Como colocar a sua empresa no Google

Você já deve saber que o Google é o maior buscador do mundo, certo? E, se você tem uma empresa, deve saber que a maior parte dos clientes vão te procurar através do Google.

E isso não se restringe a negócios virtuais como sites e lojas não. Muitas pessoas buscam o endereço físico das lojas pelo Google.

Por isso é muito importante que você esteja presente no buscador e consiga realmente atingir as pessoas que buscarem pela sua empresa ou por produtos e serviços no ramo que você oferece.

Se você não sabe como “cadastrar” a sua empresa no Google, nós vamos ensinar você nesse artigo.

Colocando a sua empresa

Há muitas maneiras de tornar uma empresa mais visível, entre elas cadastrá-la no Google.

Dentro do escopo do Marketing Digital, existem várias estratégias que são utilizadas para aumentar a presença de um negócio na internet, incluindo técnicas como produção de conteúdos, SEO, anúncios e outras.

Aqui, vamos falar de duas ferramentas do Google que são muito importantes para o seu negócio, o Google Meu Negócio e o Google Maps.

Como falamos anteriormente, muitas pessoas buscam por endereços físicos de um negócio e por isso, ser facilmente encontrado no Google é muito importante.

O melhor dessas duas ferramentas é que elas ajudam você a ser mais facilmente encontrado e você não precisa gastar nada.

Para começar, você precisa acessar o Google Meu Negócio, preencher as informações do seu negócio, confirmar os dados de autorização e confirmar o endereço, que será feito por meio de um código enviado pelos Correios.

Para que serve o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma plataforma lançada em 2014 com o objetivo de ajudar empreendedores a divulgarem as suas empresas nas redes de pesquisa e no Google Maps.

O objetivo do Google é se tornar cada vez mais relevante nas pesquisas por endereços, já que essa é uma crescente. Por isso, o serviço funciona em conjunto com o Google Maps.

E o Google também consegue informações detalhadas de cadastro da sua empresa, enquanto você aumenta a sua exposição no maior buscador do mundo.

Como a empresa será exibida?

A ferramenta Google Meu Negócio funciona como uma vitrine para a sua empresa. Como os clientes conseguem informações relevantes a partir do seu cadastro, você pode receber muito mais contatos.

Quando alguém faz uma pesquisa sobre um negócio, ele verá as seguintes informações explícitas:

  • Links úteis: site, rotas, salvar ou ligar são opções possíveis.
  • Descrição: Descreve o estabelecimento comercial ou empresa.
  • Endereço: Mostra a localização do negócio.
  • Horário de funcionamento: O horário que o negócio fica aberto.
  • Contatos
  • Fotos
  • Eventos
  • Avaliações
  • Perguntas e respostas

Motivos para ter um perfil no Google Meu negócio

Se você ainda precisa de motivos para se cadastrar no Google Meu Negócio, vamos a eles.

Sua empresa parece ser mais séria e confiável

Como o Google é um buscador importante, as empresas que estão nele acabam parecendo mais importantes.

Por isso, se o seu negócio está no Google ele parecerá mais confiável diante dos seus clientes.

Aumento de tráfego

Estar no Google Meu Negócio garante que a sua empresa poderá ser mais vista pelos consumidores, garantindo um maior fluxo de tráfego para o seu site ou loja.

Medição de resultados

Você pode acompanhar as métricas mais importantes e, assim, detectar como está se saindo a sua estratégia digital.

Maior proximidade com o público

Com o espaço para que os usuários interajam com você, todos os recursos disponibilizados pela plataforma ajudam você a aumentar e fortalecer o relacionamento com os clientes.

Alcance muito maior

Com a sua empresa mais exposta para os clientes, você conseguirá um maior alcance e, com isso, maior chance de fazer negócios.

Como melhorar o seu perfil no Google Meu Negócio

Existem algumas técnicas que podem ajudar a melhorar o seu perfil no Google Meu Negócio. Vamos falar delas agora.

Use o Search Console

O Google Search Console é a melhor maneira de verificar a sua empresa de forma local. Essa validação consiste em confirmar a veracidade das informações expostas e assegurar o acesso ao gerenciamento delas.

Quanto mais rápido o processo for concluído, mais rápido o seu negócio estará disponível para ser exibidos no Google e nas redes de display, assim como no Google Maps.

Integração com as redes sociais

Através do Google Postagens, ferramenta importante do Google Meu Negócio você consegue produzir conteúdos em diferentes formatos visando aumentar a divulgação do seu negócio.

A desvantagem é que as postagens possuem prazo de validade, ficando disponíveis por até 14 dias.

Portanto, para aumentar os resultados das suas postagens, é uma boa ideia integrar o site às suas redes sociais.

Entre no Google Maps

Marcar o seu negócio no Google Maps é muito interessante para facilitar que os clientes encontrem o seu estabelecimento.

Já que as buscas podem não ocorrer nas redes de pesquisa, estar em outros serviços do Google é uma alternativa para aumentar a sua exposição.

Poste fotos com geolocalização

Se você quer receber mais cliques, poste fotos do seu estabelecimento. A verdade é que as fotos tornam o display mais atrativo.

Porém, você pode ir além, adicione geo-tags às suas fotos para que elas possam ajudar a localizar o seu negócio.

Assim você poderá fazer não só a sua empresa, mas a sua localização se tornarem mais facilmente expostas.

Solicite feedback para o seu perfil

Você pode pedir que seus clientes revisem o seu perfil no Google Meu Negócio, de forma que você tenha avaliações que ajudarão outros usuários a tomar decisão de compra.

Todas as interações são positivas para o seu perfil, por isso, incentive os seus clientes a avaliarem você.

Google Maps

O Google Maps é um serviço de geolocalização fornecido pelo Google e que permite acesso a imagens de satélite para fins diversos.

O mais interessante para nós, contudo, é o uso dessa ferramenta para ajudar a divulgar o seu negócio, por exemplo:

  • Status do transporte público
  • Lotação de bares e restaurantes
  • Ingressos de cinema
  • Integração com apps de música
  • Locais mais bem avaliados
  • Compartilhar localização
  • Alerta contra desastres naturais
  • Recomendação de estabelecimentos

Vantagens do Google maps

Da mesma forma que o Google Meu Negócio, o Maps também é uma vitrine muito interessante para os seus negócios.

O principal motivo para isso é que quanto mais precisas as informações que você insere forem, maior a confiança que você passa para potenciais clientes sobre a seriedade da sua empresa.

Você também terá acesso a outras vantagens, como:

  • O Google Maps é o serviço de geolocalização mais usado do mundo
  • Fonte de tráfego orgânico para o seu site
  • Aumento da sua presença digital, sem custos adicionais
  • Fortalecimento do seu SEO local

Como aumentar os seus resultados no Google Maps

Você ainda pode usar algumas técnicas para melhorar o desempenho da sua estratégia no Google Maps. Vamos a algumas delas.

Detalhe as suas informações

Evite descrições genéricas e simples de produtos e serviços. Quanto mais detalhes você inserir, melhor para a sua estratégia.

Alguns detalhes também são importantes, por exemplo, o seu estabelecimento aceita animais? Possui internet wi-fi? Possui estacionamento? Pago ou gratuito para clientes?

Mantenha seu cadastro atualizado

Para o bem da sua imagem, é importante que o seu cadastro esteja sempre atualizado. Principalmente devido a mudanças maiores, já que se você muda de endereço, mas o cadastro ainda consta o endereço antigo, alguns clientes não poderão encontrar a sua loja.

Outros dados, como telefone, horário de funcionamento, ou alterações menores, mas que impactam na experiência do consumidor deverão ser mantidos atualizados.

Imagens de qualidade

Como um “cartão de visitas”, a imagem do seu negócio é a primeira coisa que salta à vista do cliente, por isso, invista em imagens de qualidade profissional, para que você dê a melhor impressão possível sobre o seu negócio ao seu cliente.

Anúncios

Você também pode criar anúncios para o Google Maps, eles aparecem destacados e são exibidos no topo da lista local.

Nos mapas eles aparecem com indicadores coloridos para maior diferenciação e contraste.

Acompanhamento e melhora constante

Esteja sempre acompanhando o desempenho da sua estratégia e também buscando detectar as estratégias que não funcionam e testando novas abordagens, para otimizar o desempenho da sua estratégia.

Avalie as métricas disponíveis no Google Meu Negócio e avalie o cumprimento dos objetivos e o impacto da sua estratégia na prática.

Conclusão

No mundo atual, principalmente agora, durante e após a pandemia, a internet tem ganhado cada vez mais espaço.

Portanto, é importante ter uma presença virtual para que os cada vez mais digitalizados clientes tenham como achar o seu negócio.

Por isso, é tão importante a utilização de técnicas de marketing digital e a utilização de ferramentas que podem aumentar os resultados do seu negócio.

Se você deseja conhecer e aplicar ao seu negócio técnicas para melhorar o seu desempenho na internet, mantenha-se conectado conosco.

E, se deseja conhecer as soluções profissionais que a Gauss marketing Digital oferece para alavancar o desempenho do seu negócio nas redes, clique no botão abaixo para falar comum de nossos consultores.

nossos consultores

Deixe um comentário