Como ganhar dinheiro com o Pinterest

Se você já conhece o Pinterest, sabe que essa plataforma é uma das redes sociais mais bem sucedidas da atualidade.

Com esse sucesso, acabam aparecendo várias formas de ganhar dinheiro com o site e, nesse artigo, vamos falar de algumas delas.

O Pinterest é um site cujo foco é o compartilhamento de imagens entre os usuários, usando seu perfil e a própria rede como um verdadeiro mural de imagens.

Praticamente qualquer tipo de tema pode ser compartilhado na rede, por isso, os pins, como são chamadas as imagens compartilhadas, são disponibilizados e compartilhados entre os usuários interessados em determinado tema.

Para que os usuários continuem a ter uma boa aparência e para aumentar a atratividade da rede, assim como o potencial de negócios, o Pinterest passa por constantes atualizações.

E, para se manter competitivo e poder ganhar dinheiro com essa rede social, você precisa estar atento a essas mudanças.

Vamos as melhores formas de ganhar dinheiro no Pinterest.

Formas de ganhar dinheiro no Pinterest

1. Crie um blog, loja virtual ou site

Essa parece ser a forma mais básica de ganhar dinheiro na internet. O principal motivo é que você pode usar plataformas como redes sociais para aumentar o fluxo de clientes para o seu site e assim ganhar mais dinheiro.

Com o Pinterest não é diferente, com o crescimento da plataforma, aumenta o potencial de atingir maior número de pessoas e assim conseguir maior tráfego para o seu site.

Como a concorrência ainda não é muito acirrada, principalmente porque a maioria das pessoas ainda enxerga o Pinterest apenas como um site para compartilhar imagens, você não terá uma concorrência muito acirrada pela atenção do usuário.

A principal dica aqui para atrair mais usuários até você é o compartilhamento de conteúdo relevante e de qualidade.

Após criar seu site, blog ou loja virtual, siga os passos abaixo:

  1. Escolha o seu nicho de atuação.
  2. Crie e publique conteúdo em seu site (que pode ser um blog ou loja virtual também).
  3. Cadastre-se no Pinterest.
  4. Crie um Pin (Imagem que será publicada na plataforma).
  5. Publique o Pin (para melhor resultado, recomenda-se que esteja relacionado ao ramo que escolheu.

E, depois desses passos, seu conteúdo já estará disponível para ser encontrado nas buscas dos usuários.

O mais interessante de ganhar dinheiro com um site no Pinterest é que você poderá atrair usuários indefinidamente, aumentando as suas chances de ganhar dinheiro de forma progressiva e atraindo tráfego constante.

2. Marketing de afiliados

Mais uma forma de ganhar dinheiro através do Pinterest é por meio do Marketing de afiliados. Já falamos sobre essa modalidade de ganhar dinheiro na internet aqui no blog, mas vamos ao básico.

No marketing de afiliados, você se afilia a um produto que pretende vender e recebe um link único e exclusivo seu, que você deverá divulgar. Com essa divulgação, cada venda feita pelo seu link de afiliado rende a você uma comissão.

A dica aqui é que você crie e compartilhe publicações relacionadas ao segmento do seu produto ou produtos e insira o seu link de afiliado nas suas postagens.

Cada compra feita por um usuário que clicar no seu link renderá uma comissão para você.

A parte mais interessante de tudo é que o Pinterest ainda é subutilizado para este fim, o que aumenta as chances de você ganhar dinheiro aplicando essa dica.

Contudo, algumas regras são aplicáveis quando aplicar essa técnica n Pinterest:

  • Certifique-se de que você tem a permissão para o compartilhamento das imagens que fará na plataforma. Se a imagem tiver direitos autorais, sua publicação poderá ser bloqueada e excluída.
  • Também é importante saber se não há algum impeditivo, por parte da empresa dona do produto, para divulgação em redes sociais ou especificamente o Pinterest.
  • Pelas regras do Pinterest, você deve informar que o seu pin é de afiliado. Isso pode ser feito inserindo uma hashtag.
  • Também é uma regra do Pinterest que você insira os links completos, sem usar encurtadores.

3. Promova uma marca

Uma ideia interessante para ganhar dinheiro no Pinterest é através da promoção de uma ou mais marcas.

Isso é especialmente válido para quem possui um grande número de seguidores. O funcionamento é igual o de outras redes, uma marca patrocina você para que fale de seu produto ou serviço.

Se você tiver uma boa base de seguidores, será uma forma muito interessante de ganhar dinheiro, já que algumas marcas estão buscando influencers, de modo que consigam alcançar mais usuários e podem consegui-lo com você.

Outra parte interessante dessa estratégia é que você poderá aumentar ainda mais a base de seguidores, pois falando de uma marca que outras pessoas gostam, você poderá reunir uma base maior de interessados.

Algumas formas de promover um produto, serviço ou marca são: demonstração ao vivo, dicas de utilização, funcionalidades e reviews.

4. Agente virtual especializado em Pinterest

Você também pode ganhar dinheiro trabalhando com influenciadores e blogueiros e até mesmo com lojas virtuais.

Basta que você seja um agente especialista em Pinterest. E tudo pode ser feito virtualmente, ou seja de onde você estiver.

O seu trabalho será criar e publicar pins, agendar tarefas, pesquisar palavras-chave, automatizar processos, criar um funil de vendas, etc.

A grande vantagem desse trabalho é a flexibilidade, já que você pode fazer o seu horário, e também poderá trabalhar com diversos perfis, ajustando seu trabalho de acordo com as necessidades de cada cliente.

5. Anuncie no Pinterest

Assim como o Instagram Ads e o Facebook Ads, o Pinterest Ads é a plataforma de anúncios do Pinterest.

Com essa plataforma você será capaz de criar pins patrocinados, criar campanhas segmentadas e analisar os resultados.

Assim, você tem mais uma alternativa para ganhar dinheiro com anúncios e atingir maior público em sua estratégia de marketing digital.

Basta você criar a sua campanha e os criativos, definir um objetivo da campanha e você poderá anunciar e começar a colher os resultados.

Para um melhor resultado nessa estratégia, é recomendado que você faça testes constantes para verificar quais estratégias dão melhor retorno.

Potencialize seus resultados no Pinterest

Após ver as nossas cinco sugestões para ganhar dinheiro no Pinterest, vamos falar sobre algumas dicas que podem ajudar você a impulsionar seu desempenho na plataforma.

1. Crie pins interessantes

Por ser uma rede social visual, os seus pins devem ser interessantes para captar a atenção do usuário.

Porém, não é necessários ser um especialista para criar pins de qualidade. Uma ferramenta muito interessante é o Canva, que ajuda você a criar seu Pin com qualidade profissional.

Você terá várias opções de design para escolher e atrair mais a atenção do usuário.

2. Descreva os Pins

Essa é uma dica importante para aumentar o alcance dos seus pins.

Como o Pinterest é também um mecanismo de busca, ele faz a seleção de pins mais relevantes de acordo com as descrições contidas nele.

Por isso, descrever os pins corretamente, pode ser uma forma importantíssima de maximizar o desempenho da sua estratégia.

Portanto, escreva descrições diretas, simples e contendo palavras-chave relevantes para o seu nicho.

Você também pode verificar as sugestões da busca ao escrever palavras-chave na barra de pesquisa. Assim terá uma ideia melhor do que escrever.

3. Interações e engajamento

Por ser uma rede social, você deve interagir com os usuários que te seguem no Pinterest.

Assim, você pode engajar esses seguidores e aumentar a sua importância nas redes, sendo bastante interessante na execução de estratégias como patrocínios de marcas.

4. Crie uma conta comercial

Para conseguir colocar em prática algumas das sugestões de negócios contidas nesse artigo, ter uma conta comercial no Pinterest é essencial.

Com uma conta comercial você será capaz de analisar melhor o desempenho das suas estratégias e corrigir de acordo com o que está funcionando ou não.

Além disso essa é a forma com a qual você poderá firmar parcerias, divulgar seu link de afiliado ou conseguir patrocínios.

5. Agende a publicação de Pins

Essa é uma forma de profissionalizar e otimizar os resultados da sua estratégia. Com o agendamento de Pins você poderá se organizar a ter mais tempo para focar em outras áreas do seu projeto.

Alguns aplicativos ajudam você a agendar pins e assim aumentar a sua produtividade, o que significa mais tempo para focar na construção do seu negócio.

Algumas sugestões de aplicativos:

  • Hootsuite
  • Postcron
  • Tailwind
  • Etus
  • Viraltag

Mesmo as versões gratuitas desses apps ajudam você a se planejar e poupar tempo.

Podemos destacar a Etus, ferramenta brasileira de agendamento que pode ajudar muito você, especialmente na questão do idioma, já que alguns aplicativos podem não ter o português disponível.

6. Crie o seu mídia kit

Já falamos em outro post sobre o Mídia Kit e o que você precisa saber. Porém, vamos ao básico.

O Mídia Kit é um documento de apresentação do seu negócio à empresas visando parcerias de negócios. Através dele você poderá demonstrar a sua capacidade de alcançar a audiência esperada para divulgar produtos ou serviços.

É uma ferramenta muito utilizada atualmente por influenciadores e produtores digitais. Assim estes podem demonstrar o seu alcance.

Também podemos sugerir o Canva para a criação do seu mídia kit. Alguns dados que devem estar no documento são:

  • Informações mais importantes sobre você e seu negócio
  • Produtos ou serviços oferecidos
  • Informações sobre a sua audiência
  • Números e resultados
  • Cases de sucesso (parcerias anteriores)

7. Acompanhe as mudanças na plataforma

Falamos anteriormente que o Pinterest passa por constantes atualizações, visando melhorar a experiência do usuário.

Por isso, é importante que você se mantenha atualizado para adaptar a sua estratégia às mudanças da plataforma.

Assim você estará sempre de acordo com as diretrizes do site e poderá se manter relevante e ganhando dinheiro sem violar nenhuma política.

Conclusão

Agora que você sabe como ganhar dinheiro e inclusive formas de potencializar os seus resultados, você já pode começar a trabalhar com o Pinterest.

Combinar várias das estratégias descritas nesse artigo podem aumentar e muito o desempenho da sua estratégia de negócios.

E, se você precisar de ajuda profissional, a Gauss Marketing Digital possui especialistas em marketing para ajudar você a fazer o seu negócio crescer com as melhores práticas do mercado.

Se você tem interesse em saber mais, clique no botão abaixo e fale com um de nossos consultores para conhecer as soluções que oferecemos para você.

 

nossos consultores

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Facebook
Instagram