Como escolher um nicho de mercado lucrativo

Como escolher um nicho de mercado lucrativo

 

Se você já vende produtos pela internet, próprios ou como afiliado, esse artigo pode te ajudar a selecionar um novo nicho que pode ser muito lucrativo para você.

Se, porém, você ainda não vende, mas gostaria de vender, esse artigo vai te ajudar a definir qual nicho melhor se encaixa em sua proposta.

Mas antes de começar a definir o seu nicho, você precisa saber por que essa definição é importante. Primeiro, se você não tiver um foco inicial, seu trabalho inteiro pode ser perdido ao querer trabalhar com vários produtos diferentes.

Segundo, escolher um nicho é importante porque você passa a definir a audiência que terá sua atenção e focar nos problemas que o seu produto tentará resolver.

Terceiro, fica muito mais fácil se posicionar como autoridade em um assunto específico do que como alguém que sabe um pouco de cada coisa.

No fim das contas, quanto maior o seu conhecimento específico sobre o nicho que você decidir trabalhar melhor para você e também para os seus potenciais clientes, já que você poderá entendê-los melhor.

Um nicho nada mais é do que um grupo de pessoas com uma determinada necessidade e que pode ser suprida por algum produto ou serviço disponibilizado por você ou por terceiros. Existem vários exemplos como: Emagrecimento, organização financeira, finanças pessoais, autoajuda, coaching, ganho de massa muscular, reeducação alimentar, habilidades sociais, vendas, artesanato, etc.

É claro que você pode (e em alguns casos, deve) escolher mais de um nicho para trabalhar, porém, como esse nicho pode ser muito diferente do primeiro, o melhor é focar no mínimo possível de segmentos a trabalhar no início. Quando você atingir uma determinada maturidade de negócio, com mais experiência, você pode migrar para outros serviços ou adicionar mais nichos de trabalho. Há várias formas de conseguir trabalhar com vários nichos na construção de audiências.

Caso você prefira dois nichos muito distintos, por exemplo, “como fazer artesanato” e “como reeducar sua alimentação”, você precisa ter em mente que essas são duas audiências distintas e que necessitam de cuidados distintos. Isso significa que o que você utilizar em uma pode não funcionar na outra e assim sendo, pode ter que procurar formas diferentes de atingir esse público.

Caso, porém, você prefira dois nichos parecidos, por exemplo, “como emagrecer rápido” e “como reeducar a sua alimentação”, você pode usar um público em ambos os nichos.

Abaixo listamos um passo-a-passo de como selecionar um nicho que você deseja trabalhar.

E-Book Grátis

Passo 1: Fazer uma lista de ideias ou nichos que deseja trabalhar

Nesse caso, você pode listar todos os nichos que você conheça ou pesquise em plataformas de venda virtual, como o Hotmart, por exemplo, e use aqueles que você se considere mais competente para trabalhar, ou seja, que o seu conhecimento e experiência possam ajuda-lo no desenvolvimento do negócio.

Entenda, porém, que listar vários nichos diferentes lhe dará uma nova perspectiva do possível público alvo que você deve atingir, se você ficar limitado apenas ao público que você deseja atingir pode perder muitas oportunidades de negócio que te renderão menos pelo seu trabalho. Em outras palavras, não mire apenas naquilo que você gosta, tente atingir um nicho que faça sentido econômico também, visto que as decisões de negócios muitas vezes devem ser tomadas mais friamente.

Qualquer tipo de atividade que você tenha conhecimento podem ser incluídas na lista nesse passo, assim como um hobbie, passatempo ou experiência. O importante nesse passo é a abrangência, principalmente para te dar uma maior percepção de mercado e não limitar as suas opções.

Passo 2: Mais ideias ou sugestão para quem não tem ideias

Acessando o site Ubersuggest.io, você pode fazer uma pesquisa selecionando o idioma correspondente a sua pesquisa. Um exemplo é pesquisar a palavra “como” e ver as pesquisas mais procuradas com essa palavra. Isso também te dará uma perspectiva dos problemas mais comuns enfrentados pelas pessoas e poderá ter novas ideias sobre nichos que você pode atuar a partir daí.

Passo 3: Escolha do nicho com maior potencial

Assumindo que você tenha um bom número de possibilidades na mão, escolher um nicho de sucesso cabe a você de acordo com o seu objetivo e conhecimento. Por exemplo, se você deseja apenas ser um afiliado, escolher um nicho interessante para você em termos de conhecimento e sucesso do produto é uma opção interessante.

Caso você queira desenvolver o seu produto, você precisa ter uma experiência muito maior além do conhecimento sobre o assunto a ser abordado no seu produto. Se for um curso, por exemplo, seus clientes precisam ter certeza de que você poderá ensiná-los a fazer o que se propõe. Você precisa também ter certeza de que existe um público potencial com interesse em pagar pelo serviço.

Uma forma de saber se o seu nicho é economicamente viável é verificar os seus possíveis concorrentes e o seu sucesso. Caso estes estejam tendo sucesso, o seu nicho é lucrativo, caso não tenha concorrentes, pode ser que esse nicho não seja lucrativo, ou apenas inexplorado, o que hoje em dia é difícil.

Pesquise por número de buscas de determinado assunto no Google Keyword Planner (planejador de palavras-chave do Google), ao digitar as palavras-chave relativas ao seu negócio, você verá um relatório do número de buscas relativas às palavras-chave digitadas.

Passo 4: Interesse, Habilidade e Lucratividade

O seu nicho deve estar presente nestas três categorias. Você deve se interessar por esse assunto, ter habilidade ou conhecimento (inclusive didática, caso seja um curso) e esse nicho também precisa ser lucrativo.

A lucratividade precisa ser o primeiro ponto analisado. Se a sua ideia não for lucrativa não adianta ter os dois outros pontos. Quanto a conhecimento ou habilidade, você simplesmente pode ler livros, fazer cursos e estudar para aprender mais sobre um nicho e com certeza você saberá muito mais do que a média das pessoas se focar em aprender mais sobre esse determinado nicho.

Passo 5: O mais importante: Seu público

Definido o seu nicho, você entra na parte mais importante, a definição do seu público-alvo. Ao saber quem são seus potenciais clientes e suas necessidades, torna-se muito simples o processo de atingi-los, visto que você deve ter o produto que estes necessitam.

Ao entender o seu público e as suas necessidades fica muito mais fácil compreender cada etapa da necessidade deles e assim vender com mais eficiência. Por exemplo: Se você oferece um treinamento físico para pessoas acima do peso, também pode oferecer um curso de reeducação alimentar, também pode oferecer para quem já perdeu peso um treinamento para ganho de massa ou tônus muscular ou ainda definição muscular.

Conhecer o público nesse caso é essencial para vender mais e melhor, procure ouvir e saber as necessidades, trabalhe com seu público e fique ligado nas dicas que postamos aqui. Até a próxima.

Se ainda tem d[uvidas de como ganhar dinheiro na internet, fale com um dos nossos consultores , sem compromisso, eles vão adorar ajuda-lo.

nossos consultores

Deixe um comentário