Branding: o que é e como trabalhar a gestão de uma marca

Branding por definição é uma pratica de marketing em que uma companhia cria um nome, símbolo ou design que se torna facilmente identificável como pertencente a essa companhia.

Isso ajuda na identificação de um produto e o distingue de outros produtos e serviços no mesmo segmento.

O Branding é importante não somente por transformar uma marca em uma experiência memorável na mente de um consumidor, mas também permite aos clientes saber o que esperar da sua empresa em termos gerais.

É tambpem uma forma de se distinguir de competidores e mostrar aos cliente que aquilo que você oferecer transforma você na melhor opção.

Sua marca é construída para ser uma representação verdadeira de quem você é como uma empresa e como você deseja que os outros o percebam.

Existem varias áreas que são utilizadas para desenvolver uma marca, incluindo publicidade, serviço de atendimento ao cliente, promoções de vendas, reputação e logotipo.

Todos esses elementos trabalham em conjunto para criar uma atenção e atração únicas de modo que você seja percebido como um negócio realmente profissional.

Qual a importância do Branding?

Branding é essencial para um negócio por causa do impacto geral que causa no desempenho da sua companhia no mercado.

Uma estratégia bem feita de branding pode mudar como as pessoas percebem a sua marca, podendo inclusive trazer novos negócios e aumentar a conscientização da sua marca.

O reconhecimento do Branding

A razão mais importante para que o branding seja adotado em um negócio que deseja sucesso é que só assim uma companhia pode ganhar reconhecimento e se tornar conhecida pelos seus consumidores.

O Logo é o elemento mais importante do branding, especialmente quando consideramos que, por ser uma representação visual do seu negócio, o seu logo se torna a “cara” da sua companhia.

Esse é o motivo para que você invista em um logo profissional, já que assim você poderá ter uma marca poderosa e facilmente memorável.

Um logo bem feito também pode causar um efeito impressivo muito positivo em um cliente mesmo à primeira vista.

Criar produtos vinculados à sua marca, como canetas, camisas, papel timbrado, canecas, etc., também é uma ótima maneira de ir além.

O Branding aumenta o valor de um negócio

Branding se torna ainda mais importante quando você tenta desbravar um novo mercado, principalmente quando este possui uma concorrência estabelecida.

Ter uma marca bem estabelecida pode aumentar o valr de um novo negócio ao transferir autoridade de uma marca antiga para um negócio novo.

Além disso, aqueles que já conhecem e confiam na qualidade de uma marca tendem a experimentar ou mesmo indicar o seu produto, já que você possui um nome.

Por isso, investir em branding é uma grande oportunidade já que a entrada em novos mercads se torna mais fácil já que você está firmemente estabelecido na mente dos consumidores.

Geração de novos clientes com Branding

Uma boa marca não terá dificuldades em conseguir referências e indicações para novos negócio a partir de clientes existentes.

Marcas fortes geralmente conseguem uma impressão positiva na mente dos consumidores e os torna mais propensos a fazerem negócios com você.

Isso acontece devido a familiaridade com a sua marca ou produto e a percepção de valor que você deve alcançar com as suas vendas.

Além disso, todo mundo gosta de ter uma marca de produtos em que pode confiar. Muita gente confia em grandes marcas como Nestlé, que possui uma enorme variedade de produtos, mas pouca gente conhece a empresa Unilever, que está por trás de dezenas de marcas que utilizamos no dia-a-dia. Essa é uma abordagem diferente com duas grandes empresas.

No caso da Unilever, sabendo desse fato, os executivos da empresa passaram a investir em brand awareness (conscientização da marca) há algum tempo.

Isso tende  produzir frutos futuros, já que a empresa contruiráuma sólida reputação e poderá usar essa reutação para alavancar marcas novas em seu portfolio.

Portanto, assim que uma marca é bem estabelecida, o boca a boca poderá se tornar a melhor e mais efetiva técnica de publicidade de uma empresa.

Aumento na satisfação e orgulho dos funcionários

Quando uma pessoa trabalha para uma empresa com uma marca estabelecida, costumam estar mais engajados em proteger e defender a marca.

Nesses casos, tais funcionários tendem a estar mais satisfeitos com seus trabalhos e ter um maior grau de orgulho daquilo que fazem.

Trabalhar para uma marca que possui uma boa reputação e também se encontra em alta expectativa em relação ao público torna trabalhar nesse negócio mais interessante e recompensador.

Ter a sua marca em seu local de trabalho pode ajudar os funcionários a sentirem-se mais satisfeitos e com um maior senso de pertencer a sua companhia.

E-Book Grátis

Isso pode ser conseguido através de artigos promocionais de sua marca, como falamos acima, canetas, canecas, camisas, papel timbrado, cartões, etc.

Branding cria confiança dentro do mercado

Uma aparência profissional e uma marca bem planejada irá ajudar a sua companhia a construir confiança com os consumidores, potenciais clientes e compradores.

O público em geral tende a ser mais confiante em fazer negócios com empresas que possuem uma “face” mais polida e profissional, isso gera confiança.

Ter uma marca bem feita concede a impressão de que você está entre os “tops” da sua indústria e aumenta a confiança que o público pode sentir em relação à sua companhia.

Essa confiança maior irá atingir todos os produtos e serviços que você oferece e a forma como a sua companhia conduz os seus negócios.

O Branding ajuda na publicidade

A publicidade é outro componente do branding e, estratégias de publicidade irão refletir diretamente a marca e sua “face” desejada.

Algumas tecnicas de publicidade, como o uso de produtos promocionais de empresas confiaveis pode tornar mais fácil criar uma estratégia coesa e atrativa que possa ajudar a sua empresa a atingir os seus objetivos de branding.

Branding na internet

Apesar de não diferirem muito das dicas já faladas nos tópicos anteriores, o branding na internet tende a possuir algumas facetas diferentes, com seus pontos positivos e negativos.

Quando alguém cria alguma marca para um negócio virtual, deve ter o mesmo cuidado de comunicar ao cliente a impressão de profissionalismo.

Porém, o cuidado para expandir a marca e aumentar a conscientização dos seus potenciais clientes sobre você deve ser diferente do aplicado em empresas físicas.

Atendimento ao cliente

Você deve possuir um atendimento ao cliente que possa ao mesmo tempo impressionar o seu cliente com profissionalismo e cordialidade, isso ajuda na resolução de problemas de forma pacífica e satisfatória.

Especialmente hoje em dia que possuimos alguns sites como o Reclame Aqui ou mesmo as redes sociais em que potenciais clientes buscam informações sobre você e podem encontrar péssimas impressões de outros clientes.

Publicidade online

A publicidade online feita com a sua marca deve ter o cuidado de criar e manter a mesma “face”. Por exemplo, veja como se comportam os bancos grandes, eles tendem a ser mais sérios e formais em suas publicações.

Dificilmente você verá um banco conservador como o Banco Safra fazendo um anúncio com uma linguagem informal ou cheia de girias. A comunicação deve ser adaptada ao seu público alvo.

Ao contrário, bancos digitais tem buscado uma abordagem diferente, mais aberta, tornando a comunicação com um público mais jovem muito melhor e mais simples.

Portanto, quando utilizar a sua abordagem no marketing digital, se certifique de manter a linguagem certa para o seu público, de forma a conseguir mais engajamento.

Crie um propósito de marca

O engajamento é como os clientes se conectam com a sua empresa e todos os momentos de contato com a sua empresa podem ajudar ou dificultar o engajamento de um cliente.

Nesse caso, criar um propósito para a sua marca, uma razão de ser pode ser tão bom para aumentar a consciência da sua marca quanto um logo cativante.

É muito comum que o slogan da empresa reflita esse propósito, simplificando de forma a conseguir atrair e cativar os consumidores. Como um exercício, pare e reflita sobre os slogans das empresas de produtos que você compra, quais você lembra?

Posicionamento da sua marca

O posicionamento é como a sua marca irá ocupar o mercado em que se encontra e isso pode ser feito de várias maneiras.

Algumas empresas se posicionam como inovadoras, outras procuram passar a imgens de segurança, confiabilidade, experiência do usuário ou qualquer valor que você possa agregar aos seus cliente e que possa ser percebido como uma marca da sua empresa.

Atributos da Marca

Além de pensar nos aspectos anteriores do seu negócio, você também deve pensar nos atributos que regem a sua marca.

Isso é importante pois os atributos utilizados determinam as características da sua marca, ou seja, os valores que a sua marca representa no mercado.

Um exercício útil para descobrir os atributos certos para a sua marca é perceber os valores importantes para você e seus colaboradores.

Você também pode ver como esses valores se encaixam em seu relacionamento com seus clientes e com o mercado em geral.

Verifique os seus concorrentes e veja se eles tem um conjunto de atributos que definem a marca deles e perceba quais são e como essa empresa os aplica.

Elemento para fortalecer o seu branding

Logicamente, alguns fatores podem contribuir para aumentar o reconhecimento de sua marca. Um deles é o que falamos anteriormente, o logo.

Porém, existem outros elementos que poderão aumentar a percepção da sua marca pelos consumidores e falaremos deles aqui:

Identidade visual

Sim, o logo faz parte da identidade visual. Não, a identidade visual não é só o logo. Na verdade o termo identidade visual abrange toda uma série de elementos.

Tais elementos servem para aumentar a percepção da sua marca e dar o tom para toda a sua comunicação visual com o público.

São três os elementos de uma identidade visual:

1. Cores

As cores ajudam a aumentar a atratividade da sua marca. Também conseguem, de forma subliminar, comunicar com seu cliente de forma a criar impressões relativa a cor escolhida.

Por exemplo, a percepção do amarelo é diferente da percepção do azul, que é diferente do vermelho e este do preto.

Inconscientemente, cada cor cria um tipo de sensação no cliente que é atrelada à imegem da marca e pode ser muito proveitosa na construção de uma identidade correta.

Portanto, a escolha da cor é importante e, a manutenção dela é vital para ter uma identidade visual que está atrelada aos outros atributos da sua marca.

2. Ícones e símbolos

Além do logotipo, existem alguns outros símbolos que servem para fortalecer a identidade da marca.

Por exemplo, a sua empresa pode ter um estilo de publicações ou de imagens com uma geometria consolidada.

Podem ser ícones que são utilizados pela sua empresa em peças publicitárias ou símbolos que representam a sua companhia em geral.

3. Tipografia

A forma como você escreve também tem impacto na identidade da marca e como ela é percebida pelo seu cliente.

Isso pode ser alterado tanto pela fonte, tamanho, quanto a cor das palavras. De certa forma, a tipografia tem vários pontos em comum com as cores, já que a repetição de um padrão tende a consolidar a imagem de uma marca na mente do consumidor.

Slogan

O slogan é outro elemento que pode ser usado para fortalecer o branding da sua marca. Isso significa que não somente os elementos visuais compõem a força da marca.

Um slogan forte é importante para manter a lembrança de sua marca na mente dos seus consumidores.

Conclusão

O que podemos concluir é que ter uma estratégi de branding para o seu negócio é de suma importância.

Porém, existem muitos pontos que você deve estar atento para criar uma estratégia que de fato seja executável, de forma que você não ignore pontos importante e tenha uma estratégia deficiente.

Caso você não tenha qualquer ideia sobre como planejar e executar uma estratégia de branding, saiba que algumas empresas terceirizam esse serviço.

A Gauss Marketing Digital pode ajudar você em sua estratégia de branding, ao definir e criar toda a estratégia necessária para você colocar a sua marca na mente dos seus clientes.

Caso você tenha interesse em aumentar o desempenho do seu negócio online, conheça as soluções ue nós oferecemos para o seu negócio. Basta clicar no botão abaixo e falar com um de nossos consultores para saber como podemos ajudar você a alavancar o seu negócio.

 

nossos consultores 

Deixe um comentário