiras mais comuns na Comunicação Integrada de Marketing

Agora vamos falar sobre as barreiras que mais são encontradas na implantação de uma Comunicação Integrada de Marketing eficiente.

Disponibilidade de recursos

A falta de recursos para aplicação é uma barreira comum na implantação da CIM. O recurso principal nesse caso é o dinheiro, seguido de pessoal.

Portanto, você deve se adequar a realidade do seu negócio. Logo, busque soluções que ajudem você a implantar a estratégia utilizando o recurso que você possui.

Falta de apoio

Muitas vezes, a implantação de uma metodologia como a Comunicação Integrada de Marketing encontra resistências dentro do âmbito corporativo, o que dificulta a sua realização.

Por isso, essa falta de apoio também é um obstáculo comum e que só pode ser superado a partir da conscientização da importância da CIM para o melhor desempenho dos negócios.

Dados limitados ou insuficientes

Por reunir vários setores dentro de uma empresa, a Comunicação Integrada de Marketing exige um grande volume de dados que são muito difíceis de recolher, por envolverem diversos setores.

Para ajudar nisso, alguns programas como ERPs e CRMs podem ajudar nesse processo de recolha de dados.

Cultura

A cultura de uma empresa pode dificultar a implantação de uma Comunicação Integrada de Marketing eficiente.

Muitas vezes alguns setores dentro de uma empresa evitam compartilhar informações essenciais e isso pode prejudicar todo o desempenho do negócio.

Por isso, estar atento e educar os responsáveis pelas áreas afetadas são passos importantes para conseguir o apoio necessário para a sua implantação.

Conclusão

Nesse artigo você aprendeu sobre a Comunicação Integrada de Marketing. Esperamos que, com as premissas desse artigo você consiga implantá-la na sua empresa.

Não se esqueça de que se adaptar às mudanças do mercado é essencial para qualquer estratégia de marketing se manter relevante.

Por fim, se você deseja conhecer as soluções de marketing digital de alto retorno oferecido pela Gauss Marketing Digital, clique no botão abaixo para falar com um de nossos consultores.

 

nossos consultores 

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Facebook
Instagram