8 passo de como criar audiência para o seu site ou blog (parte 7)

8 passo de como criar audiência para o seu site ou blog (parte 7)

 

Concluindo a série sobre criação de audiência, vamos seguir com os passos para criar e aumentar a audiência do seu site ou blog.

No post anterior falamos sobre o sétimo passo e seguiremos nesse post com o oitavo e último passo. Esse post é de uma série que trata sobre transformar o seu blog em um blog de sucesso, combinando tráfego, audiência e usando tudo isso para conseguir aumentar as suas vendas. Apesar de estarmos tratando do artigo com um projeto de um blog, grande parte das dicas citadas nessa série também podem ser aplicadas em projetos de outras plataformas, como Youtube por exemplo.

8ª Passo: A audiência

Se você estiver seguindo cada uma das dicas como passos para ter um blog ou um site bem sucedido, essa última dica concluirá o processo de criação de audiência.

Alguns componentes são bastante importantes na construção de audiência, já que o que você deseja é atingir esses leitores com mais conteúdo e permitir que se construa a sua autoridade no meio que você escolheu.

Lista de e-mails

Para começar, uma lista de e-mails é muito importante. Com uma lista de e-mails você pode avisar os seus leitores quando há artigos novos em seu blog, enviar presentes e iscas, e vender algum produto o qual você seja um afiliado.

Para criar a lista de e-mails você pode começar utilizando algum formato de conteúdo como isca. Um guia em PDF, uma palestra, webinario, ou qualquer outro tipo de conteúdo que tratamos antes e que possa ser utilizado como isca digital.

As iscas digitais são peças de conteúdo que você compila com o interesse de oferecer gratuitamente aos seus visitantes em troca de seu endereço de e-mail. Isso ajuda a construir a sua lista de e-mails com pessoas interessadas no conteúdo do seu site.

Conteúdo dos e-mails

Com os e-mails coletados você pode então começar a enviar e-mails visando construir um relacionamento. Comece se apresentando, falando sobre você, como uma conversa entre amigos.

Uma história é sempre bem vinda. Tente contar alguma história de sua relação com o nicho que você está inserido, isso ajuda a aumentar a conexão entre você e o seu cliente.

Venda. Sempre tenha em mente que o objetivo da construção da lista de e-mails é vender. Porém, você não deve começar oferecendo os seus produtos, evite no início falar sobre vendas. Comece devagar e vá criando uma relação com o seu potencial cliente para então recomendar algum dos seus produtos a ele.

Presença social

Estamos na era das redes sociais e isso significa que estar presente nas redes sociais é vital para qualquer negócio nos tempos atuais. Por isso, certifique-se de manter uma forte presença nas redes sociais.

Um site ou um blog é uma ótima maneira de começar. Funcionando como uma vitrine sua e de seus conteúdos, você pode manter um relacionamento com os seus visitantes e recomendar que o sigam nas redes sociais.

Canais do Youtube e perfis em redes sociais são excelentes maneiras de diversificar a audiência que você está construindo, já que muitas pessoas preferem algumas redes sociais e você pode atender muitas delas estando presente.

Procure estar sempre presente, com conteúdos, recomendações, etc. Não deixe os seus clientes esquecerem-se de você, quem é visto é sempre lembrado.

Conteúdo áudio-visual

Existem vários tipos de conteúdo que você pode oferecer aos seus visitantes. Por isso é muito bom que você varie o conteúdo que oferece. Porém, você não precisa necessariamente fazer todos os tipos de conteúdo existentes ou recomendados.

Busque variar o conteúdo para atingir audiências diferentes. Por exemplo, algumas pessoas gostam de ouvir podcasts quando estão em algum tipo de momento ocioso, como em uma fila de banco ou de supermercado ou no trânsito. Oferecer uma versão de seus artigos e conteúdos em áudio é uma excelente maneira de capturar essa audiência.

Outras pessoas preferem a leitura convencional. Isso significa que você atinge essas pessoas com textos interessantes e de qualidade. Inclua figuras ou vídeos que possam basear o seu artigo.

Algumas pessoas não gostam de ler. Pessoas que não gostam, não tem o hábito ou não sabem ler muito bem costumam ignorar textos longos. Para esses um vídeo pode ser mais interessante, apresentado todo o conteúdo de uma forma mais interativa.

Logo, há muitas audiências diferentes no segmento que você escolher e isso pode significar que a variação de conteúdos pode tornar muito maior a audiência que você possui. Portanto, busque a variação de conteúdo para aumentar e atingir novas audiência e ter muito mais resultado.

Conteúdo personalizado

São conteúdos muito mais pessoais, envolvendo você e a sua percepção ou opinião no nicho que você escolheu.

Tornar o seu projeto mais pessoal pode favorecer a conexão com a audiência. Foge do padrão e torna você uma pessoa realmente tangível, alguém que pode ser percebido.

Muitos blogs possuem conteúdo totalmente impessoal, seja por desinteresse de seus donos em criar um projeto verdadeiramente identificado com a audiência ou por algum impedimento. Porém, conectar-se com a audiência é o principal quando se trata de comunicação com o público.

Fazer vídeos em que você aparece é uma forma muito interessante de criar uma conexão pessoal com a audiência. Contar histórias é outra forma de engajar as pessoas com o que você comunica.

Inserir em seu site fotos suas, ou de sua autoria também é uma forma de personalizar o seu projeto. Esse toque pessoal é uma característica que distingue muitos projetos de blog bem sucedidos de outros que não tem uma identidade com o público.

Manter grupos de contato e conversa

Grupos no Facebook e no Whatsapp são outras formas de conectar-se com a sua audiência e que podem ser extremamente bem sucedidos se geridos de maneira adequada.

Há uma infinidade de grupos e pessoas que se engajam em grupos de diversos assuntos. Isso significa que a audiência já está lá, pronta para ouvir a sua mensagem.

No caso do Whatsapp tenha atenção a quantidade de pessoas e a dificuldade para moderar esses grupos.

No caso do Facebook, há diversas possibilidades de conexão com os seus inscritos, incluindo a possibilidade de criar lives, compartilhar conteúdo e fazer postagens para a sua audiência.

Crie um produto próprio

Esse é o último e mais importante passo, que abordaremos no próximo post. A criação de um produto próprio envolve muita coisa, mas o principal delas é que torna você um especialista na área que você escolheu.

Você passa a ter autoridade que te transforma em alguém cuja opinião pode formar a opinião de outras pessoas. Nesse ponto, a lucratividade do seu negocio tende a ser muito maior.

Então é isso. Acabaram-se as oito dicas ou passos para criar audiência. No próximo post continuaremos a falar sobre a criação do seu produto. Até lá.

 

Se ainda tem d[uvidas de como ganhar dinheiro na internet, fale com um dos nossos consultores , sem compromisso, eles vão adorar ajuda-lo.

nossos consultores

Deixe um comentário