As 20 melhores plataformas de e-commerce para criar a sua loja virtual

Se você possui um negócio e pretende vender pela internet, saiba que a melhor opção é abrir a sua própria loja virtual.
Isso porque vender pela plataforma de terceiros, como o Mercado Livre, eBay e até mesmo o Enjoei, embutem custos que podem dificultar o desempenho das suas vendas.
Esses custos geralmente são debitados como porcentagem do valor de seus produtos e podem representar uma parcela importante dos seus lucros, se você decidir não repassar ao consumidor.
Esses custos extras podem não ser relevantes se você deseja vender casualmente ou apenas se livrar de coisas velhas. Mas, para quem deseja vender de forma profissional, como uma verdadeira loja, você pode acabar cobrando muito mais caro do que sua concorrência e assim perder mercado.
Porém, se você já procurou saber sobre como montar um e-commerce, deve saber que existem dois caminhos principais:
• Contratar os serviços de um profissional ou empresa especializados em construção e manutenção de lojas virtuais.
• Fazer todo o projeto por conta própria, selecionando a hospedagem, a plataforma e o tema.

O primeiro serviço tende a ser personalizado, porém, o custo também tende a ser muito maior. No caso da segunda alternativa, você precisará de saber qual plataforma é a melhor opção para você.
Esse é o objetivo desse post, onde falaremos das 20 melhores plataforms de e-commerce para você criar uma loja virtual.
Porém, antes de começar, vamos falar sobre o que você precisa saber antes de selecionar a melhor plataforma para você.
Como selecionar a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio

E-Book Grátis

Para que o processo de seleção e instalação de uma loja virtual seja bem sucedido, assim como o seu projeto de vendas pela internet, você precisará definir o que procura.
Sendo assim, selecionamos alguns critérios que podem fazer você escolher a loja certa para você de modo mais fácil, já que são muitas alternativas.
Compatibilidade e integração
Você não precisará somente de uma loja virtual para que o seu projeto seja bem sucedido. Você também precisará saber o que deve instalar na plataforma para tornar o projeto completo.
Algumas plataformas de e-commerce possuem compatibilidade com módulos externos que podem tornar a sua loja mais profissional. Alguns desse módulos podem ser:
• Módulo anti-fraude
• Módulos de pagamento
• Sistemas de chat e atendimento virtual
Se você precisar instalar qualquer um destes módulos, entre outros, precisará saber se a loja possui compatibilidade com estes. Embora, valha a pena incluir que, com relação aos meios de pagamentos, quase todas as plataformas tem integração com os principais módulos do mercado.
Experiência do usuário
Você deve estar atento à experiência do usuário com relação à sua loja. Isso porque os compradores na internet não querem perder tempo com uma plataforma lenta e com páginas pesadas.
Por isso, um cuidado especial com as imagens e o tempo de carregamento é necessário. Além disso, as plataformas devem ser responsivas, já que muitos consumidores acessam seus produtos via mobile e com telas reduzidas podem não conseguir realizar compras pelo telefone.
Por fim, há um problema muito comum em lojas iniciantes, a falta de organização dos produtos. Na prática, um consumidor deseja encontrar o seu produto o mais rápido possível, de forma que ele consiga comprá-lo rapidamente.
Porém, se a sua loja parece uma bagunça, seu cliente pode simplesmente não conseguir comprar o produto que deseja, abandonar o seu site e comprar de um concorrente.
E-commerce personalizado
Se você vai utilizar algumas das plataformas mais conhecidas e utilizadas da internet, deve saber que o layout básico dos temas dessas lojas pouco se diferencia.
Por isso, se você deeja se destacar dos seus concorrentes, deve considerar personalizar a sua loja de acordo com as suas necessidades.
Um tema gratuito pode ser bom para começar, mas tenha em mente que tornar a sua loja mais destacada em relação as outras exige um investimento em um tema mais personalizado.
Relatórios, indicadores de performance e métricas
Saber quais são as métricas e indicadores de performance é vital para o desempenho da seu e-commerce.
Principalmente porque quando você sabe mais sobre os seus visitantes, consegue traçar melhores estratégias de venda, o que será vital para o sucesso do seu projeto de e-commerce.
Uma plataforma que não ofereça nenhum tipo de relatório sobre esses dados pode prejudicar seu negócio.
Agora sim, você já sabe o que precisa selecionar para escolher sua plataforma de e-commerce, vamos a elas.
As 20 melhores plataformas de e-commerce do mercado

1. Magento
Uma das plataformas mais utilizadas pelo mundo, além de ser talvez a mais completa no segmento open source, ou seja, solução em código aberto.
Essa é uma plataforma gratuita que possui um elevado número de funcionalidades e suporte a diversos aplicativos externos.
Também oferece a possibilidade de personalização e gestão que poucas no mercado oferecem.
2. VTEX
Solução de lojas virtuais muito conhecida no mercado, utilizada por grandes empresas de sucesso, como Época Cosméticos e O Boticário.
Possui integração com múltiplas ERPs e modalidade de vendas multicanais, a partir de seus módulos de personalização.
3. Nuvemshop
Uma das líderes no mercado de lojas virtuais na América latina, a Nuvemshop é fácil de usar e muito robusta.
A Nuvemshop permite uma personalização grande, oferecendo mais de 40 opções diferentes de personalização de layouts, integração com o Google Analytics para a gestão das métricas do seu e-commerce e gestão simples.
Com ela você também pode se integrar com as principais opções de frete do mercado, assim como de meios de pagamento.
Para tornar a solução de e-commerce ainda mais completa, inclui inegração com ferramentas de marketing e vendas (Facebook Store e Instagram Shopping) e também aplicativo para a gestão da loja por meio de dispositivos móveis.
4. Site 123
Apesar de não ser uma ferramenta exclusiva para lojas virtuais, oferecendo soluções para diversos tipos diferentes de sites, o Site 123 oferece a chance de você literalmente construir o seu site em 3 simples passos.
Por ser um processo de criação e personalização totalmente intuitivo, é uma boa opção para quem não deseja ter muito trabalho na criação de sua loja.
5. WooCommerce
O Woocommerce é um plugin para o WordPress que permite transformar um blog em um e-commerce.
Esse plugin é muito utilizado por blogueiros e influenciadores digitais, que também utilizam o WordPress e através deste plugin torna mais fácil a venda de artigos online.
6. Wix
Assim como o Site 123, o Wix não é uma plataforma focada na criação de lojas virtuais. Portanto, não espere o mesmo tipo de solução que o Magento por exemplo.
Porém, por ser fácil de criar e manter e ótimo para quem deseja ter menos trabalho na construção do seu projeto, essa também é uma boa opção para você.
7. Tray
Uma das empresas mais experientes no mercado, estando há mais de 15 oferecendo os seus serviços, a Tray também possui uma das mais completas soluções do mercado.
A Tray oferece em um só lugar todos os tipos de ferramentas que você precisa para o seu negócio dar certo. Desde e-mail marketing, soluções de frete, certificados de segurança e até o seu próprio aplicativo para dispositivos móveis.
Seus planos podem servir tanto a pequenas quanto grandes empresas e pode ser integrada ao sistema de marketplace de grandes varejistas, trazendo, além de novos negócios, mais uma frente de vendas.
8. Linx
Outra das mais populares e conhecidas soluções do mercado, a Linx é uma das mais utilizadas no país, com mais de 50 mil clientes.
Uma das vantagens da Linx é o plano personalizado de acordo com as necessidades do cliente, permitindo maior flexibilidade no custo da solução.
Além de não cobrar taxas adicionais pelas vendas, a Linx também permite a integração com diversos softwares de ERP e também permite a integração com sistemas de marketplace e no MercadoLivre.
Você também tem acesso a uma ampla gama de personalizações para o seu e-commerce, além de um forte motor de busca que é capaz de pesquisar os produtos mesmo escritos com alguns erros. Também é amigável ao usuário reduzindo o tempo que um potencial cliente leva para encontrar o seu produto.
9. Betalabs
Uma solução que possui três módulos: Plataforma de e-commerce, Cclube de assinaturas e ERP. Dessa forma, ela pode unificar as tarefas de uma empresa online em um só lugar, conferindo mais comodidade para você.
Há duas opções para a contratação da plataforma, o plano Pro, que inclui todos os serviços já citados e o Enterprise, que inclui também o desenvolvimento de aplicações sob demanda para os clientes.
Entre os clientes da solução estão grandes empresas com a Faber-Castell e a Bayer e também Startups como a Caixa Oculta e a The Gin Flavors.
10. Shopify
Solução de e-commerce muito popular, o Shopify é muito famoso pela disponibilidade de modelos e pela acessibilidade de sua plataforma.
Com o Shopify, você pode lnçar a sua loja muito rápido, já que todo o processo foi criado para ser simples e interativo.
A partir do Shopify, você também pode criar lojas com design responsivo, próprias para as telas de dispositivos móveis, assim como instalar o Pixel do Facebook, em suas páginas, tornando mais fáceis as ações segmentadas de marketing da sua empresa.
O Shopify funciona por assinatura, mas também conta com um período de testes gratuito.
11. BoxLoja
A BoxLoja também oferece um teste gratuito de 15 dias para experimentar a plataforma e ter acesso às suas funcionalidades.
Também é uma plataforma responsiva, oferecendo flexibilidade para acessos via Desktop e também dispositivos móveis e conta com ferrmentas de e-mail marketing, programas de fidelidade e download de conteúdo.
12. Loja Integrada
Também é uma excelente opção de loja virtual, oferecendo integração com plataformas de cobrança, frete, atendimento e té mesmo softwares de gestão.
Funciona a partir de planos, no qual você deve escolher o que melhor atenderá ao seu negócio.
13. PrestaShop
É uma plataforma dedicada de grande usabilidade. Possui também um visual com aspecto moderno e possui muitas funcionalidades e capacidade de integração.
Para contratar um serviço mais completo, porém mais complexo, levando mais tempo para desenvolver a sua solução de loja virtual, a PrestaShop é para você.
14. OpenCart
Um sistema de loja virtual leve e simples, fácil de usar e navegar. É gratuito e possui vários temas disponíveis.
Seu painel de controle, além de intuitivo e fácil de usar também permite a integração com diversos módulos, facilitando o trabalho de gerenciar o seu negócio. Na prática a OpenCart é uma das soluções mais simples de usar.
15. WebNode
Uma das plataformas de maior qualidade disponível, a WebNode possui um time dedicado ao mercado brasileiro, o que facilita a adoção da solução para o seu e-commerce.
Assim como o Wix e o Site 123, é uma plataforma de criação de sites, o que permite criar diversos tipos de sites diferentes, entre eles o de lojas virtuais rapidamente.
A plataforma é indicada para qualquer nível de conhecimento, por ser prática e intuitiva, além de contar com alguns recursos e ferramentas profissionais.
16. CartX
Uma solução que permite a venda fácil de produtos na internet. Entre os diferenciais oferecidos que podem aumentar a rentabilidade do seu negócio estão: checkout transparente de 1 página, que permite ao usuário fechar a compra do seu pedido rapidamente, a oferta de produtos e serviços adicionais no momento da compra, aumentando a chance de aumentar as suas vendas e upsell de 1 clique.
Além de tudo isso, também é uma plataforma amigável para quem está iniciando. Apesar de oferecer planos com pagamento mensal, a empresa também oferece um plano com mensalidade ZERO, em que você paga uma comissão em porcentagem das vendas.
Quando o seu negócio começar a crescer, porém, você também pode contar com os planos mais robustos da empresa para suportar o crescimento do seu negócio.
17. JumpSeller
Uma solução que te dá acesso a múltiplos canais de venda online, incluindo, além da sua loja virtual, Facebook, Google e Instagram Shopping.
Com uma plataforma completa, além de oferecer múltiplas alternativas de personalização, também oferece integração com diversos meios de pagamento e envio de produtos.
Entre os seus diferenciais está o teste gratuito por 14 dias e a não cobrança de comissões pelas vendas. A JumpSeller também te permite cadastrar produtos ilimitados desde o plano básico.
18. WoBiz
Com uma equipe dedicada, a WoBiz te ajuda a colocar o seu e-commerce online e te ajudar a vender mais rápido.
Quanto ao design você tem a opção de criar por conta própria ou deixar a equipe da empresa fazer o serviço por você.
Também oferecem ferramentas de marketing para te auxiliar a atingir o seu mercado consumidor de forma mais eficiente.
19. Bagy
Plataforma de e-commerce que permite que você comece a vender a partir de canais online de forma muito simples e também a partir do seu próprio smartphone.
A partir de um aplicativo mobile disponível para dispositivos iOS e Android, você consegue gerenciar toda a sua loja, seja no cadastro de produtos, a montagem da loja, processo de vendas e etc.
Se você busca a comodidade de poder gerenciar o seu negócio da palma de sua mão, essa é uma boa opção.
20. Weebly
Através do Weebly você pode criar o seu e-commerce personalizado, através de templates responsivos e profissionais.
Eles oferecem uma plataforma completa, com um painel simples e fácil de usar, facilitando a gestão de sua loja, assim como o controle de todos os pormenores da operação.
A Weebly também oferece um aplicativo para dispositivos mobile para que, de qualquer lugar do mundo, você possa acompanhar o desenvolvimento e o desempenho da sua loja.

Agora se você tiver qualquer dificuldade em criar sua loja, ou mesmo torna-la uma maquina de vendas, consulte sem compromisso um de Nossos Consultores, sempre teremos uma boa solução para ajudar.

Deixe um comentário