Brand Book: O que é e como fazer um manual para a sua marca

Você já ouviu falar em Brand book? Também conhecido como manual da marca, é um documento cuja importância vem crescendo no país e é uma boa ideia elaborar um para o seu negócio.

Sua elaboração é especialmente importante para o marketing da empresa, já que nele são identificados fatores positivos da marca e que ajudam a estabelecer uma conexão com o público e estabelecer uma boa imagem.

O objetivo de tudo isso é tornar a sua empresa rapidamente associável a qualquer material de comunicação criado. A associação dos valores à sua organização também é um efeito do brand book.

O brand book também é uma ferramenta muito importante no branding da empresa, ou seja, no estabelecimento da padronização da marca.

Nesse artigo, vamos falar sobre como você pode construir o manual da sua marca e padronizar todas as ações de marketing de acordo com atributos pré-estabelecidos pelo seu manual.

O que é o Brand Book?

Brand book é traduzido como manual da marca e consiste em um documento que se propõe a guiar todas as ações de marketing e estabelecimento de marca deum determinado negócio.

O brand book, ao contrário do que muitas pessoas pensam, vai muito além dos elementos visuais de uma marca, como o logo e as cores.

Na verdade, tudo aquilo que distingue uma marca em seu mercado deve fazer parte do brand book. O documento na prática materializa os conceitos abstratos de uma marca.

Compreende o brand book o tom de comunicação, valores, princípios, ideias e a missão do negócio.

Com um brand book você tem uma “bíblia” que regula toda a comunicação da empresa, assim como tudo o que envolve a aparência desta perante o mercado em que atua.

Do contrário, a empresa que não possui essa padronização permitida por um brand book, acaba por confundir o consumidor, ao se dirigir a ele de diversas maneiras e possuir vários tipos de materiais de comunicação e marketing diferentes.

Por isso, é muito importante criar e manter um manual de marca ou brand book em um negócio.

Elementos do Brand Book

Existem alguns elementos que são cruciais na elaboração de um Brand Book. Os itens mais comuns estão a seguir:

  • Cores: Tanto a paleta de cores, isto é a escolha das cores utilizadas, quanto a prioridade de cores.
  • Tipografia
  • Logotipo e seus detalhes
  • Padrão de layouts
  • Buyer Persona
  • História da empresa
  • Cultura da organização
  • Missão, visão e valores
  • Pilares com os quais a empresa é estabelecida
  • Código de conduta
  • Tom de voz na comunicação

Todos os colaboradores, antigos e novos devem receber e conhecer os documentos relativos ao manual da marca.

Não se esqueça de atualizar o seu brand book caso ocorra alguma mudança nas informações fundamentais da empresa.

Objetivos do Brand Book

Os seguintes objetivos são os mais importantes no estabelecimento de um brand book para uma empresa.

Consistência

Para uma comunicação uniforme e consistente, você precisa de um brand book. Ele ajuda os seus clientes a perceberem a seriedade e a padronização da comunicação da sua marca.

Humanização

Com a aproximação dos consumidores em relação às marcas, as empresas que possuírem um relacionamento com o consumidor mais humano tendem a se destacar mais facilmente.

Com o brand book, a sua marca consegue estabelecer os valores e elementos que dirigem a empresa, aumentando a proximidade com o cliente.

Relacionamento

Como já ficou claro, melhorar o relacionamento da empresa com seus stakeholders é muito importante.

Por isso, o brand book ajuda a tornar esses relacionamentos mais duradouros, ajudando a fidelizar consumidores.

Ter uma linguagem clara e padrão é interessante para que você consiga manter o nível de comunicação com os clientes em qualquer canal.

Vantagens do Brand Book

  1. Compatibilidade: Todas as comunicações serão compatíveis com a linguagem estabelecida pela empresa.
  2. Tempo: O Brand Book pode ser consultado a qualquer momento por qualquer colaborador, ajudando a disseminar mais rapidamente a cultura da empresa e a evitar desperdícios de tempo.
  3. Regras: Ter as regras da empresa explícitas no manual da marca evita que estas sejam desrespeitadas e facilita a compreensão delas pelos colaboradores.

Elaborando o seu Brand Book

Você já entendeu o que é e qual a importância de um brand book, certo? Vamos falar agora sobre como você pode criar o seu.

Os elementos a seguir representam os atributos que devem estar contidos em seu manual da marca, de acordo com a ideia de mercado da sua empresa.

Identidade visual

Esse é um dos componentes mais importantes do brand book. Todos os elementos visuais devem estar contidos nessa seção.

Um dos elementos mais importantes é o Logotipo. Em muitos manuais os vários componentes da identidade visual estão inseridos nessa parte, como as cores, significados, fonte, layouts, símbolos e mascotes.

Assim, você conseguirá um alinhamento e padronização da presença da sua empresa diante dos seus consumidores.

Tom de voz

Esse elemento se refere à linguagem que você utilizará ao se comunicar com os seus clientes. Essa linguagem é padrão e poderá ser aplicada a qualquer canal de comunicação.

Por natureza, você tem uma persona bem definida e deve usar a linguagem que essa persona espera. Dependendo da persona e do público-alvo, essa linguagem pode ser formal ou informal.

Em alguns casos, jargões e expressões da área também são comuns. Você também pode padronizar outros aspectos da comunicação, como os pronomes de tratamento ou qualquer outro item de conversação que seja relevante para o consumidor.

Institucional

Os elementos institucionais são os atribuídos à empresa, como a missão e os valores que uma empresa possui.

Dentro dos manuais é muito comum a presença da história da empresa. Isso é importante para que os novos colaboradores conheçam a empresa para a qual estão trabalhando.

Outros pontos importantes são:

  • Descrição
  • Histórico dos fundadores
  • Missão, visão e valores
  • Filosofia

Assim você poderá expor todo o pensamento que norteia a empresa.

Portfolio

Aqui ficam os produtos e serviços oferecidos pela empresa, de forma que os novos funcionários conheçam o mercado que você atua e as soluções que oferece.

Diferenciais

Nessa seção ficam explícitos os diferenciais competitivos da sua empresa em relação aos concorrentes.

A importância disso é que, conhecendo o que diferencia a sua companhia das outras, seus funcionários poderão compreender e repassar a informação, de modo a construir a sua imagem muito mais facilmente.

Conclusão

Nesse artigo você viu o que é um Brand Book, a sua importância e como elaborar o seu. A partir desse momento você já pode trabalhar no manual da sua marca.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco, ficaremos satisfeitos em ajudar. E, caso queira saber como a Gauss Marketing Digital pode ajudar a sua empresa a crescer na internet, clique no botão abaixo e fale com um de nossos consultores para conhecer as nossas soluções.

 

nossos consultores

Deixe um comentário