Como vender muito com Whatsapp

Se você nunca pensou nisso: Tem muita gente vendendo muito usando o Whatsapp. Mas será que essa é uma oportunidade boa para você?

Um grande número de negócios já estão utilizando o Whatsapp como um novo canal de marketing visando atingir novos públicos e vender amis.

Tanto para quem já tem um negócio, físico ou online, ou para quem ainda não tem, mas quer ter, o Whatsapp é uma ótima forma de vender, e você pode começar já. Nesse post você verá que dá para vender pelo aplicativo e funciona de verdade.

O Whatsapp é uma ferramenta que pode ser utilizada para vendas e vamos te dar dicas que podem te ajudar a fazer o seu negócio crescer e vender muito mais usando o app.

Você vai saber o que é necessário para iniciar, a abordagem que você deve utilizar, a organização e a publicidade que você deve fazer para se aproximar da sua audiência. Portanto, a partir desse artigo, você poderá vender pelo seu celular.

Por que você deve usar o Whatsapp para vender mais?

Por ser o aplicativo para smartphones que é preferência dos brasileiros, com mais de 60% da preferência, o Whatsapp não serve só para conversar e se divertir, serve para fazer negócios também.

Você pode conversar com seus funcionários, fornecedores e clientes, usar as ferramentas de chamada por vídeo ou áudio e, portanto, fechar negócios pelo Whatsapp é uma realidade.

Com o tamanho do mercado disponível a partir desse canal, você não pode deixar passar a oportunidade de vender mais através dele.

Mesmo que o seu negócio ainda não esteja montado, você pode usar o Whatsapp para entrar em contato com o mercado e aperfeiçoar a sua estratégia.

Se o seu negócio já existe, você pode atrair mais clientes utilizando a ferramenta. Desse modo, não há nenhum motivo para que você não use o Whatsapp. No entanto, tenha atenção ao planejamento.

Portanto, vamos falar agora das dicas que separamos para você vender muito pelo Whatsapp:

1. Use o Whatsapp Business

O Whatsapp Business é uma versão comercial do aplicativo, voltada principalmente para negócios individuais e de pequeno porte.

Várias funcionalidades incluídas no aplicativo podem fazer você vender mais, se aplicadas corretamente e você aind pode usar um telefone fixo para registro. Isso faz diferença para gluns clientes já existentes.

Esse perfil comercial permite ao cliente conversar com você de forma profissional, ou seja, sabendo que esse perfil é empresarial. Portanto, tenha atenção no preenchimento do seu perfil, pois ele é o seu cartão de visitas.

Com o Whatsapp Business, você também tem uma interface diferente disponível, o que inclui mensagens automáticas de resposta. Você também conta com métricas, recurso importante na elaboração e acompanhamento da sua estratégia de vendas.

Estas informam número de mensagens, tanto as enviadas, quanto as entregues, as recebidas e lidas.

O aplicativo ainda conta com etiquetas para marcar clientes com informações como pagamento pendente ou pedido finalizado. Portanto, pode ser muito bom experimentar o que o app oferece e assim aumentar o profissionlismo do seu negócio.

 

E-Book Grátis

 

2. Tenha a autorização dos seus clientes

Não negligencie isso! Entre divulgar o seu negócio e invadir o telefone de um potencial cliente, existe um limite. Nunca envie mensagens sem a autorização do seu lead. Isso porque quando você envia mensagens par alguém que não autorizou, essa atitude pode ser prejudicial para o seu negócio.

Além do contato começar da pior forma possível, as chances de dar errado são grandes. Com dar errado, não estamos falando só de não conseguir nenhuma venda ou retorno, mas a possibilidade de o usuário printar e denunciar seu negócio no Procon ou nas redes sociais, o que prejudica a sua reputação.

Portanto, assim como ocorre com as listas de e-mail, comprar listas de números não é uma ideia boa. Isso porque além da possibilidade de comprar uma lista de contatos frios, você também pode atingir pessoas que não autorizaram as mensagens.

3. Mantenha a sua clientela organizada

A organização é essencial em qualquer negócio. Portanto, se você tem listas muito grandes de números, mais de 200 número, por exemplo, você pode categorizar esses potenciais clientes em categorias de acordo com o estágio da jornada de compra que se encontram.

Achar um contato em particular no meio de uma lista muito grande é um pesadelo. Portanto, essa atitude vai te ajudar a categorizar clientes e ter inclusive separados os clientes mais lucrativos.

Independente do seu método de categorização, é muito importante que você use isso para facilitar seu trabalho, e, assim, tornar seu atendimento mais rápido.

4. Não use grupos, prefira listas de transmissão

A criação de grupos no Whatsapp pode não ser uma boa estratégia. Isso porque pode ser mais do seu interesse do que propriamente dos seus clientes.

Além disso, esses grupos tendem a reunir várias pessoas interessadas em determinado tema, assim acabam trocando muito conteúdo entre eles sobre o assunto em questão.

Logo, a aplicação para uma empresa pode não ser interessante. Além disso, em alguns desses grupos podem ter usuários reclamando dos seus produtos e serviços e isso não é algo que você queira em um grupo onde reúne potenciais clientes, certo?

Qual é, então, a solução para enviar uma mensagem para vários clientes? Não encaminhe, já que o cliente saberá que o conteúdo foi encaminhado, isso desprestigia o usuário, prefira as listas de transmissão.

O processo é fácil: basta criar a lista, selecionar os contatos que devem ser incluídos nela e pronto. Basta então escrever a sua mensagem e enviar para eles. Assim você pode divulgar notícias sobre novos produtos e promoções.

E mais importante: Quando um usuário responde, será em janela individual, não público, como é em um grupo. Portanto, só você verá a resposta dos usuários.

5. Planeje as suas mensagens

Quando você vende pelo Whatsapp, como qualquer negócio, você receberá mensagens de clientes em diversos estágios da jornada de compra.

Alguns terão ouvido falar da sua empresa há pouco tempo. Outros, souberam de você por propaganda boca-a-boca e estão mais propensos a comprar.

Você também deve receber mensagens de consumidores mais fidelizados, que estão em constante contato e prontos para uma nova compra.

Esses estágio foram definidos em nosso post sobre as etapas da jornada de compra. Portanto, em cada um desses estágios, você deve abordá-los de forma diferente.

Por isso, não envie a mesma mensagem para quem está pronto para comprar seu produto e para quem nem conhece a sua empresa. Verifique e personalize cada mensagem de acordo com o momento do cliente.

O que sugerimos aqui é um calendário de mensagens, uma ferramenta com a qual você pode prever como abordar um cliente que chega até você e conforme ele avança no funil. Isso pode ajudar você a conduzir o cliente para os estágios seguintes e lucrar mais.

6. Não deixe de enviar conteúdo

Dissemos acima que você não deve enviar mensagens não autorizadas pelo Whatsapp, mas se você tem clientes que já autorizaram seu envio, você pode sim enviar propagandas pelo aplicativo. Porém, essa não pode ser sua única estratégia.

De forma crescente, o envio de conteúdo tem substituido de forma muito melhor a tradicional abordagem de vendas. Isso significa que ser um vendedor comum, focando em empurrar o produto ao cliente dificilmente irá trazer bons resultados.

Você pode apostar em conteúdos simples, como dicas que auxiliem no uso dos produtos que você vende. Isso pode ser feito tanto como texto quanto como vídeo e pode ajudar muito a engajar seus clientes.

Mesmo que seja apenas um encaminhamento, trazendo valor ao usuário, você conseguirá engajamento. Dessa forma, você tem mais chances de que ele escolha você para fechar negócio.

7. Use o Whatsapp Web

Mesmo que você tenha muita habilidade na digitação pelo smartphone, o Whatsapp Web torna tudo muito mais fácil.

Esse aplicativo para computador permite a você gerenciar o app através de uma janela do navegador. Assim, é muito mais simples para ver e responder a conversas dos seus clientes, envir e receber arquivos e você não precisa do celular para isso.

8.Construa uma audiência usando o Facebook e o Instagram

Presumindo que o seu público seja muito conectado, você não precisa limitar a sua estratégia ao Whatsapp. Existem grandes motivos para que você use as redes sociais visando alcançar mais resultados ainda.

Ter pelo menos um perfil em alguma dessas plataformas, especialmente se forem muito visitadas pelo seu público, pode ajudar você a propagar o seu número de contato para futuras vendas.

Mas, não é só isso, o Instagram pode apresentar fotos dos produtos que você vende, sendo essa uma rede em que o apelo maior é ao visual.

Ter uma fanpage no Facebook pode ser interessante para postar as notícias e novidades, conversar com o seu público, resnponder a questionamentos e dúvidas e divulgar as promoções da sua empresa.

Assim, você pode explorar o que cada plataforma tem de melhor e aumentar a performance do seu projeto de vendas via Whatsapp.

9. Use iscas digitais para conseguir mais números

Falamos anteriormente sobre o envio de mensagens sem autorização, certo? Então, como você pode fazer para a sua lista de contatos crescer?

Uma estratégia muito utilizada é a oferta de iscas digitais. Essa estratégia consiste em oferecer algum tipo de conteúdo gratuito em troca do contato desse cliente. Esse contato é o princípio do seu relacionamento com eles.

O funcionamento é simples: basta você criar algum tipo de material, como um e-book e condicionar o envio dele à inserção do número do celular do usuário.

Sendo um conteúdo de interesse das pessoas, elas tendem a aceitar a oferta, com isso, você aumenta  o número do contatos que você possui e torna essas pessoas leads que serão então inseridas no funil de vendas.

Seu trabalho, nesse momento, será nutrir esse lead com informações interessantes, que possam prepará-los para os próximos estágios da jornada de compra.

Sem esquecer que, para conseguir capturar esse contato, ter uma landing page bem construida e atrativa é essencial, portanto tenha atenção a isso.

10. Lance campanhas de vendas

Alguns negócios deixam de vender por medo dos empreendedores em se lançar às vendas. Isso pode parecer estranho mas acontece.

É possível que o medo de ser mal interpretado pelo usuário faça com que empreendedores que vendem via Whatsapp não se sintam a vontade na criação de um texto de vendas em versão resumida e repassá-la aos contatos.

Saiba que, se você acertar a forma com a qual comunica a sua mensagem, usando as técnicas de persuasão adequadas, você com certeza terá muito sucesso em sua campanha de vendas via Whatsapp.

Se você focar em seus diferenciais, no que você faz de melhor, você consegue conquistar o cliente, mantendo seu produto na mente dele e a convicção de que o seu produto é o melhor para a necessidade dele.

11. Saiba usar os gatilhos mentais

Se você já ouviu falar de técnicas de persuasão, já deve ter ouvido falar de gatilhos mentais, que são técnicas com as quais você aplica a persuasão nos seus alvos. Para isso você deve evocar sentimentos essenciais no usuário para que ele tome a decisão desejada.

Um desses gatilhos, e um dos mais comuns, é o gatilho da escassez, que obriga o usuário a realizar uma compra antes que acabe o produto. Outro gatilho é o da urgência, que leva o cliente a tomar uma decisão rápida para não perder uma oportunidade.

Existem vários outros gatilhos que podem ser usados, sendo que alguns podem ser usados em conjunto. Assim, independente da sua estratégia, o que você precisa é criar as emoções no cliente e levá-lo a decidir pela compra.

12. Use um número profissional

Vamos falar francamente, nunca use um número pessoal a fim de realizar vendas através do Whatsapp. Ainda que seu número já seja muito conhecido, com um grande número de contatos no app, ter um exclusivo para o seu negócio passa uma imagem mais profissional e de maior cuidado com a sua imagem.

Além disso, você também vai conseguir criar regras para o contato da sua empresa, como os horários. Para isso, você só precisa informar o horário de atividade do número.

Além disso, como ele só é utilizado para vendas via Whatsapp, você pode aproveitar e informar que não recebe ligações por ele.

13. Use o status do Whatsapp

Sendo um usuário do Facebook ou do Instagram, você já deve conhecer os stories. Essa é uma publicação que fica disponível por apenas 24 horas, com um tempo de exibição limitado.

Mas, se você não sabe, dá para fazer algo semelhante no Whatsapp. No aplicativo, a função se chama status. Nesse espaço, você pode publicar algo que leve a atenção do seu público até você.

Dessa forma, quem tiver o número da sua empresa verá a mensagem que criou e, assim você pode divulgar promoções ou novos produtos que estão à venda.

14. Divulgue o número do seu Whatsapp em redes sociais e em seu site

Se você já conseguiu o número exclusivo do seu negócio, o que você precisa fazer é divulgá-lo para o seu público-alvo. Para fazer isso, você pode gerar um link que, quando o usuário clica, o leva até a página em que adiciona o seu contato.

A dica aqui é usar as redes sociais para isso. Mas não estamos falando apenas de Facebook e Instagram, mas em todas as plataformas em que o seu público estiver presente.

Para isso, pode ser interessante definir a sua persona, que é o perfil ideal de cliente para o seu negócio. Se o seu público estiver mais presente no Youtube, por exemplo, é obrigatório que você esteja lá. E assim você deve aplicar com qualquer plataforma, estar onde o seu público está.

Criação de landing pages

Falamos anteriormente sobre a criação de uma landing page para capturar o número de telefone do seu usuário.

Porém, muita gente não faz ideia de como fazer uma para poder oferecer a isca digital sobre a qual falamos anteriormente.

Para conseguir mais leads, você precisara de uma landing page muito atrativa. Se você tem dúvidas, a Gauss Marketing Digital faz esse serviço para você, assim como também podemos criar a isca digital que você pretende. Para isso basta entrar em contato.

No botão abaixo você poderá falar com um de nossos consultores e assim conhecer as soluções que a Gauss marketing Digital oferece para você. Com uma estratégia de marketing digital eficiente, a sua empresa pode crescer muito mais na internet e fazer mais vendas. Não perca tempo clique no botão abaixo e fale com um de nossos consultores.

nossos consultores

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Facebook
Instagram