Canonical Tag: O que é e sua importância

Você já ouviu falar em canonical tags? Sabe qual é a importância dessa técnica no sucesso do seu site? Nesse artigo vamos falar tudo o que você precisa saber para otimizar a sua página com essa técnica.

As canonical tags facilitam o trabalho dos mecanismos de busca no rastreio das páginas do seu site. Elas podem ajudar a acabar com conteúdos duplicados, que prejudicam o SEO do seu site.

Mas, além disso, ela também ajuda a mostrar aos robôs do Google as páginas prioritárias do seu site. Tudo isso ajuda a melhorar a otimização do site perante o Google.

Se você ainda não sabe, a presença de conteúdos duplicados em seu site prejudica muito o seu ranqueamento e o posicionamento das suas páginas nas buscas.

O que são as canonical tags?

Se você tem algum conhecimento em HTML deve saber o que são tags. Estas são marcações dentro do código fonte de uma página que informam omo será exibido o conteúdo das páginas ao usuário.

As canonical tags mostram ao buscador qual é a melhor versão de uma página. Assim, ela pode informar qual é o conteúdo do seu site que deve ser rastreado e indexado para as pesquisas.

Com ela, você poderá selecionar os conteúdos que efetivamente devem ser mostrados ao usuário, de tal forma que você tenha as melhores páginas indexadas a buscador.

Portanto, você estará evitando que páginas com o mesmo conteúdo concorram entre si pela melhor posição nas buscas, concentrando todos os esforços em apenas uma página, melhorando os seus resultados gerais.

Você deve usar as canonical tags?

Usar as tags canônicas é muito importante para o SEO do seu site. Como a presença de conteúdo duplicado costuma ser penalizada pelo Google, as suas páginas sofrerão punições reduzindo a taxa de visitas enviadas pelo buscador.

Isso significa que, por possui conteúdo duplicado, o seu site ficará quase invisível aos usuários devido às punições impostas pelo Google.

Portanto, um simples erro pode prejudicar o desempenho de todo o seu site. Assim, sua taca de visitas orgânicas cai e você pode ter muitas dificuldades.

E isso tudo pode ser resolvido com o uso das canonical tags. A seguir, listamos os motivos para você usar essas tags no seu site.

Conteúdos duplicados

A presença de conteúdos duplicados em um site prejudica o ranqueamento e a indexação deste.

Isso ocorre quando existem muitos endereços com a mesmo conteúdo, ou seja, páginas contendo informações iguais.

Nesse caso, os algoritmos dos motores de busca veem essa página como duplicada.

Conteúdos parecidos

Os conteúdos que se parecem também podem prejudicar a indexação das páginas de um site. Isso é muito comum nos e-commerces que acabam possuindo páginas iguais para o mesmo produto ou variações do mesmo produto.

Isso acaba prejudicando o posicionamento das páginas e impedindo o site de ter um melhor resultado.

Portanto, o uso das canonical tags devem ajudar a mostrar qual página é a principal e deve receber o tráfego das buscas.

E o Redirecionamento 301?

O redirecionamento de links 301 também cumpre uma função semelhante à canonical tag, já que leva o robô do Google para outra página.

Porém, as canonical tags cumprem a sua função apenas para motores de busca, enquanto que o redirecionamento impede tanto os robôs quanto o usuário de acessarem as outras páginas.

Na prática, o conteúdo duplicado continua no site e o usuário poderá ver, assim como o robô de busca. Porém, no caso deste último, ele saberá que essa página não deve ser indexada.

No caso do redirecionamento, as páginas ficam indisponíveis para ambos, já que qualquer acesso é redirecionado automaticamente.

Erros comuns na inserção de canonical tags

Alguns erros na implantação de tags são muito comuns e, portanto, é válido ficar atento ao que fazer para não prejudicar ainda mais o seu site.

  1. Usar a Home como página preferencial: Sim, ela é a página principal de qualquer site, porém, se todas as tags canônicas redirecionarem o usuário para ela, você pode acabar sem nenhuma outra página indexada pelo Google.
  2. Vários links canônicos na mesma página: Esse é outro erro bastante comum. Se uma página tem mais de um link canônico, todos eles acabam ignorados pelos mecanismos de busca.
  3. Usar links canônicos em artigos em destaque: Se o seu site tem uma página que deve ficar em destaque evite usar a tag “rel = Canonical” na página. Assim a página aparecerá nas pesquisas e não será ignorada pelo buscador.

Como utilizar as canonical tags

Se você ainda é iniciante em SEO, não se preocupe, a inserção de canonical tags não é um assunto difícil. Além do mais, faz mais sentido aprender a inserir as canonical tags no site do que arriscar sofrer as punições do Google.

  1. Elas podem se autoreferir: Não há problema em apontar a canonicla tag para a mesma página em que está situada.
  2. Página principal canônica: Você pode tornar a sua página principal canônica e evitar que duplicações prejudiquem o posicionamento dela.
  3. Sempre verifique as canonical tags: Estar em constante monitoramento das suas canonical tags é importante para evitar informações desencontradas, como cada tag apontando para uma página diferente em cada versão.
  4. Mantenha as tags da forma mais clara possível: Evite que uma página canonize outra e vice versa. Isso confunde o algoritmo e prejudica o ranqueamento de todas as páginas associadas.
  5. Cuidado com páginas semelhantes: A depender da semelhança, uma canonical tag pode ser importante ou, caso as páginas não sejam tão semelhantes, ignoradas pelo mecanismo de busca.
  6. Conteúdos duplicados entre domínios: Caso você tenha mais de um site e publique o mesmo conteúdo neles, você pode usar a canonical tag para transferir a classificação para o outro. Assim, concentra toda a força do conteúdo em um único site.

O que evitar nas canonical tags

Até aqui você já sabe os locais onde deve inserir as tags canônicas e aonde não deve. Também já entende a importância dessa técnica para o sucesso do seu site.

Vamos falar agora sobre o que evitar relação às tentativas de manipular os resultados do Google.

Essas táticas podem dar certo por um curto período, porém podem ser muito prejudiciais ao seu site a longo prazo.

Logo, a principal recomendação é que você apenas use tags canônicas nas páginas relacionadas, nos casos em que os conteúdos sejam iguais ou muito parecidos.

Conclusão

Este artigo tem o objetivo de deixar mais claro o papel das canonical tags no SEO e ajudar você a entender a importância e os locais onde deve ou não inserir essas tags.

Você percebeu que os conteúdos duplicados e a ausência de tags canônicas prejudicam o posicionamento do seu site.

E agora sabe que deve inserir as tags nessas páginas com conteúdos iguais ou muito semelhantes.

Então não perca tempo, comece agora a otimizar o seu site e incluir as canonical tags para melhorar os seus resultados.

E, se deseja saber mais sobre as soluções profissionais de SEO e marketing oferecidas pela Gauss Marketing Digital, clique no botão abaixo para falar com um de nossos consultores.

 

nossos consultores

Please follow and like us:

Deixe um comentário

RSS
Facebook
Instagram