Anunciar no Youtube: um guia passo-a-passo

O youtube é uma plataforma com um enorme potencial para publicidade. Nesse artigo vamos falar sobre o que você precisa saber para anunciar com sucesso no Youtube.

As vantagens de anunciar no Youtube

Existem inúmeras vantagens e motivos para você anunciar no Youtube. A mais importante delas é a presença de bilhões de usuários que a plataforma possui.

Esses bilhões de pessoas possuem interesses muito variados e visualizam cerca de 1 bilhão de horas de vídeos diários.

Além disso, segundo uma pesquisa feita nos EUA, mais de 80% dos jovens entre 15 e 25 anos são usuários do Youtube.

Isso acontece principalmente por conta da criação de conteúdos segmentados por interesse produzidos por influenciadores.

Por conta do grande público, vários canais de diferentes nichos estão presentes na plataforma, aumentando a atratividade para quem deseja anunciar.

A dimensão dos números do Youtube

Muito além do número de usuários, o Youtube se tornou uma plataforma que reúne pessoas em busca de conteúdos muito variados, desde notícias e receitas a humor e espiritualidade.

Atualmente, o Youtube é o segundo maior buscador do mundo, atrás apenas do Google e é o segundo site mais acessado do mundo, também atrás do Google.

Sendo uma fonte inesgotável de conteúdos, o Youtube é uma das plataformas mais importantes do mundo hoje.

Para aumentar ainda mais o resultado da plataforma, o Google também indexa em posição privilegiada os vídeos do Youtube nas pesquisas, facilitando o direcionamento de tráfego à plataforma e aumentando a visualização de anúncios.

O crescimento dos vídeos

Segundo projeção feita pela empresa americana Cisco, até o fim desse ano, cerca de 82% de todo o tráfego da internet será usado em vídeos.

Isso significa que plataformas como o Youtube se tornarão cada vez mais relevantes e isso significa que os anúncios na plataforma se tornarão cada vez mais importantes para o desempenho de um negócio na internet.

O Youtube também tem uma grande taxa de visualizações em dispositivos menores, como smartphones.

O crescimento do tráfego mobile e a redução do tráfego via desktops significa que um anúncio no Youtube pode atingir usuários em movimento, em qualquer lugar do mundo.

O Youtube é a nova TV

Não foi somente o tráfego via smartphones que vêm crescendo. Nos últimos dois anos, e também graças aos efeitos da pandemia, houve um crescimento muito grande em acessos ao Youtube por meio de Smart TVs.

Só no Brasil, mais de 40 milhões de pessoas assistem o Youtube através das suas Smart TVs. Isso significa que os antigos anúncios comerciais na TV estão sendo substituídos pelos anúncios no Youtube.

Aumento das conversões

O crescimento de alguns canais no Youtube elevou uma categoria de pessoas à capacidade de influenciar a decisão de milhões de seguidores.

Isso significa que as recomendações de um influenciador digital podem aumentar o desempenho das vendas de um negócio.

Por isso, podemos concluir que o Youtube tem se tornado uma plataforma determinante na decisão de compra por parte dos usuários.

Formatos mais comuns de anúncios no Youtube

Existem 6 formatos de anúncios diferentes no Youtube, cada um apresenta características e vantagens próprias.

1. Anúncios puláveis

Os vídeos puláveis talvez sejam o formato mais conhecido e utilizado de anúncio na plataforma. Podem ser exibidos em estágios diferentes do vídeo.

São chamados de vídeos puláveis porque um usuário pode pular depois de 5 segundos, caso não deseje ver ou não se interesse pelo anúncio.

Várias empresas usam esse formato com finalidades diferentes, para gerar leads, tráfego, aumentar as vendas, aumentar o reconhecimento ou alcance de uma marca ou a conscientização de um produto.

Você pode escolher a forma que deseja pagar pelos resultados. Uma das opções é o CPV (Custo por Visualização), em que o anunciante paga quando alguém vê pelo menos 30 segundos do anúncios, ou sua totalidade, caso ele seja menor.

Outra opção é maximizar as conversões, pagando de acordo com as impressões. Assim, você deverá escolher o CPM (Custo por Mil) e CPA (Custo por aquisição) que deseja pagar.

2. Anúncios não puláveis

Esse formato é muito semelhante ao anterior, a diferença é que os usuários não podem pulá-los. Também podem ser exibidos em diferentes momentos de um vídeo.

O formato é interessante para aumentar o alcance e o reconhecimento de uma marca, com uma duração de 15 segundos e pagamento por impressões, de acordo com o COM escolhido.

3. Bumper Ads

Esses anúncios também não são puláveis, ou seja, o espectador será obrigado a assisti-los. A maior diferença, no entanto, é a duração máxima de 6 segundos.

Por isso, caso deseje usar esse formato, sua mensagem deverá ser simples, rápida e objetiva, além de cativante e memorável.

4. Masthead

Esse é um formato interessante, exibido na parte superior da página inicial do Youtube. Essa é uma posição de destaque, já que seu anúncio estaria disponível para ser visualizado pelos milhões de usuários que acessam o Youtube diariamente no Brasil.

Muito usado para gerar reconhecimento ou alcançar um público de grande amplitude em um curto espaço de tempo.

Esse formato, porém, não é tão acessível, já que você precisará reservar o espaço na plataforma entrando em contato com um representante de vendas do Google.

Outro ponto importante é que o vídeo é exibido automaticamente sem áudio para os usuários, que podem decidir ouvir o vídeo ou não. Por isso, você deve produzir um conteúdo capaz de passar uma mensagem mesmo sem o áudio.

5. Anúncios de vídeo Discovery

Esse tipo de anúncio foi idealizado para a consideração da marca e do produto, ao promover o seu conteúdo para várias pessoas.

Para isso, eles são posicionados estrategicamente em pontos de descoberta da plataforma, como a página inicial do Youtube, resultados de pesquisa e vídeos relacionados.

Curiosamente, o anunciante paga pelo anúncio somente quando o usuário decide clicar para visualizar o anúncio.

6. Anúncios out-stream

Outro formato capaz de aumentar o alcance da sua marca a outros usuários, os anúncios out-stream são exibidos apena em dispositivos móveis e fora do Youtube.

Nesse caso, os vídeos serão exibidos em sites parceiros do Google. Em sites, os anúncios são exibidos como banners, em aplicativos, existem vários formatos diferentes.

Esses anúncios são reproduzidos automaticamente, também com áudio desligado. Portanto, a mesma regra dos vídeos Masthead vale para estes.

O custo dos vídeos é calculado por milhar de impressões visíveis. É considerada uma impressão visível quando um anúncio é visto por 2 segundos ou mais.

Como anunciar no Youtube

Agora que você já conhece os formatos de anúncios possíveis e todos os motivos para que você anuncie no Youtube, está na hora de aprender a anunciar na plataforma.

1.  Faça o login no site do Google Ads

O primeiro passo que você deve fazer é o login na sua conta do Google Ads, para ter acesso aos anúncios no Youtube.

2. Crie uma nova campanha

Clicando no botão azul com sinal “+” e depois em nova campanha, você estará adicionando uma nova campanha no painel do Google Ads.

3. Selecione o objetivo do seu anúncio

Você poderá escolher entre os vários objetivos disponíveis para a sua campanha. Alguns deles, como “promoções de app” e “visita a lojas e locais de produção” não estão disponíveis para anúncios no Youtube.

Se você quer fazer anúncios de visualização, o objetivo da campanha precisa ter acesso à Rede de Display do Google.

Caso seus anúncios sejam de sobreposição, ignoráveis, não ignoráveis, breves ou cartões patrocinados, os objetivos devem dar acesso a vídeos.

4. Selecione onde deseja exibir seu anúncio no Youtube

Quando você clica em um objetivo, você deverá selecionar o tipo de campanha. Nesse caso, como queremos vídeo para o Youtube, selecionamos “vídeo”.

Importante: caso não esteja disponível a opção “vídeo”, significa que essa opção não permite anúncios no Youtube.

5. Escolha o tipo de anúncio desejado

Você poderá escolher entre os tipos de anúncio que falamos nesse artigo. Escolha o que você achar melhor e clique em “continuar”.

6. Configurações da campanha

Nomeie a sua campanha de forma que lembre seu objetivo quando for acompanhar o desempenho.

Selecione, então, a estratégia de lances, como irá pagar pelos anúncios. Por fim, defina o início e o fim da exibição do anúncio, orçamento, as redes que o anúncio estará disponível e dados geográficos (Países e idiomas disponíveis).

7. Selecione as características do grupo de anúncios

Nesse passo você vai definir as configurações de público. Selecione os dados demográficos do público que deseja atingir, como idade, gênero e renda.

Continue então, a segmentar com os interesses do seu público, os temas e canais em que o anúncio será exibido.

E, por fim, escolha o lance desejado para o grupo de anúncios.

8. Upload do anúncio

Nesse último passo, você deverá fazer o upload do anúncio para o Youtube. E, antes de publicar a campanha, não se esqueça de adicionar links, CTAs e informações necessárias para o sucesso da campanha.

Conclusão

Nesse artigo você viu a importância e os motivos para você anunciar no Youtube. Por ser uma plataforma gigantesca e com um potencial ainda enorme, você não pode ignorar a oportunidade.

Caso deseje, pode contar com a orientação de profissionais qualificados na criação de campanhas publicitárias de alto retorno.

Aqui na Gauss Marketing Digital, auxiliamos a sua empresa a crescer usando estratégias de marketing eficientes e de alta performance. Clicando no link abaixo, você poderá conhecer as nossas soluções com um de nossos consultores.

nossos consultores

Deixe um comentário