9 dicas para a sua loja online BOMBAR

Se você tem um negócio online e deseja ter um crescimento muito maior das suas vendas, tenha certeza de usar as dicas que ensinaremos nesse post que podem fazer o seu negócio bombar!

Busca por mais conhecimento

Não é difícil encontrar múltiplos artigos falando de como você pode transformar o seu negócio online e torná-lo ainda maior a partir do seu momento atual.
Não leve a mal, algumas dicas realmente funcionam, mas cada negócio tem sua particularidade e, portanto, não é todo tipo de dica que será útil para todas as pessoas.
Por isso, nesse artigo vamos assumir que você já possui uma loja online e que consegue vender com alguma frequência. Se você não possui uma loja online ou não vende com frequência, nossas dicas serão adaptáveis, porém, o seu caso pode necessitar de um acompanhamento diferente.
Na verdade, a essência de um comércio é a venda, isso significa que esse deve ser o seu objetivo de negócio. Mas isso não significa que a sua preocupação seja exclusivamente essa. Por isso, antes das nossas dicas precisamos esclarecer algumas coisas.
O seu tempo é valioso e escasso, por isso você deve se concentrar em questões que possam alavancar as suas vendas. Descobrir o que pode fazer para melhorar o seu negócio, algo que já está fazendo ao ler esse artigo.
Outra coisa que você precisa ter em mente é o seu planejamento. Não seja rigoroso demais consigo mesmo ou seu negócio. Se você criou um plano escrito e detalhado do seu negócio, saiba que ele nunca vai acontecer à risca, sempre haverá desvios de rota e você deverá estar preparado para problemas.
Se você não tem planejamento e criou seu negócio assim mesmo saiba que você vai precisar se adaptar a muitas circunstâncias.
Por fim, um outro ponto que também gera discussões, a plataforma de e-commerce escolhida. Entenda que a plataforma nunca é responsável pelo seu sucesso, ao contrário, você é o responsável pelo sucesso da plataforma.
Apesar de alguns modelos possuirem algumas funcionalidades que ajudam na administração do seu negócio, entenda que a venda em si depende muito pouco dessas funcionalidades. Ok, vamos às dicas.

Dicas para fazer sua loja online bombar

O fenômeno das vendas online não é novo, pelo contrário, no início dos anos 2000, já se considerava a possibilidade da migração de todos os negócios para o ambiente virtual. Ainda não chegamos a esse ponto, porém, a empresa que não possui qualquer tipo de presença virtual está fadada ao fracasso.

Apesar disso, a mera presença online não garante qualquer tipo de sucesso sem a necessária determinação e comprometimento. Essas dicas dependem de uma contínua dedicação para fazer a sua loja crescer, nada de piloto automático.

E-Book Grátis

1. Mentalidade de vendas

O seu mindset utilizado na hora das vendas é crucial para o sucesso do seu negócio. Muitas vezes, aqueles que apenas estão preocupados em vender e desovar seus próprios estoques tendem a perder muito mercado com o tempo.

Tudo isso por conta de uma coisa simples: o descaso com o cliente. Se você vê o seu cliente como uma carteira ambulante, que serve apenas para comprar o seu produto, você está fazendo errado.

Tente perceber os erros em seu processo de vendas, de forma a ajudar o seu cliente. Cada dificuldade pela qual o seu cliente passa durante o processo de compra é uma barreira tentando convencê-lo a não comprar o produto com você.

Portanto, saber como reduzir a taxa de carrinhos abandonados, por exemplo, é uma forma de aumentar as suas vendas. Saber o que os seus clientes precisam entender sobre os produtos que você vende e estar sempre atento a reclamações e sugestões são formas de facilitar o processo de vendas e aumentar a eficiência de sua loja.

2. Busque se conectar com seu cliente em qualquer canal

Outra dica que você pode, e deve seguir é, buscar se conectar com o seu cliente em qualquer canal que ele esteja presente. O Whatsapp, é uma ferramenta que tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e isso significa que você deve estar presente com o seu atendimento nessa plataforma.

Algumas pessoas relatam boas e más experiências (principalmente as más) nas redes sociais e isso pode manchar de forma muito grande a imagem de qualquer empresa. Por isso, estar presente em várias redes sociais pode ser importante para reagir a essas situações.

A opinião de seus clientes pode convencer outras pessoas a comprar seus produtos de você. Por exemplo, se você possui comentários positivos de clientes em um produto esse tem mais chances de ser vendido do que outro sem opiniões. Isso faz parte dos novos hábitos de compras online.

3. Entenda o seu público alvo

Um erro muito comum em negócios virtuais é começar a vender sem compreender quem realmente é o seu público. Isso é um erro porque, sem antecipar qual é o comportamento do público, você pode não conseguir oferecer a melhor experiência possível.
Entender quais são as necessidades do seu público é vital para ter mais sucesso, já que certos públicos requerem diferentes tipos de esforços de vendas.

Algumas perguntas podem facilitar o seu processo de vendas como:

• Quem é o seu cliente?
• De onde ele veio?
• Como conheceu a sua loja?
• Quais proutos o interessam?
• Qual foi a experiência de compra dele?
• O que você pode fazer para melhorar?
• Quanto ele recomendaria o seu negócio a outro?

Existem muitas informações que você pode descobrir sobre o seu cliente e que podem te ajudar a melhorar a sua taxa de conversão e fazer a sua loja online bombar.
As vezes, em uma pesquisa com clientes, você pode descobrir problemas comuns que podem ser solucionados e assim, resolver o problema de muitas pessoas.
Além disso, mostrar que você se importa é bom para a sua imagem. Por isso, esteja sempre aberto a qualquer sugestão que possa melhorar o seu desempenho.
Clique aqui para ver o material gratuito que preparamos para você sobre comportamente de compra dos seus consumidores. Isso pode mudar o rumo do seu negócio.

4. Verifique a sua linguagem e conteúdo

Visando se identificar de forma mais completa com o seu público, pode ser necessário adaptar a sua linguagem à de sua audiência.
Por isso, esteja sempre atento ao seu público, já que uma linguagem rebuscada ou impregnada por termos técnicos ou jargões de mercado pode afastar ou confundir o público comum.

Da mesma forma, se o seu público é segmentado por um tipo de atividade mais formal, a sua linguagem deve ser direcionada para esse público, que pode compreender melhor os termos utilizados no meio.

Quanto ao seu conteúdo, a sua atenção deve ser a mesma. Evite erros de português, de concordância, coerência, ou o pior deles, ambiguidade.

Se você tem um blog onde busca se conectar com a sua audiência, divulgar novidades, etc, tenha em mente que pode ser necessário ajustar a sua linguagem, como dissemos acima, assim como a descrição dos seus produtos.

Alguns clientes preferem descrições detalhadas, mas apesar de textos serem muito interessantes, inclua imagens de forma que possa se conectar de forma mais poderosa com aqueles que não querem apenas ler, isso estimula a mente do seu cliente e pode convencê-lo a comprar.

5. Mostre a sua preocupação com a segurança dos clientes

Existem diversas formas de aumentar a segurança de uma loja e vários selos disponíveis comprovando as suas preocupações com a segurança dos clientes e seus dados.
Mas não apenas contrate serviços que demonstrem a sua preocupação, faça questão que o seu cliente saiba que a sua loja tem mecanismos de segurança.
Essa sua preocupação não só será bem vista pelo cliente, mas apreciada e vai adicionar um “ponto” a mais para a sua loja na mente do cliente. Afinal não é qualquer loja que faz a mesma coisa.

Como você tende a lidar com muitas informações sensíveis e valiosas, o seu investimento em segurança não deve ser negligenciado.
Por fim, alguns selos tem maior reconhecimento do público do que outros, portanto, saiba que algumas soluções podem ter melhor desempenho.

6. Não se esqueça dos dispositivos móveis

Ter uma loja que funciona apenas em computadores desktop é um erro, isso porque hoje em dia, uma parte cada vez maior do tráfego é feita utilizando dispositivos móveis, o que impediria a sua loja de receber valioso tráfego. E tráfego certamente pode significar novas vendas.
Você também deve entender que o Google, maior mecanismo de busca do mundo tem punido sites que não possuem versão mobile, o que é mais uma fonte de preocupação para o seu negócio.

A solução: você pode ter um site feito exclusivamente para dispositivos móveis ou ter um tema responsivo para a sua loja. Esse tipo de tema se adapta a todas as telas, independente do aparelho.
Assim, você deve ganhar tráfego e poderá adicionar mais uma forma de atingir a sua audiência, com a crescente migração do tráfego para dispositivos móveis.

7. As redes sociais como instrumentos de venda

Em outros post falamos sobre como usar o Instagram para vendas, mas saiba que várias redes sociais já estão permitindo formas de vender pelos seus sites.
Facebook e Google, além do Instagram já possuem algum tipo de sistema de vendas online. Essas são alternativas que você pode usar para se conectar com a sua audiência.

Se você já possui seguidores em suas páginas pode fazer promoções específicas voltadas a esse público de forma que atinja essas pessoas e consiga aumentar as suas vendas nesses canais também.

A vantagem das redes sociais é que você pode programar campanhas amplas e com um potencial de divulgação enorme com um investimento que não é muito alto, principalmente se comparado à publicidade tradicional.

Aqui na Gauss nós auxiliamos empresas que desejam programar e lançar campanhas de marketing em redes sociais. Acompanhamos o processo e fazemos todo o gerenciamento para você somente se preocupar com as vendas.

Campanhas de marketing de conteúdo também podem ser aplicadas com amplo sucesso nas redes sociais e podem qualificar a sua audiência tornado seu público mais propenso a comprar seus produtos.

Esteja sempre atento que as redes sociais abrem caminho para interações com seus potenciais clientes e os clientes já existentes, sendo uma via de mão dupla onde você receberá feedback dos clientes pelas experieências com a sua empresa. Logo esteja preparado.

8. Sites de Marketplace

Uma estratégia que tem se tornado cada vez mais popular é o marketplace. Esses sites permitem que lojas outrora desconhecidas possam oferecer seus produtos em pé de igualdade com lojas maiores.

Essa é uma boa forma de ter uma exposição adicional e conquistar novos clientes. Além disso, alguns custos, como marketing e custos operacionais são assumidos pela plataforma.

Porém, você deve ter mente que esses sites cobram comissões sobre as vendas e isso pode comprometer a sua margem de lucro.

9. Faça promoções e procure parcerias.

Como falamos no tópico sobre redes sociais, você deve buscar se conectar com o seu público, isso pode ser feito de várias formas diferentes.
Mas, uma forma muito comum de chamar atenção é por meio de promoções ou concursos. Isso engaja a audiência e chama atenção para os seus produtos e para a sua marca.

No caso das promoções, você pode fornecer um cupom para que os seus seguidores comprem seus produtos com desconto ou publicar um link com desconto. Você pode atingir um bom nível de compartilhamentos das promoções e assim atingir ainda mais gente por essa estratégia.

Você ainda pode conseguir um benefício colateral através de uma promoção, a depender da experiência do usuário, este pode se tornar um cliente assíduo do seu negócio. Inclusive, o fato dele conhecer a sua marca já é um grande benefício dessa estratégia.

Com relação à parcerias, você pode buscar outras empresas ou pessoas que possam agregar valor ao seu público, como oferecer promoções conjuntas, ações de marketing sincronizadas e etc.

Você também pode buscar ajuda de influenciadores digitais para a promoção de seus produtos ou campanhas, como sorteios e concursos de forma a alavancar a conscientização sobre a sua marca.

BÔNUS: Procure sempre melhorar

Se você chegou até aqui parabéns! E, para comemorar, vamos lhe dar mais uma dica valiosíssima: Nunca deixe de melhorar.
Isso porque os mercados estão em constante mutação, oferecendo e exigindo cada vez mais inovações e novidades e acompanhar essas mudanças pode ser muito benéfico para a sua empresa, assim como não acompanhá-las pode significar a morte do seu negócio.

Os hábitos de consumo também estão em constante mutação. O que é popular entre os consumidores hoje não será mais amanhã e as coisas podem mudar literalmente do dia para a noite.

As regras do jogo também continuam a mudar. Novas ameaças e novas oportunidades estão à espreita daqueles que estão no mercado e a forma como você reage dita a maneira que a sua empresa irá enfrentar essas mudanças.

Só porque algo funciona hoje não quer dizer que continuará funcionando, o que deve permanecer é a essência do seu negócio, da sua ideia, qualquer outra coisa pode ser modificada conforme for necessário.

Nós, na Gauss Marketing Digital oferecemos aos nossos clientes a oportunidade de se tornarem mais conhecidos e prosperarem através de diversas estratégias de marketing digital. Se você deseja conhecer mais sobre os nossos serviços e como a sua empresa pode crescer muito com a nossa ajuda, clique no link abaixo e entre em contato com os nossos consultores.

Deixe um comentário